Recenseadores do IBGE encontram resistência da população para coletar dados em Santos Dumont
Data de Publicação: 12 de agosto de 2022 17:47:00 Ao todo, são 46 profissionais espalhados pelo município. Expectativa da Prefeitura é que a cidade atinja a marca de 50 mil habitantes. Veja como identificar os agentes
Por Peterson Escobar - Repórter
Os trabalhadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que realizam o Censo 2022 têm encontrado dificuldades em Santos Dumont. De acordo com o relato de recenseadores, algumas pessoas têm se recusado a atender e responder os agentes.
Entre os motivos apontados pelos profissionais, estão o medo atrelado à falta de informações relacionadas ao trabalho dos recenseadores e do próprio IBGE como instituição.
“A gente só precisa que a população tenha um pouco mais de confiança. Não precisamos nem entrar nas casas, do lado de dentro mesmo, o morador pode responder. A coleta é totalmente sigilosa, sai daqui e vai para direto para a central do IBGE”, afirmou Sandra Aquino, uma das agentes.
Ao todo, em Santos Dumont, são 46 recenseadores espalhados em quadras pelo município. No caso de Sandra, por exemplo, a trabalhadora realiza o serviço no centro da cidade em ruas como Afonso Pena, Coronel Serrado, Prefeito Vieira Marques, Vigário Raimundo, entre outras. De acordo com a trabalhadora, o que chamou a atenção é que mesmo pessoas aparentemente instruídas, optam por não colaborar com o preenchimento dos dados.
“Eu percebi algumas pessoas com medo. Isso não é necessário, os agentes do IBGE são daqui da cidade, se for preciso pode pedir pra olhar o crachá, checar a autenticação”, disse.
Como confirmar a identidade dos trabalhadores do IBGE?
A população pode confirmar a identidade dos recenseadores e dos agentes de pesquisa do IBGE também pelo 0800-721-8181 ou diretamente pelo site "Respondendo ao IBGE".
Como preencher o questionário?
Assim como no Censo de 2010, também no Censo 2022 os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário via internet. Após uma visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de 7 dias.
“Muitas das vezes, a pessoa agenda um horário pra mais tarde ou mais cedo. A gente volta com o maior prazer. Em outras palavras, o nosso horário acaba se enquadrando no horário da pessoa”, explica Sandra, caso o problema seja disponibilidade em atender os agentes.
Segundo a coordenação do IBGE, são dois questionários. O primeiro, básico, com 26 perguntas; e um segundo, mais detalhado, com 77 perguntas. Esse último funciona como uma amostragem da população e, em Santos Dumont, somente 10% da população terá que respondê-lo.
Expectativa pela marca de 50 mil habitantes
Segundo o último Censo, realizado em 2010, Santos Dumont possui uma população de 46.284 pessoas. A expectativa é que a cidade, agora depois de 22 anos, atinja a marca de 50 mil habitantes. Caso chegue ao número almejado, o município mudaria de patamar em relação ao recebimento de recursos do governo, por exemplo.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Inacio Crescencio Barbosa, falou sobre a importância deste Censo 2022 para Santos Dumont.
"A importância é que os indicadores econômicos e sociais estejam melhor balizados. Ter o recenseamento bem feito traz um número para trabalharmos junto ao governo federal. Esses números são importantes em recursos como ICMS e FPM. Isso reflete no SUS, no repasse de recurso financeiro, nos convênios etc. Na educação, por exemplo, se você precisa de mais recursos depende de quantas crianças estão matriculadas, quantas pessoas moram naquela região, no bairro, e por aí vai", explicou.
Inacio informou que a Prefeitura está à disposição da coordenação do IBGE no que for preciso para que o Censo seja feito da forma mais correta possível, sem que lugares deixem de ser visitados.
"Santos Dumont é uma das cidades da Zona da Mata que mais perderam nos últimos Censos. É importante termos hoje um censo equilibrado e eficiente, que traduza a realidade da cidade, sem a dúvida de que famílias não foram consultadas, de que houve dificuldade de se chegar em determinados locais, em zona rural etc.
Fotos: Peterson Escobar / Divulgação

Caminhonete que transportava queijo perde freio e atinge residência na Rua dos Ferroviários em Santos Dumont
Portal 14B: Um dos ocupantes foi levado para o Hospital Misericórdia de Santos Dumont. Acidente foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) Saiba Mais +
Vídeo: H. Store completa 15 anos de história em Santos Dumont
Portal 14B: Apesar da H. Store e a Hering carregarem a peça básica como carro chefe, a loja foi se adequando à evolução ao longo dos anos e traz vestu Saiba Mais +
Polícia Militar de Meio Ambiente resgata urubu preso em árvore por causa de linha de pipa na Represa da Ponte Preta
Portal 14B: Apesar de apresentar ferimento, ave conseguiu voar normalmente, informou a PM Saiba Mais +
Secretário de Agricultura recebe representante do Instituto Mineiro de Agropecuária em Santos Dumont
Portal 14B: Encontro aconteceu na última segunda-feira (14) Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|