Buraco na rua Guilherme de Castro atrapalha trânsito e causa revolta de moradores e comerciantes
Data de Publicação: 17 de fevereiro de 2022 11:11:00 Rua é a principal via que liga a Zona Sul ao centro da cidade. Situação está perto de completar sete meses de serviço inacabado e segue gerando transtornos
Por Peterson Escobar - Repórter
Há quase sete meses o mau cheiro, a sujeira e diversos outros inconvenientes passaram a fazer parte da vida de moradores e comerciantes na rua Doutor Guilherme de Castro, no centro de Santos Dumont. Um serviço iniciado pela Copasa em agosto de 2021 na rede de esgoto resultou em uma série de buracos e uma interdição parcial na principal via que liga a zona sul ao centro da cidade.
O buraco está localizado em frente à rua Capitão Fidélis, conhecida popularmente como "rua da biquinha". Nessa semana, a reportagem do Portal 14B esteve no local e conversou com pessoas que são afetadas diretamente pelo serviço inacabado. Um deles é Felipe Bezerra, proprietário da Mercearia Biquinha, que fica a poucos metros do buraco. Felipe iniciou o empreendimento há quase um ano e convive a maior parte desse período com um cenário que ele próprio avalia como de descaso.
"Além de sofrer com aquela quantidade de poeira quando cavaram o buraco, estamos convivendo com o problema dessa válvula que estoura direto. Toda vez que chove os dejetos saem para todo o lado, vaza tudo, não aguenta a quantidade de água pluvial das casas e da rede de esgoto que vem pelo mesmo lugar", disse.
Por ter que trabalhar com o público, a situação fica inconveniente tanto para o comerciante quanto para os clientes que vão até o local."Um cheiro horrível, a gente gasta demais com desinfetante mas não tem jeito. Não dá pra trabalhar com atendimento ao público com uma situação dessa. O sentimento é de revolta, uma falta de respeito com o ser humano. A Prefeitura tem que cobrar dessas empresas seja a Copasa seja terceirizada", desabafa.
Trânsito caótico em horário de pico
A situação é desconfortável e perigosa também para os motoristas. Além da abertura na rede de esgoto, há outros buracos no entorno do serviço que fazem com que os veículos desviem na contramão para fugirem de um eventual estrago. Em alguns minutos no local, a reportagem flagrou as manobras arriscadas dos condutores.
Como a rua Doutor Guilherme de Castro, para quem vem da Zona Sul, é a principal via de acesso ao centro da cidade, o movimento de veículos é intenso. Além de carros, motos e bicicletas, caminhões e ônibus também trafegam pela via, resultando em um trecho caótico, principalmente em horários de pico. Os moradores relataram pelo menos quatro batidas no local durante o período.
Gilberto Oliveira, conhecido como 'Barbacena', é proprietário há mais de 10 anos da Rei dos Pneus. O buraco em questão está localizado justamente na porta do estabelecimento do empresário, que se revolta com a situação.
"Isso aqui prejudica na entrada dos carros, às vezes o motorista tem que ir lá na frente fazer uma manobra. Pra sair, piorou 100%. Essa imundície aqui, quando chove muito a gente fica apreensivo com a água de esgoto. O mau cheiro, os dejetos, sete meses nessa situação é um absurdo. Fico com medo dessa água entrar aqui e me dar um prejuízo maior ainda", afirma.
O empresário conta que já tentou explicações na empresa, buscou ajuda de vereadores, no entanto, a situação parece longe de ter um desfecho favorável para a população. Em um momento de crise econômica, todo cliente perdido tem um peso dobrado no orçamento do trabalhador.
"Já perdi a conta de quantas vezes tentei ligar pra tentar resolver, não dá em nada. De vez em quando, vem o carro da Copasa, para aqui em frente e ainda impede os clientes de entrar no estabelecimento. Eles trazem uma máquina, ficam 40 minutos aqui, jogam areia e brita, mas a chuva leva tudo depois. O pessoal com pressa não vai esperar, pega e vai embora".
Senhor Wilmar Cipriano, de 73 anos, mora a vida inteira no local. O aposentado fez questão de falar com a reportagem.
"Além do mau cheiro que outras pessoas já contaram, quando passa um caminhão pesado trepida tudo aqui na minha casa. É sempre assim, eles mexem aí, mas a chuva leva tudo em seguida".
Copasa reconhece erros
Desde outubro de 2021, o vereador José Abud (PSL) cobra da Copasa a liberação de documentos referentes aos projetos da empresa e também o contrato de concessão firmado com a Prefeitura.
Em matéria publicada no início de fevereiro pelo Portal 14B, representantes da Copasa foram até a Câmara Municipal e reconheceram erros em projetos, perda de prazo e a insatisfação da população sandumonense em relação ao serviço prestado.
Sobre o caso do buraco na rua Dr. Guilherme de Castro, a gerente do sistema da Copasa na cidade, Vilma Aparecida, explicou que: "na rua Capitão Fidelis (Biquinha) a tubulação mista de água e esgoto proveniente da rede da rua Mário de Freitas tem causado grande transtorno à rede, com impactos sobre a rua Dr. Guilherme de Castro, parte mais baixa. Este é motivo das frequentes intervenções da empresa no local".
Questionado pelo vereador Keilon Mazilão (PSL), na época, sobre a placa da empresa que está há meses obstruindo o trânsito local, Vilma disse que aguarda por parte da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal uma solução para a situação da rua Mário de Freitas, para que a empresa possa concluir a pavimentação definitiva no trecho da Dr. Guilherme de Castro.
A Secretaria de Obras, por sua vez, informou que o serviço de correção na rede já foi realizado e que a Copasa já está liberada para finalizar o restante do trabalho.
Fotos e vídeos: Peterson Escobar

Vídeo: conheça o Condomínio Estrada Real em Santos Dumont
Portal 14B: Local tem acesso a facilidades como creche, posto de saúde, ônibus urbano, à BR-040 sem trânsito Saiba Mais +.webp?=2727951-2)
Fiéis celebram São Jorge nesta quarta-feira
Portal 14B: Em Santos Dumont, a comunidade dedicada ao santo fica no Bairro Quarto Depósito Saiba Mais +.jpg?=2727428-2)
Justiça condena MG e União a indenizarem famílias de Santos Dumont que tiveram crianças levadas à força para fora do Brasil
Portal 14B: Sentença acolheu apelação de mães e irmãos e condenou entes federativos ao pagamento de indenizações que somam quase R$ 2 milhões Saiba Mais +
Morre Alexandre Dimas da Silveira Souza em Santos Dumont
Portal 14B: Corpo de Alexandre será velado até as 15h desta quarta-feira (23), no Grupo Zelo Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|