Sandumonense concorre com foto de Dores do Paraibuna no Brasília Photo Show 2021
Data de Publicação: 7 de agosto de 2021 15:05:00 Evento internacional reúne fotógrafos profissionais e amadores. Inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto
Por Peterson Escobar - Repórter
Uma sandumonense está inscrita no Brasília Photo Show 2021, considerado um dos maiores eventos de fotografia do mundo. A instrutora de Yoga, Selma Amaral, está concorrendo na categoria "jornalística/documental" e pretende levar a história de Dores do Paraibuna o mais longe possível.
Há quem chame de destino ou obra do acaso. Fato é que, de forma despretensiosa, aconteceu a escolha da foto que vai representar Selma Amaral, 62, no seu primeiro concurso fotográfico. O registro é da Igreja Nossa Senhora das Dores, localizada na área antiga de Dores do Paraibuna, distrito de Santos Dumont.
"Eu vi o concurso pelo Facebook, nunca havia me inscrito em nada do gênero. É tanta burocracia pra participar que eu sempre desistia, mas como esse foi fácil na primeira tentativa eu decidi seguir adiante. Quando chegou o momento para eu escolher a foto veio o 'problema'. Tive direito a três fotografias, mas como tenho um acervo muito grande não sabia qual escolher. De repente surgiu essa foto, me chamou a atenção e falei: tem que ser essa. Eu tenho outras fotos maravilhosas de lá, em tempo de estiagem, outros ângulos, mas essa foi 'A Foto'. Nem escolhi as outras duas".
A escolha é tão despretensiosa que Selma não se recorda quando registrou a foto. Porém, no fundo, a sandumonense carrega uma certeza que pesou na decisão: sempre quis mostrar ao mundo as histórias de Dores do Paraibuna e de Santos Dumont. A foto escolhida recebeu o nome de "Fé por água abaixo" e remete à memória e à trajetória da comunidade dorense.
"Eu olhei pra foto e pensei nesse nome. Na verdade, o que chama a atenção é o reflexo da Igreja na água. Então quando eu olho pra essa foto eu tenho a sensação que a fé daquelas pessoas ficou debaixo d'água. A Igreja é a representatividade dessa fé e se mantém de pé até hoje. Não necessariamente a fé das pessoas foi por água abaixo, na minha visão é como se a fé continuasse por baixo das águas. A história aconteceu, mas não acabou. Quando as águas baixam, as ruínas ressurgem e a história retorna, ela não está morta", explicou.
Selma revela que não guarda expectativas em relação ao desempenho da fotografia no concurso, mas que seu objetivo maior é outro: "A primeira vez que eu pisei na igreja eu chorei muito, fiquei emocionada pela história que tudo aquilo representa. É esse encantamento que eu quero passar para as pessoas através das fotos que tiro. Então, mais do que concorrer com essa fotografia, o que me deixa satisfeita é poder expor essa história pro mundo todo, já que o evento é internacional".
Brasília Photo Show 2021
O Brasília Foto Show existe desde 2015 e reúne fotografias do mundo inteiro, que são expostas na página do evento no Facebook. Na última edição, foram 15,3 mil fotos inscritas que movimentaram a interação nas redes sociais do festival. Entre 2015 e 2020, as imagens tiveram 75 milhões de visualizações. O evento tem como marca principal a democratização da fotografia, reunindo fotógrafos profissionais e amadores em 22 categorias.
"Qualquer pessoa com um smartphone na mão pode participar e votar na edição corrente do Festival. Com as novas tecnologias, milhares de olhares se conectam por um turbilhão de sentimentos, realidades e razões, independentemente da distância que separa o fotógrafo do observador”, pontua Edu Vergara, idealizador e curador do BPS.
As inscrições para o festival ainda estão abertas e vão até o dia 28 de agosto. O BPS é um palco para novos talentos, e para antigos também, dizem os organizadores. A premiação desta edição será em novembro e os vencedores vão dividir prêmios que somam mais de R$ 50 mil.
Bom dia "SansDumont"
Selma sempre gostou de fotografar e usava os passeios em família como oportunidade para colocar o hobby em prática. Há alguns anos surgiu no Facebook o grupo SD Fotos, onde, segundo a própria Selma, a convivência com pessoas como Marcos Lamas, Niquinho, Robson, Aline Barbosa e outros foi fundamental para apurar seu olhar fotográfico.
O grupo saía para fazer passeios fotográficos por Santos Dumont e a experiência foi tão proveitosa que Selma criou um hábito para si. Todos os dias, a moradora do bairro São Sebastião faz caminhada pela manhã e registra algum momento na cidade.
"Foi onde nasceu o 'Bom dia Sansdumont'. Vi que ao postar uma foto e outra começou a chamar a atenção, principalmente, das pessoas que moram fora daqui. O pessoal me mandava mensagens elogiando e dizendo pra eu não parar porque lembravam da cidade, isso me incentivou a manter esse hábito".
Para a sandumonense, as fotos do cotidiano não têm nada de triviais e, na verdade, ajudam as pessoas a despertarem para a cidade em que vivem. Quem quiser acompanhar as fotos e os 'bom dias' de Selma Amaral, basta seguir a conta pessoal da sandumonense no instagram através do @gomesselma292
Já para conferir a foto "Fé por água abaixo" de Selma Amaral no BPS 21, clique aqui.
Foto de capa: Selma Amaral
.jpeg?=2728019-3)
IV Festival de Choro fortalece vínculo entre arte e educação nas escolas em Santos Dumont
Portal 14B: Escola Municipal Anita Soares Dulci recebeu a vivência musical conduzida pelos músicos Claudinei de Sá, Eduardo Valejo, Jorginho Conrado e Saiba Mais +.jpeg?=2725515-2)
Espetáculo “Voa, Dumont” leva literatura e música ao Centro Cultural e às escolas no final de abril; confira programação
Portal 14B: Evento gratuito acontece no dia 30 de abril, às 19h, e distribuirá livros em versão tradicional, com fonte ampliada e em braile para escol Saiba Mais +
Festiva de Jazz presta Tributo póstumo ao Maestro Carlos Gomes Moreira Mendes
Portal 14B: Maestros Antônio Evangelista e Toninho Faria foram os aniversariantes do Festival de Jazz Saiba Mais +
Dirigível Duo, de Santos Dumont, grava primeiro EP autoral
Portal 14B: Projeto contém cinco canções que rememoram e homenageiam vida e obra de Alberto Santos Dumont Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|