Português (Brasil)

Sec. de Desenvolvimento Social oferece atendimento às pessoas com problemas relacionados ao alcoolismo

Sec. de Desenvolvimento Social oferece atendimento às pessoas com problemas relacionados ao alcoolismo

Data de Publicação: 22 de fevereiro de 2022 09:20:00 Secretaria faz busca ativa nos bairros a fim de localizar e ajudar pessoas nessa situação

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter

 

Nesta terça-feira (22) se encerra a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo, que teve seu pontapé no último dia 18. O mote da campanha é justamente jogar luz sobre o consumo excessivo de álcool, relacionado a 3 milhões de mortes no mundo, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Santos Dumont, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvimento SIC e Combate às Drogas,  participa da Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo e tem realizado uma busca ativa nos bairros. 

O intuito, segundo a pasta, é identificar as pessoas que sofrem com problemas relacionados às bebidas, fazer uma avaliação dos casos e encaminhar a algum especialista. 

A Secretaria conta com a estrutura dos três Centros de Referência da Assistência Social localizado nos bairros Córrego do Ouro, Glória e Quarto Depósito, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Além disso, há também o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a própria Secretaria de Desenvolvimento Social, ambos na na área central da cidade.

A bebida faz parte da rotina de mais da metade da população brasileira, principalmente quando chega a sexta-feira. Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), mostra que 55% têm o costume de consumir bebida alcoólica no dia que costuma abrir o fim de semana, sendo que 17,2% declararam aumento do consumo durante a pandemia de Covid-19, associado a quadros de ansiedade graves por causa do isolamento social.

De acordo com o levantamento da Ibrafig, uma em cada três pessoas no país consome álcool pelo menos uma vez na semana. O consumo abusivo de bebidas alcoólicas foi relatado por 18,8% dos brasileiros ouvidos na pesquisa. Os dados foram levantados com base na resposta de 1,9 mil pessoas, nas cinco regiões do país. O estudo mostra ainda que, em média, os brasileiros ingerem três doses de álcool por ocasião, o que representa 450ml de vinho ou três latas de cerveja.

Além dos serviços citados acima, a pasta também estuda a viabilidade de aumentar o quadro de funcionários em Santos Dumont com a contratação de psicólogos e assistentes sociais para ampliar o atendimento à população.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário