Português (Brasil)

Por segurança, vacinação contra a Covid-19 é retirada da Sala de Vacinas

Por segurança, vacinação contra a Covid-19 é retirada da Sala de Vacinas

Data de Publicação: 23 de junho de 2021 22:54:00 Além do risco de contaminação, houve tentativa de falsificação de senhas, o que gerou confusão entre público e funcionários. Vacinação contra a Covid-19 volta ser exclusiva na quadra do Colégio São José, de 9h às 16h30

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

Não deu certo. A vacinação contra a Covid-19 foi retirada da Sala de Vacinas, em Santos Dumont, por questões de segurança. Além do risco elevado de contaminação, pessoas tentaram falsificar as senhas, causando confusão entre público e funcionários.

Na última segunda-feira (21), a coordenação da campanha de vacinação contra a Covid-19, optou por adotar o sistema de entrega de senhas na parte da manhã e vacinação à tarde. Com a nova medida, a rotina de outras vacinações no local foi alterada. No entanto, os públicos das campanhas diferentes da Covid continuaram a buscar vacinas no horário antigo, o que aumentou o risco de contaminação.  

"A gente chegou a conclusão que não está dando certo, muitos bebês foram trazidos para tomar outras vacinas e ficamos receosos pelo risco de contaminação, vamos deixar a Covid-19 só no São José mesmo. Além disso, o pessoal está falsificando as senhas. Ontem notamos duplicidade de números, deu muita confusão com pessoas se exaltando com os funcionários. Fizemos na intenção de ajudar, mas o pessoal não colabora. Iremos repensar a questão das senhas no São José também", afirmou Renata Vieira, enfermeira e uma das responsáveis pela vacinação na cidade.

Ainda segundo Renata, outro ponto levado em consideração para a mudança é que pessoas contaminadas com Covid-19 foram até a Sala de Vacinas confundindo o local com a Policlínica, elevando o perigo para as pessoas. Diante da retirada da vacinação contra a Covid-19 da Sala de Vacinas, os horários de atendimentos para outras campanhas de vacinação de rotina voltaram ao normal.

"Houve muita procura, muitas mães levaram os bebês para vacinar, então preferimos voltar aos horários antigos, atendendo o dia todo. A BCG, por exemplo é uma vez por semana, em um frasco de 20 doses, que deixamos tudo agendado. São 20 crianças de uma para não perder a vacina", disse Renata.

Vacinação acontece exclusivamente no São José

Com a retirada da vacinação contra a Covid-19 da Sala de Vacinas, o Centro de Vacinação montado na quadra do Colégio São José se torna o único ponto de imunização em Santos Dumont. O local passou a contar, inclusive, com a aplicação da Pfizer, que era exclusivamente utilizada na Sala de Vacinas por questões de protocolo de armazenamento. "Nós arrumamos uma sala climatizada no São José. A temperatura da Pfizer não pode ultrapassar os 25ºC, ontem estava 15ºC e deu certo", revelou Renata Vieira.

Na terça-feira (22), a cidade recebeu uma nova remessa de vacinas da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) contendo 230 doses da CoronaVac, 150 da Pfizer e cinco da AstraZeneca. De acordo com a Vigilância em Saúde, as próximas remessas de AstraZeneca serão destinadas a aplicação da segunda dose.

Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde

Sempre que a Secretaria Muncipal de Saúde realizou o plantão de vacinação contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais de 1.000 doses foram aplicadas. Apesar do sucesso das ações, elas são impossibilatadas de acontecer com maior frequência pela rotina espontânea das UBS e o consequente risco elevado de contaminação.

"Não está dando para fazer a vacinação por Covid-19 nas UBS porque elas têm demanda espontânea. Pessoas que vão vacinar podem se contaminar na fila porque é o local que as outras pessoas contaminadas vão para serem atendidas. Fizemos alguns plantões, normalmente às sextas-feiras que é o dia de folga dos médicos, contudo, algumas UBS possuem dois médicos e as consultas continuam, é arriscado misturar o público assim", explicou Renata Vieira.

Fotos: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário