Português (Brasil)

Praça Bagatelle e um monumento entregue ao descaso

Praça Bagatelle e um monumento entregue ao descaso

Data de Publicação: 9 de novembro de 2021 14:54:00 Do orgulho ao triste abandono e desrespeito à memória de um gênio

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter

Um dos mais importantes monumentos que homenageiam os feitos do inventor Alberto Santos Dumont está fadado ao abandono. Ao menos é assim que a maioria da população entende ao constatar a triste situação em que a Praça Bagatelle se encontra.

Localizada na BR 040, próximo ao acesso sul da cidade, a praça hoje é uma referência para usuários de drogas e pessoas que usam o local para o tráfico e para a prostituição.

Oficialmente o local não existe, por estar encravado entre as áreas de domínio da MRS Logística e da Via 040. Procuramos informações oficiais a respeito do monumento junto à Câmara Municipal, ou uma lei em que constasse a praça e nada foi encontrado.

O Portal 14B tentou, durante dois meses, contato com o secretário de Obras e Serviços Públicos Oscar Homem de Toledo Júnior, mas infelizmente o diretor da pasta não respondeu aos nossos questionamentos. Entretanto, o senhor Alexandre Brandão, técnico de segurança do trabalho que frequentemente visita a cidade, comentou a respeito do descaso em que o monumento se encontra:

“O que dizer da Praça Bagatelle? Vamos imaginar o sandumonense chegando à cidade Natal e todo dia se deparando com esse monumento, símbolo da aviação e tão mal cuidado. É descaso, é desleixo, é falta de amor pela cidade? Eu acho que o símbolo da cidade não pode ser perdido, não pode ser vandalizado, isso é falta de zelo. Será que as pessoas que fazem a gestão estão preocupadas realmente com a cidade? Penso que por estar afastada do centro da cidade, a gestão deve pensar que o sandumonense não vai se importar ou se incomodar com a situação, ou não querem gastar os recursos públicos com a manutenção. É importante que tenhamos em mente que nossos símbolos estejam em evidência, é importante que as pessoas que vêm de fora e que passam pelo monumento vejam que a cidade é bem tratada, bem cuidada. Lembrando que é um símbolo da cidade, do legado que Alberto Santos Dumont deixou à cidade. É um legado de história, de referência. O Pai da Aviação, se estivesse vivo hoje, veria o descaso com sua invenção, com a história, com a moral e a ética do que ele fez pelo Brasil.”      

No período que antecedia a ‘Semana da Asa’, o Portal 14B procurou saber do secretário se a pasta tinha alguma previsão sobre a recuperação daquele local e seu monumento, por fim não obtivemos resposta.

A depreciação do monumento é uma realidade, pois já não possui iluminação, o 14 bis encontra-se em um estado deplorável de sujeira, como todo o entorno, além de muito mato.

Talvez a saída para que a Praça Bagatelle tenha a atenção que merece por parte da própria população, seria uma parceria público privada ou adoção, por parte de uma empresa ou até mesmo por clube de serviço, que se comprometa a garantir a manutenção deste importante patrimônio que nossa cidade possui.

 

 

Fotos: Gilberto Freire

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário