Português (Brasil)

Hospital Misericórdia registra baixa taxa de infecção hospitalar e Estado confere certificado de reconhecimento

Hospital Misericórdia registra baixa taxa de infecção hospitalar e Estado confere certificado de reconhecimento

Data de Publicação: 14 de agosto de 2021 12:22:00 Índices são considerados baixos dentro da macrorregião. Colaboradores destacaram organização e trabalho em conjunto para atingir a conquista

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação

O Hospital Misericórdia de Santos Dumont (HMSD) recebeu um certificado de reconhecimento por ter notificado a Vigilância Sanitária sobre as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), e os marcadores de Resistência Microbiana (RM) do Estado de Minas Gerais em todos os meses de 2020. O certificado foi entregue à instituição sandumonense no início de agosto.

Essa notificação é feita à Comissão Estadual de Controle às Infecções de Minas Gerais (CECIH) e, segundo o órgão, contribui para uma assistência segura da população. Apesar da pandemia, a taxa de infecção hospitalar ficou sob controle no ano de 2020, taxas essas consideradas baixas dentro da macrorregião, na qual o hospital está inserido.

De acordo com o HMSD, duas figuras da instituição foram fundamentais para essa concretização: o enfermeiro Marcos dos Passos Oliveira, responsável pela comissão CCIH, e o Dr. Felipe Schroder, médico responsável pela Comissão de Infecção do HMSD no ano de 2020.

 “Ficamos muito satisfeitos com esse reconhecimento do governo do estado através da Vigilância Sanitária Estadual, o que mostra que estamos no caminho de melhorias contínuas e de aprimoramento dos sistemas dentro da instituição”, disse Dr. Felipe, que destacou a organização do HMSD.

Para o enfermeiro Marcos Oliveira, que coordena os trabalhos há dois anos, o reconhecimento assegura o compromisso e a seriedade da CCIH na busca da segurança dos pacientes. O enfermeiro também fez questão de destacar a importância dos demais colaboradores da unidade.

“O trabalho em conjunto de todos os setores contribui para que se obtenha baixas taxas de infecções hospitalares, tudo isso é possível devido aos constantes treinamentos que as equipes passam, sempre com base nos procedimentos operacionais padrão implantados na instituição”.

O HMSD, desde 2020, se tornou uma das instituições referências no tratamento da Covid-19 na região da Zona da Mata.

Foto: Ascom HMSD

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário