Português (Brasil)

Moradores do Água Espraiada e Conceição do Formoso cobram atenção da Prefeitura

Moradores do Água Espraiada e Conceição do Formoso cobram atenção da Prefeitura

Data de Publicação: 11 de novembro de 2021 16:03:00 Ruas cobertas de lama, bueiros entupidos e falta de coleta do lixo são alguns dos problemas enfrentados pelas comunidades

Compartilhe este conteúdo:

 Por Mariana Figueiredo - estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello 

O bairro Água Espraiada, com acesso através da BR-040, tem enfrentado muitos problemas que, mesmo após os moradores solicitarem ajuda da Prefeitura, continuam sendo ignorados. Entre os problemas, estão a lama, bueiros entupidos, falta de capina e de coleta de lixo.

A denúncia partiu de Anaelise do Carmo, moradora do bairro há 24 anos, que há quase um mês tem buscado ajuda na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, mas ainda não teve retorno.

"Os bueiros não existem mais, todos entupidos. Tinha que fazer um 'valão' na lateral das ruas na parte alta do bairro, porque a água desce pasto afora e vai parar nas ruas. A gente pediu canaleta e manilhas, mas a Prefeitura não cedeu", conta Anaelise.

Segundo a moradora, dois reservatórios de água foram doados pela Prefeitura há mais de um ano, mas ainda não foram instalados, além disso, um morador se apropriou de uma das caixas d'água para abastecimento de sua casa.

Ainda de acordo com Anaelise, o bairro ficou três semanas sem coleta de lixo, fazendo com que restos de alimentos e materiais se acumulassem pelas ruas, além do mau cheiro.

E que após as fortes chuvas do dia 01 de novembro, a Rua Feliciana Cândida da Silva apresentava enxurrada, onde a água da chuva se misturou com um vazamento de esgoto. Anaelise luta por uma melhor infraestrutura do bairro e desabafa:

"O esgoto está vazando há mais de um mês, fui a Secretaria de Obras novamente nesta terça-feira (09), e me informaram que para resolver o problema, devem protocolar, e não fizeram. Enquanto isso, o esgoto continua vazando."

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Oscar Toledo, nesta sexta-feira (12) será feita uma licitação para uma equipe de cerca de 20 trabalhadores, com o objetivo de realizar as obras não só no bairro Água Espraiada, mas também em outros pontos da cidade. 

"Se a licitação for aprovada, poderemos cuidar de toda a cidade, o que não falta são obras para fazer. Inclusive para o Água Espraiada, temos uma meta de pavimentar o local", explica Oscar.

Conceição do Formoso

Segundo Oscar, o distrito de Conceição do Formoso faz parte dos locais que receberão uma atenção da pasta, caso a licitação seja aprovada. 

No dia 28 de outubro, o Portal 14B recebeu uma denúncia da moradora Maria Letice Dias Alvim sobre um problema enfrentado pela comunidade: um esgoto a céu aberto que está correndo pelo canto da rua. 

"Eu não tô aguentando mais o fedor, o esgoto passa embaixo da janela da minha cozinha. Além do mais, têm crianças pisando no esgoto. Eu já reclamei na Prefeitura, já pedi, já implorei e eles não fazem nada", relata a moradora.

Ao Portal 14B, o diretor da pasta de Obras e Serviços Públicos, disse que o distrito recebeu nesta última quarta-feira (10), todo o material necessário para uma reconstrução do esgoto, agora, os moradores precisam aguardar a licitação para que a secretaria possa disponibilizar o serviço.

 

 

Fotos: Enviadas por moradores

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário