Português (Brasil)

Santos Dumont vai desobrigar uso de máscara em locais abertos

Santos Dumont vai desobrigar uso de máscara em locais abertos

Data de Publicação: 11 de março de 2022 19:16:00 Decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid e deve ser oficializada por meio de um decreto da Prefeitura

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

Santos Dumont não terá mais a obrigatoriedade no uso de máscara em locais abertos. A decisão foi tomada depois de uma votação no Comitê de Enfrentamento à Covid-19, em reunião realizada na quinta-feira (10). A mudança será oficializada por meio de um decreto assinado pelo prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Cidadania), que deve ser publicado em breve.

A cidade segue uma recomendação do Governo de Minas Gerais que desobriga o uso do equipamento de proteção ao coronavírus em ambientes de circulação livre do ar a partir deste sábado (12). O comunicado foi feito secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa realizada nessa quinta.

De acordo com Fábio, a decisão da não-obrigatoriedade das máscaras foi tomada em função da melhora dos indicadores da pandemia. Em Minas Gerais, a letalidade da doença está em 1,8, número considerado abaixo da média do Brasil, que fica em torno de 2.

Também na coletiva, o secretário afirmou que o uso de máscaras em locais fechados deve obedecer meta de vacinação contra a Covid-19.

"Quando os municípios atingirem, além de 80% da aplicação das duas doses, e chegarmos a 70% do reforço, a desobrigação em ambientes fechados será recomendada", afirmou. 

Outras mudanças em Santos Dumont

Além da decisão relacionada ao uso da máscara, Santos Dumont deve contar com outras mudanças pertinentes à Covid-19. A reportagem do Portal 14B apurou que o próximo decreto da Prefeitura deve flexibilizar algumas atividades no município. 

Bares e restaurantes, por exemplo, não terão mais restrição de horário de funcionamento; clubes sociais terão a liberação no uso das saunas; já os eventos, poderão ser realizados com 80% de público da capacidade do local. De acordo com o decreto ainda em vigor, eles podem acontecer com 50% da capacidade.

Ficará mantida a obrigatoriedade no uso de máscaras especialmente em estabelecimentos de ensino, templos religiosos, transporte público, estabelecimentos comerciais e de serviços e demais ambientes fechados.

Já as aulas no modo híbrido nas escolas municipais serão canceladas, retornando para o sistema presencial.

 Fim do Minas Consciente

O plano Minas Consciente, elaborado para o acompanhamento da pandemia e a criação de protocolos para a retomada gradual e segura das atividades econômicas, será finalizado neste sábado (12). A decisão se deu a partir do avanço da vacinação e a queda no número de casos e taxa de óbitos pela covid-19 no estado. Somente na última semana, a incidência caiu 50%. Considerando os últimos 14 dias, a queda chega a 60%. Há seis meses Minas Gerais está com todas as macrorregiões na onda verde do plano.

A partir de agora as deliberações serão realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio do Comitê de Monitoramento de Eventos (CME). Ele será responsável por manter a regularidade das discussões técnicas e das tomadas de decisão frente às emergências em saúde pública, congregando informações atualizadas, apoiando os municípios e delegando atribuições aos gestores e às unidades técnicas.

 

Foto: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário