Português (Brasil)

MG deve receber 370 mil doses para vacinar crianças contra Covid em janeiro

MG deve receber 370 mil doses para vacinar crianças contra Covid em janeiro

Data de Publicação: 6 de janeiro de 2022 14:24:00 Segundo secretário de Estado de Saúde, primeira remessa está agendada para chegar em Minas na próxima quinta-feira (13). Crianças de 5 a 11 anos receberão o imunizante pediátrico da Pfizer

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação 

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, disse, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (06), que o Estado espera receber cerca de 370 mil doses da vacina pediátrica da Pfizer em janeiro. A intenção é de começar a imunização das crianças entre 5 e 11 anos ainda este mês. A primeira remessa chegará na próxima quinta-feira (13). Depois, estão programadas remessas nos dias 20 e 27 de janeiro. 

"Imediatamente iremos encaminhar as doses aos municípios", ressaltou. "A ordem (para vacinação) será para crianças com comorbidades, com deficiência permanente, indígenas e quilombolas, e depois o grupo de 11 até 5 anos (em ordem decrescente). Espero que os pais percebam que é importante vacinar e levem toda criança para tomar a vacina, porque ela é segura", frisou o secretário.

Segundo Baccheretti, Minas Gerais pretende vacinar pouco mais de 1,8 milhão de crianças no total. Dessa forma, a volta às aulas para muitos estudantes será sem aplicação da primeira dose. Para o secretário, o fato não será um problema: "O Estado, até por um posicionamento da OMS, Unicef, não faz esse vínculo. Aulas serão retornadas independentemente da vacinação. Esperamos que todo município atue da mesma forma", declarou. 

Ele também explicou que a remessa de 20 milhões de doses da vacina pediátrica da Pfizer, a ser recebida pelo governo federal durante o primeiro trimestre de 2022, faz crer que Minas Gerais receberá cerca de 2 milhões de doses até o fim de março. Espera-se, assim, que a vacinação de todas as crianças com a primeira dose no Estado seja feita até essa data.

"A segunda dose ficará para o segundo trimestre", declarou o secretário.

O imunizante da Pfizer foi aprovado pela Anvisa ainda em dezembro. Ele deve ser aplicado em duas doses, e recomenda-se que o intervalo seja de oito semanas entre elas. 

Nessa quarta-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que não será cobrada a receita médica no ato de vacinação das crianças, mas manteve a orientação para que os pais consultem um médico antes da vacinação.

 

Foto: Foto: Andrew Medichini/AP

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Que benção !!