Família de Santos Dumont aguarda transferência e cirurgia de criança recém-nascida em Juiz de Fora
Data de Publicação: 2 de setembro de 2022 16:51:00 Eloah, de pouco mais de 30 dias, está internada na UPA Norte, desde quarta-feira (31), com um problema que a impede de se alimentar normalmente. Demora na transferência preocupa familiares
Por Peterson Escobar - Repórter
Os últimos dias têm sido dramáticos e desgastantes para a família da pequena Eloah Gabrielly. A criança, de pouco mais de 30 dias de vida, aguarda uma vaga para ser transferida da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, onde está internada, para algum outro hospital de Juiz de Fora. Segundo a família, natural de Santos Dumont, Eloah apresentou um problema no estômago chamado estenose hipertrófica do piloro que a impede de se alimentar convencionalmente e necessita passar por um procedimento cirúrgico.
A recém-nascida deu entrada na UPA Norte na quarta-feira (31) e desde então permanece no local. Na tarde desta sexta-feira (02), o Portal 14B conversou com o pai de Eloah, Hudson Danilo, que trabalha como socorrista da Concessionária Via 040.
"Minha filha continua internada na UPA aguardando um leito de UTI. A médica falou que a cirurgia da Eloah é simples e rápida, que demora de 15 a 20 minutos e no outro dia ela provavelmente já estará liberada, mas estamos sendo muito mal tratados, não nos dão atenção, não correm atrás de nada. Estávamos na tela do SUSFácil para a Eloah ser transferida para o Hospital João Penido, inclusive a Secretaria de Saúde de Santos Dumont me comunicou que a transferência estava certa, mas não aconteceu. Quando chegamos da Igreja, tivemos a notícia que o nome da Eloah tinha saído da tela do sistema. Com muita insistência da família, nos informaram que iam tentar a transferência para a Santa Casa, mas foi recusada. Agora a tentativa é no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), mas ainda não tivemos atualização", explicou Hudson.
Ainda na quinta-feira (01), a mãe da pequena Eloah gravou um vídeo descrevendo e mostrando a situação da criança.
"Desde ontem colocaram essa sonda nela, não fizeram nenhuma alimentação, nenhum medicamento pela sonda. A menina está sofrendo e não deram nada a ela. Tentaram acesso para colocar o soro na mãozinha dela, mas perderam o acesso e não tentaram colocar de novo, aí o médico suspendeu. Ela está sem nada no estômago desde 15h30 de ontem (quarta). Até agora a pediatra não veio aqui, já falei para a enfermeira que ficou de chamar a pediatra, mas até agora nada. A menina está sem nada no estômago, o médico em Santos Dumont disse que era urgência", relata a mãe.
Sem respostas, o pai de Eloah, Hudson Danilo, tentou ajuda pelas redes sociais.
"Estamos a 34h aguardando vaga para conseguir a cirurgia. Ela chora muito, está sem comer nada a mais de 24h. Me ajudem a conseguir uma vaga para ela. Eu não sei mais o que fazer, ela está na upa norte e necessita da cirurgia!", escreveu.
Secretaria de Saúde de Santos Dumont
O Portal 14B entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Santos Dumont. De acordo com Francini Tavares, diretora da pasta, como a família sandumonense não passou por nenhum hospital público da cidade e, ao dar entrada na UPA Norte, informou o endereço de Juiz de Fora, a Secretaria ficou limitada nas ações.
"Mas mesmo assim fiz questão de ligar para as instituições de Juiz de Fora pra buscar uma forma de resolver a situação. O nome da Eloah está na lista como prioridade para ser transferida para a Maternidade Therezinha de Jesus. No entanto, para a transferência ser concretizada, é necessário que sejam atendidos alguns critérios como: vaga de leito neo natal e pediatra especializado disponível. Acredito que em breve tudo será resolvido, mas não depende da Secretaria de Santos Dumont", afirmou Francini.
Já o pai da garota afirma que Eloah chegou a passar sim pelo Hospital Misericórdia de Santos Dumont (HMSD), no dia 30 de agosto. Não houve transferência direta da instituição sandumonense para a juiz-forana.
"Ela passou pelo hospital de Santos Dumont e foi diagnosticada com refluxo. Não tinha pediatra, foi um clínico geral que atendeu. Deram a medicação e disseram para buscar um médico particular, pois não tinha mais o que fazer. Foi aí que procuramos médicos particulares da cidade", disse. Depois de passar por alguns médicos, um dos especialistas pediu exames de ultrassonografia e orientou a família a ir para Juiz de Fora.
A reportagem entrou em contato com a UPA Norte, mas não obteve retorno satisfatório até a publicação da matéria.
O que é estenose hipertrófica do piloro?
A estenose hipertrófica do piloro pode causar obstrução quase completa do canal gástrico. Afeta 2 a 3 em cada 1.000 lactentes, sendo mais comum no sexo masculino, em uma proporção de 5:1, particularmente nos primogênitos. Ocorre mais frequentemente entre 3 e 6 semanas de idade e raramente após 12 semanas.
Foto e vídeo: reprodução

Brasil retoma produção de insulina depois de duas décadas
Portal 14B: Presidente Lula acompanha inauguração de nova fábrica que terá capacidade para suprir a demanda nacional e favorecer o acesso de 1,9 milhõ Saiba Mais +
Descontinuação na produção nacional de insulina afeta abastecimento em Santos Dumont, diz Secretaria de Saúde
Portal 14B: Pasta informa que mantém diálogo constante com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e com o Ministério da Saúde para resolver o proble Saiba Mais +
Prefeito e autoridades de Saúde representam Santos Dumont no Conexão Minas-Saúde Regional em Juiz de Fora
Portal 14B: Evento reuniu gestores de cidades da região em evento na Faculdade Suprema, nessa quinta-feira (10) Saiba Mais +
Queda na arrecadação: Ivan Amorim detalha situação do Hospital Misericórdia de Santos Dumont
Portal 14B: Provedor vai viajar a Brasília nas próximas semanas e pretende se reunir com o deputado Luiz Fernando Faria e com o ministro da Saúde, Ale Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|