Português (Brasil)

Órgão estadual aprova alvará sanitário para retomada de obras da Acispes em Santos Dumont

Órgão estadual aprova alvará sanitário para retomada de obras da Acispes em Santos Dumont

Data de Publicação: 22 de junho de 2021 22:56:00 Diretoria de Vigilância em Estruturas Físicas é responsável pela avaliação e aprovação de projetos arquitetônicos de estabelecimentos assistenciais de saúde como hospitais, clínicas, laboratórios, das redes pública e privada

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

A administração do governo de Carlos Alberto de Azevedo (Cidadania) recebeu a liberação do alvará sanitário para dar sequência às obras de reforma e adequação da área física da unidade da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) em Santos Dumont. O documento foi assinado pela arquiteta Tatiana Caetano Alvarenga, da Diretoria de Vigilância em Estrutura Física do Governo do Estado de Minas Gerais, e autoriza o município a dar andamento ao projeto.

Atualmente, a unidade da Acispes em SD conta com uma estrutura de dois pavimentos. No primeiro, há acesso externo, posto de coleta, banheiros para o público, DML e banheiro de funcionários. Já o segundo pavimento conta com recepção/registro, salas de espera, de observação, de procedimentos, de ergometria, de eletrocardiograma/ecocardiograma e de ultrassom, copa, vestiários de funcionários, sala de utilidades, depósito temporário de resíduos e DML

Apesar da aprovação, o documento salienta a necessidade de, após as obras/serviços, uma inspeção “in loco” de uma autoridade sanitária competente, municipal ou estadual, a fim de julgar satisfatório os requisitos e observações apontados no parecer do órgão estadual como sinalização do percurso interno, instalações de lavatórios, ventilação telada, entre outras adequações.

Promessa de campanha do governo Betinho, as obras da Acispes em Santos Dumont estão paradas há pelo menos cinco meses devido ao imbróglio envolvendo a liberação do alvará sanitário do local.

O projeto da construção da unidade no município foi aprovado na Câmara Municipal em julho de 2020 e era orçado, originalmente, em R$ 296,570,98, que seriam custeados com recursos públicos da própria cidade. A expectativa da administração, à época, era inaugurar a unidade ainda naquele ano. No entanto, o processo passou por sucessivos adiamentos.

Situação do prédio

Atualmente, a Prefeitura paga à Sociedade Médicas de Empreendimentos (Smel) um valor de R$ 35 mil por mês referente ao aluguel do prédio do Samaritano, onde funciona a Policlínica Municipal e também abrigará a Acispes. Ademais, a Prefeitura é responsável pelas tarifas de energia, água, telefone, impostos, inclusive, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O contrato mais recente foi assinado pelo prefeito Betinho no dia 2 de março de 2020, prorrogando o aluguel do local por mais 30 meses, ou seja, até 2 de março de 2023.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário