Hospital Misericórdia de Santos Dumont se posiciona após reclamação por demora em atendimentos
Data de Publicação: 20 de dezembro de 2021 20:25:00 De acordo com o HMSD, no momento do ocorrido, haviam seis pacientes esperando atendimento e nenhum deles era caso de emergência ou urgência. Uma das médicas plantonistas passou mal e precisou se ausentar do hospital, informou a direção
Por Isabella Sad - Repórter
Depois de ser alvo de reclamações de usuários nas redes sociais por demora nos atendimentos no Pronto Socorro, o Hospital Misericórdia de Santos Dumont se posicionou, por meio de uma coletiva, na tarde desta segunda-feira (20). Segundo a instituição, uma médica que estava de plantão no domingo (19) precisou se ausentar do hospital por questões de saúde.
Entenda o caso
No último domingo (19), Samantha Santiago, uma usuária que buscava atendimento no HMSD devido a uma infecção urinária, divulgou através de suas mídias sociais, que ao chegar na instituição, às 10h, só conseguiu ser atendida por volta das 16h. Segundo ela, quando chegou ao local não havia nenhum médico para atender os pacientes. Samantha conta que uma enfermeira a explicou que haveria atraso nos atendimentos pois só havia um médico de plantão naquele momento.
"Fui procurar saber na recepção e, na verdade, havia outra médica trabalhando, porém ela saiu sem comunicar ninguém", disse. Foi então que, por volta das 14h40, Samantha resolveu registrar por meio de gravações de vídeos a situação. Ainda conforme o relato da paciente, só por esse motivo o hospital resolveu chamar um outro médico para cobrir o plantão da funcionária ausente.
Samantha ainda afirma que presenciou idosos e crianças passando muito mal além de outras pessoas terem ido embora para casa sem serem atendidas.
O que diz o Hospital
Na coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (20), no próprio hospital, com a presença do provedor do HMSD, Ivan Amorim, e da diretora técnica, Dra. Fernanda Moreira, foi explicado que em momento algum a unidade deixou de prestar atendimento aos usuários. Conforme a direção, houve sim atrasos devido ao fato de só ter um plantonista para atender no pronto atendimento, no entanto, foi feito o contato com outro médico, para ser realizada a substituição. Esse outro servidor, no caso, teve que se deslocar da cidade de Juiz Fora para Santos Dumont, chegando ao hospital por volta das 15h.
"Para atender a demanda da população, o HMSD mantém uma escala médica de plantões aos finais de semana, com dois profissionais da saúde atendendo o pronto atendimento. Contudo, no último domingo por volta das 10h30, um dos profissionais que estava de plantão apresentou um mal súbito e se ausentou da instituição por motivos de saúde, não havendo evasão ilegal das suas atividades", diz parte da nota do HMSD.
A instituição ainda fez questão de ressaltar que mesmo sobrecarregado o médico plantonista atendeu a todos, dando preferência aos casos mais graves, seguindo o mandamento da triagem, o Protocolo de Manchester.
De acordo com o HMSD, no momento que Samantha esteve no pronto atendimento, não havia caso de emergência ou urgência. Todos os seis pacientes presentes estavam classificados, de acordo com o Protocolo, como casos que se enquadram dentro das cores verdes e azuis, podendo ser atendido dentro de 2h a 4h. "Não havia ninguém no momento apresentando um quadro de risco de morte".
Veja a nota de esclarecimento do HMSD na íntegra:
"O Hospital Misericórdia de Santos Dumont, através da sua assessoria de comunicação, vem a público esclarecer os fatos ocorridos na tarde deste último domingo (19/12), em que foram circuladas nas mídias sociais vários vídeos no Pronto Atendimento, com unilaterais e levianas acusações de que a médica plantonista teria abandonado o plantão.
Para atender a demanda da população, o HMSD mantém uma escala médica de plantões aos finais de semana, com dois profissionais da saúde atendendo o pronto atendimento. Contudo, no último domingo e por volta das 10h30, um dos profissionais que estava de plantão apresentou um mal súbito e se ausentou da instituição por motivos de saúde, não havendo evasão ilegal das suas atividades.
Assim, mesmo sobrecarregado e com alguns atrasos o médico plantonista residual prestou toda a assistência para a população, dando ênfase, obviamente, às demandas mais graves segundo os termos da triagem.
Portanto, é preciso conscientizar a população de que acusações infundadas, descontextualizadas e muitas das vezes com intuito exclusivamente político, não cooperam em nada com o interesse público e com a prestação humanizada dos serviços públicos de saúde.
É preciso lembrar que a Equipe do HMSD é composta de pessoas que trabalham diuturnamente para o bem estar da população, e que mesmo diante das dificuldades e precariedades do SUS, prezam por um serviço de alta qualidade e segurança.
Ante o exposto, informa o HMSD que presta atendimentos 24h/dia; 07 dias por semana, contando com médicos plantonistas/sobreaviso e concedendo medicamentos gratuitos à população. Em média são mais de 4.000 (quatro mil) atendimentos por mês sem nenhuma queixa, não podendo um caso isolado e imprudentemente lançado na Internet servir de exemplo ou parâmetro para qualquer tipo de avaliação social".
Fotos: Isabella Sad

Brasil retoma produção de insulina depois de duas décadas
Portal 14B: Presidente Lula acompanha inauguração de nova fábrica que terá capacidade para suprir a demanda nacional e favorecer o acesso de 1,9 milhõ Saiba Mais +
Descontinuação na produção nacional de insulina afeta abastecimento em Santos Dumont, diz Secretaria de Saúde
Portal 14B: Pasta informa que mantém diálogo constante com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e com o Ministério da Saúde para resolver o proble Saiba Mais +
Prefeito e autoridades de Saúde representam Santos Dumont no Conexão Minas-Saúde Regional em Juiz de Fora
Portal 14B: Evento reuniu gestores de cidades da região em evento na Faculdade Suprema, nessa quinta-feira (10) Saiba Mais +
Queda na arrecadação: Ivan Amorim detalha situação do Hospital Misericórdia de Santos Dumont
Portal 14B: Provedor vai viajar a Brasília nas próximas semanas e pretende se reunir com o deputado Luiz Fernando Faria e com o ministro da Saúde, Ale Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|