Português (Brasil)

Casal é preso suspeito de maus-tratos a animais no bairro Córrego do Ouro em Santos Dumont

Casal é preso suspeito de maus-tratos a animais no bairro Córrego do Ouro em Santos Dumont

Data de Publicação: 23 de março de 2022 13:51:00 Flagrante aconteceu nesta terça-feira (22), após o Departamento da Zoonoses receber diversas denúncias sobre o crime. Ao todo, cinco cachorros foram resgatados

Compartilhe este conteúdo:

 Por Isabella Sad - Repórter

 

Nesta terça-feira (22), um casal foi preso suspeito de cometer maus-tratos a animais, depois de manter por cerca de 15 dias, cinco cachorros sem água e ração, no bairro Córrego do Ouro, em Santos Dumont. O Coordenador do Departamento de Zoonoses e Combates às Endemias, Jader Antunes, disse que a prisão só foi possível devido às diversas denúncias que o Departamento recebeu. A ação foi acompanhada pela Policia Civil. 

Segundo Jader, o casal morava de aluguel e foi despejado pelo dono do imóvel, por deixar de pagar a locação por dois meses. Eles saíram, mas deixaram os cachorros para trás. Dos cincos cães, três eram filhotes, sendo que a mãe dos animais ficou abandonada na rua da casa. Nesse período, muitas denúncias foram feitas, já que a situação se estendia por cerca de 15 dias. 

Após receber a denúncia, o Departamento de Zoonoses foi até o local. Ao entrar na casa, com a permissão do proprietário, foi constatado que havia muitas fezes no ambiente, vasilhas ressecadas onde os cachorros teriam que beber água, sinal claro de que não eram usadas há algum tempo. 

Na terça-feira os agentes da Zoonoses foram até a casa da mãe do homem suspeito de cometer os maus-tratos, contudo foram informados que ele não se encontrava na residência. Em seguida, Jader conta que recebeu uma ligação anônima, informando que o homem estava de volta na casa alugada onde os cachorros estavam sendo mantidos.

De posse da informação, o os agentes junto com a Polícia Civil, se deslocou para o imóvel. Chegando lá, foi solicitada a entrada na casa para avaliar as condições dos animais, porém o homem não concedeu, informando que não possuía mais a chave da residência mesmo estando dentro dela. O homem disse que apenas sua esposa possuía a chave. Os policiais foram até o trabalho da esposa do rapaz e a levou até a casa em que estava seu marido para a mulher liberar o acesso à residência. 

Já no imóvel,  ela autorizou a entrada dos agentes e dos policiais, confirmando também que os cachorros pertenciam ao casal. Os dois suspeitos foram encaminhados à delegacia e em seguida para o presídio.  

Um laudo veterinário confirmou a veracidade dos maus-tratos. Os cachorros agora estão sob os cuidados do município e quando estiverem reestabelecidos serão colocados para adoção. 

Maus-tratos a animais é crime 

De acordo com a Agência Senado, a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998) prevê detenção de 3 meses a 1 ano e multa, além do aumento de um sexto a um terço nos casos da morte do animal. As penas de maus-tratos a cães e gatos variam de 2 a 5 anos de reclusão.

 

Fotos: Divulgação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário