Português (Brasil)

Departamento de Zoonoses de Santos Dumont alerta para os riscos de descarte irregular de animais mortos

Departamento de Zoonoses de Santos Dumont alerta para os riscos de descarte irregular de animais mortos

Data de Publicação: 28 de março de 2022 10:02:00 Equipe atendeu, nesse domingo (27), um chamado de moradores do bairro Quarto Depósito que se incomodaram com mau cheiro de um animal que estava enterrado em terreno inapropriado

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

Neste domingo (27), a equipe do Departamento de Zoonoses e Combate às Endemias atendeu um chamado de moradores do bairro Quarto Depósito, em Santos Dumont. O motivo foi o cheiro forte de carniça de um cachorro enterrado em um terreno público.

A equipe foi até a rua Doutor Constantino Horta e realizou os procedimentos cabíveis. Segundo Jader Antunes, coordenador do Departamento, descartar animais mortos em terrenos inapropriados e em rios é ilegal, podendo acarretar em diversos problemas ambientais e afetar a própria saúde das pessoas.

"É  importante destacar a ilegalidade desses atos nas áreas públicas, que são áreas comuns à população. Muita das vezes o pessoal que tem um animal em casa e quer enterrar por conta própria é leigo no assunto. Dependendo do animal, é necessário saber a profundidade da cova, como é colocado, às vezes tem o risco de pegar um animal com uma doença transmissível sem saber e isso passar para o ser humano ou resultar na própria contaminação do solo", explica Jader. 

Os moradores da rua só sentiram o cheiro forte no domingo, entretanto, segundo a avaliação da equipe de Zoonoses, o animal estava enterrado há pelo menos dois dias no local. Além disso, o cachorro foi colocado em um saco plástico, o que faz com que a decomposição demore ainda mais.

"Em situações como essa a gente avalia se é mais viável retirar o animal ou jogar um cal para amenizar o cheiro. Em caso de enterrar, a gente tem um local próprio para alguns animais no Cemitério Municipal ou na área próxima ao antigo lixão. Tendo o nosso envolvimento nesses casos, fazemos o enterro adequado pra não ter mau cheiro na vizinhança, na área urbana", afirma Jader.

Enterrar o animal em casa (ou em algum outro terreno) e descartá-lo em local inapropriado é crime ambiental, de acordo com o artigo 54 da Lei nº 9.605, e pode ter como punição multa e reclusão de até quatro anos.  Em Santos Dumont, o Departamento de Zoonoses pede que os moradores entrem em contato com a equipe para que não haja problemas relacionados ao assunto. 

"Nós estamos à disposição praticamente 24h todos os dias porque esse tipo de situação não tem horário pra acontecer. Caso você passe por isso em casa ou veja um animal morto na rua deve entrar em contato com a nossa equipe imediatamente. Em dias de semana, a prioridade é no telefone 32forte 51 - 1937, já nos finais de semana pode ser diretamente comigo pelo 9 88076927", finaliza Jader.

 

Fotos: Peterson Escobar 

 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário