Português (Brasil)

Covid-19: leitos começam a ser desmobilizados no Hospital Misericórdia de Santos Dumont

Covid-19: leitos começam a ser desmobilizados no Hospital Misericórdia de Santos Dumont

Data de Publicação: 4 de março de 2022 08:53:00 Prefeitura negocia com a SES-MG e com o hospital a permanência de dois leitos de UTI e quatro de enfermaria, exclusivos para pacientes locais

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

Os leitos de UTI e enfermaria destinados ao atendimento de pacientes suspeitos e confirmados para Covid-19 começaram a ser desmobilizados no Hospital Misericórdia de Santos Dumont (HMSD). A decisão segue uma determinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) através da deliberação CIB-SUS/MG Nº 3746.

A medida, conforme a SES, considera o aumento da cobertura vacinal contra Covid-19 e a melhora do cenário assistencial da doença em Minas Gerais e em todo o país, "especialmente relacionado ao menor número de internações e casos graves da doença". Agora, os leitos que antes eram exclusivos para pacientes com a doença, foram incorporados à Rede de Atenção à Saúde. Em todo o estado, de acordo com a SES, será realizada a habilitação de 590 leitos de UTI adulto e pediátrico tipo II junto ao Ministério da Saúde.

O HMSD contava anteriormente com uma estrutura de 12 leitos de UTI e 20 de enfermaria destinados ao atendimento da Covid-19. De acordo com José Geraldo de Almeida, secretário municipal de Saúde, a Prefeitura está em fase final nas questões burocráticas e provalvemente chegará a um acordo com o Estado para que o município fique com dois leitos de UTI e quatro de enfermaria por mais dois meses.

Com a nova determinação, a instituição sandumonense também deixa de ser considerada referência regional no atendimento da Covid-19 e os leitos remanescentes devem se tornar exclusivos para pacientes locais. De acordo com a direção do hospital, a previsão é que até o dia 15 de março pacientes em situação de transferência sejam encaminhados para outras unidades hospitalares da região. 

Segundo o HMSD, atualmente, há 5 pacientes internados com Covid-19 no hospital. Os três pacientes na UTI são de Santos Dumont, Lima Duarte e Bom Jardim de Minas. Todos são idosos, possuem comorbidades e estão sob uso de ventilação mecânica. Já na enfermaria, os dois pacientes restantes são sandumonenses, porém com situação mais branda.

 Resumo geral de internação

Desde o início da pandemia, o HMSD exerceu papel importante para a cidade no combate à doença. De junho de 2020 em diante, esse papel passou a ser regional, já que o hospital, sob credenciamento técnico do Ministério da Saúde, se tornou referência dentro da Macro Região Sudeste no atendimento à Covid-19 e passou a receber pacientes de cidades da região.

Segundo dados internos, no período entre junho de 2020 e março de 2022, foram 924 pacientes internados no HMSD. Desses, 550 pessoas foram diagnosticadas com a doença e 356 receberam alta. Outros 375 pacientes testaram negativo para o coronavírus.

Das 193 mortes em decorrência da Covid registradas no hospital, 104 foram de pacientes naturais de Santos Dumont e 89 de cidades da região. 

 

Foto: Peterson Escobar

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário