Português (Brasil)

Intervalo entre doses da Pfizer deve ser reduzido para 21 dias, diz Queiroga

Intervalo entre doses da Pfizer deve ser reduzido para 21 dias, diz Queiroga

Data de Publicação: 26 de julho de 2021 14:54:00 Período de três meses foi adotado inicialmente pelo Ministério da Saúde como uma estratégia para imunizar um maior número de pessoas com a 1° dose

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação 

O ministro Marcelo Queiroga afirmou ao jornal Folha de S.Paulo que o Ministério da Saúde estuda a possibilidade de reduzir o intervalo de aplicação entre as duas doses da Pfizer, que atualmente é de 90 dias. A expectativa é que os imunizados passem a receber o reforço da vacina com 21 dias.

O intervalo de 21 dias está previsto na bula do imunizante. O período de três meses foi adotado pelo ministério como estratégia para imunizar um maior número de pessoas com a 1° dose.

"Naquele momento, não tínhamos certeza da quantidade de doses de Pfizer que receberíamos neste ano e optamos por ampliar o número de vacinados com a primeira dose. Mas agora temos segurança nas entregas e dependemos apenas da finalização do estudo da logística de distribuição interna dos imunizantes para bater o martelo sobre a redução do intervalo da Pfizer para 21 dias", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. "As simulações de logística já estão sendo finalizadas", revela.

A mudança está sendo estudada devido a segurança nos prazos de entrega da vacina da Pfizer, que até o final deste ano prevê a chegada de 100 milhões de doses ao Brasil. Segundo Queiroga, a decisão caberá aos técnicos e coordenadores do Programa Nacional de Vacinação (PNI), que já estariam em debate avançado sobre essa possibilidade.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que acompanha a evolução das diferentes variantes do SARS-CoV-2 no território nacional e está atento a possibilidade de alterações no intervalo recomendado entre doses das vacinas Covid-19 em uso no Brasil. De acordo com o ministério, o tema segue em análise pela Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis.

Foto: Marcelo Camargo

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário