Português (Brasil)

Falsa entregadora faz reconhecimento facial indevido de vítima em Santos Dumont; Polícia Militar orienta o que fazer para evitar golpes

Falsa entregadora faz reconhecimento facial indevido de vítima em Santos Dumont; Polícia Militar orienta o que fazer para evitar golpes

Data de Publicação: 3 de junho de 2026 11:39:00 Portal 14B: Vítima perdeu pelo menos R$ 5 mil em transações bancárias

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter... 


Uma mulher de 53 anos pode ter sido vítima do chamado golpe do "falso entregador" em Santos Dumont. Uma mulher que se passou por entregadora é acusada de ter feito fotos indevidas da vítima para posterior uso de reconhecimento facial. O caso aconteceu em maio. 

De acordo com o próprio relato da vítima aos policiais, uma mulher desconhecida compareceu à sua residência, no Bairro da Glória, vestida com um colete reflexivo na cor laranja e alegou realizar a entrega de uma encomenda em seu nome. De posse de um pacote contendo os dados pessoais da moradora, a suspeita informou que, para concluir a entrega, seria necessário realizar o reconhecimento facial da destinatária, procedimento que, segundo a suposta entregadora, fazia parte do protocolo da empresa.

A vítima informou que a mulher realizou três fotografias de seu rosto e, após cerca de 40 minutos, retornou ao local para efetuar a entrega do pacote, que continha uma panela de pressão.

No dia seguinte, a moradora foi surpreendida com diversas tentativas de compras indevidas em seu cartão bancário, que, até o momento, somam aproximadamente R$ 5.000,00. Em contato com a instituição financeira, a mulher foi informada de que compras online haviam sido autorizadas mediante utilização de reconhecimento facial compatível com sua imagem, levantando a suspeita de que as fotografias obtidas pela suposta entregadora tenham sido utilizadas para a prática criminosa.

Polícia Militar orienta população contra golpes na cidade

Ao Portal 14B, o capitão da Polícia Militar, Christian Victorino, alertou a população para situações que possam culminar em golpe.

"É preciso ter muito cuidado. Nós estamos agora com essa questão do cadastro imobiliário no município e pode ser que alguém se aproveite dessa ideia, se passe por um agente, e aí entre na residência, observe a casa, pegue dados", afirmou.

O militar ainda fez questão de deixar orientações de como agir em caso de suspeita e ressaltou para que os moradores desconfiem sempre de situações que fogem da rotina.

"Hoje com a questão da tecnologia, os infratores apelam para dois fatores principalmente: ambição e medo. Primeiramente, ele fazem a proposta de ganho, prêmios, ação na justiça para receber, eles apelam para esse lado da ambição do ser humano. Na outra, eles apelam pro medo, pra ameaça, citando alguma organização criminosa pra deixar a pessoa com medo. Então a gente pede para as pessoas desconfiarem e não realizarem transações naquele momento de tensão, que vá pessoalmente no banco, que faça o contato diretamente com os advogados porque nós temos diversas modalidades", afirmou Victorino.

A PM pode ser acionada diretamente pelo número 190. A ocorrência foi registrada e encaminhada à Polícia Civil, que dará prosseguimento às investigações.

 

Foto: Reprodução

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário