Português (Brasil)

Pioneiro da rádio e TV em JF, Geraldo Mendes morre aos 90 anos

Pioneiro da rádio e TV em JF, Geraldo Mendes morre aos 90 anos

Data de Publicação: 9 de julho de 2022 15:47:00 Empresário estava internado há dois meses por causa de um AVC e morreu neste sábado; seu pai, Sérgio, foi o fundador da Rádio e TV Industrial

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação

 

Foi enterrado neste sábado, às 14h, no Cemitério Municipal de Juiz de Fora, o corpo do empresário do setor de comunicação, Geraldo Mendes, cujo pai, Sérgio Mendes, foi fundador da TV Industrial. Geraldo e seu irmão Gudesteu Mendes também dirigiram a Rádio Industrial, que fazia parte do grupo de comunicação da família.

Geraldo se notabilizou, ainda, na apresentação de programas esportivos na TV num tempo em que a cidade tinha pouco acesso às transmissões do Rio de Janeiro. O empresário tinha 90 anos e estava internado há cerca de dois meses em virtude de um acidente vascular cerebral (AVC).

A trajetória da família de Geraldo Mendes se confunde com a história do rádio e televisão em Juiz de Fora. O embrião do que se tornaria a Organização Sérgio Mendes aconteceu em 1954, quando o pai de Geraldo conseguiu uma concessão do então presidente Getúlio Vargas para fundar a Rádio Industrial. Uma década depois, mais exatamente em 29 de julho de 1964, a TV Industrial fazia sua estreia com um show da cantora Doris Monteiro.

TV Insdutrial

A Industrial foi considerada, por muitos anos, a primeira emissora de televisão do Brasil – condição questionada posteriormente, pois a cidade paulista de Bauru já teria sua emissora em 1959 e a TV Mariano Procópio, do grupo Diários Associados de Assis Chateaubriand, iniciou suas atividades em Juiz de Fora em 1961, mesmo sem ter concessão.

Com as mortes do pai e do irmão e com uma situação financeira insustentável – agravada, ainda, pela competição desigual com as grandes emissoras do Rio e de São Paulo -, Geraldo Mendes encerrou as atividades da TV Industrial em 1979 e vendeu a emissora para a Rede Globo, que iniciou as transmissões pelo famoso canal 10 em Juiz de Fora, em abril de 1980.

Diz a lenda que, após a venda da Industrial para a Rede Globo, um funcionário teria jogado no Rio Paraibuna todo o acervo de filmes da emissora, se perdendo um pouco mais da história da rádio e televisão em Juiz de Fora.

 

Foto: Mídias sociais 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário