Cidade em foco
22 de maio de 2026
|
|
Por Rodrigo Sá - Colunista...
Avanço Importante

Diretores da MRS Logística, acompanhados do prefeito Pacífico Júnior e do deputado Luiz Fernando, estiveram hoje (dia 22) na estação ferroviária acompanhando os trabalhos de sondagem do solo visando início das obras de construção de via ligando a estação ao bairro Graminha, que já vem recebendo as cancelas automáticas na PN, importantes para a segurança de pedestres e motoristas.
Estas obras estão sendo aguardadas há décadas pela população e agora, com a união do prefeito com o deputado, estão bem próximas de serem realizadas.
Tanto a MRS Logística, quando o DNIT e o Ministério dos Transportes estão unidos com o município para retirarem todos os entraves burocráticos que vinham impedindo a obra.
Confusão Política
As últimas semanas foram marcadas por fortes embates políticos na cidade e por acusações pesadas entre diferentes correntes políticas, que, no fim, em nada contribuem para o desenvolvimento do município.
Precisamos de um pouco mais de bom senso e de lideranças com espírito conciliador, para que a união prevaleça na luta por melhorias e avanços em nossa ‘querida Santos Dumont’.
Não podemos jamais nos esquecer de que adversários políticos não são inimigos...
Copa Cultura

Tem sido grande a presença de público nos jogos da Copa Cultura, comprovando, mais uma vez, a força desta tradicional competição em nossa cidade.
Com boa organização, apoio do poder público e colaboração da torcida, o sucesso da competição está garantido.
Mudanças no Trânsito

A presença de engenheiros de trânsito na cidade, na última terça-feira, reacendeu as esperanças da população com relação às esperadas e necessárias intervenções no trânsito do município, principalmente no Centro e nas principais vias dos bairros.
O grande volume de veículos, a falta de infraestrutura das ruas e a sinalização mal planejada formam a combinação perfeita para congestionamentos, falta de vagas e confusão nos cruzamentos de maior movimento.
Transtornos

Falando em trânsito, moradores da Rua Professora Miquita Horta, na Graminha, estão indignados com a falta de providência quanto ao recorrente estacionamento de caminhões e carretas na referida via. A rua é estreita e vem sendo utilizada como estacionamento de veículos de grande porte, ocasionando transtornos no trânsito e prejuízos aos moradores, que constantemente têm suas calçadas quebradas por veículos que precisam avançar sobre o meio-fio devido à dificuldade de acesso; além de ficarem sem coleta de lixo, pois o caminhão não consegue entrar na rua.
Um protocolo neste sentido foi feito na Secretaria de Transportes e Trânsito em abril, mas até o momento sem resposta.
Recadastramento
Um recadastramento de todos os jazigos e túmulos perpétuos do ‘Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida’ está sendo realizado pela Prefeitura com o objetivo de organizar o cadastro e identificar quais sepulturas possuem proprietários e quais foram abandonadas.
Após esse levantamento, o correto seria a publicação de um edital convocando todos os proprietários para identificar quem realmente tem interesse em manter os túmulos e, a partir daí, reorganizar aquele espaço.
Taxa Devida
Em minha opinião, os proprietários deveriam passar a contribuir anualmente com uma taxa, mesmo que simbólica, como acontece em cemitérios mundo afora.
Com isso, o município teria mais fôlego para manter, ou até terceirizar, a manutenção daquele espaço como ele merece.
Recadastramento Imobiliário
O município deve providenciar também o recadastramento imobiliário de toda a cidade, já que a maioria dos imóveis não está com seus registros devidamente atualizados junto ao cadastro municipal.
A maioria dos prefeitos evita esse tipo de medida por medo de rejeição política, abrindo mão de receitas que poderiam contribuir com o desenvolvimento da cidade, em troca de simpatia política capaz de garantir votos em uma possível reeleição.
Questão de responsabilidade e capacidade administrativa!
Tim Maia

Está marcado para o dia 30 de maio o “Especial Tim Maia”, promovido pelo músico Igor Novaes. Reservas de convites e mesas pelo telefone 9 9900-8763.
Tour pela França

A família Sá Freitas está fazendo um tour pelos principais destinos turísticos da França. O casal Sérgio Osório e Franciane de Sá Freitas, acompanhado do filho João Victor, foram até Toulouse visitar a filha Maria Fernanda, que atualmente advoga para a Airbus.
Além de matarem a saudade, aproveitaram para conhecer ainda mais aquele aprazível país europeu.
Bodas de Ouro

O casal de amigos Luiz Raimundo Emídio e Cibele comemorou, na última semana, 50 anos de uma feliz união, data bastante celebrada por eles, pela filha Tatiana e pelo neto Artur.
49 Anos Juntos

Já Dr. Pacífico e Dra. Silvia Rocha Jorge Estites, comemoraram 49 anos de casamento, iniciando a contagem regressiva para as Bodas de Ouro em 2027.
Encontro

Carlos Abel e Cláudia Rocha; Valéria e Valter Barbosa se reuniram na última semana para colocar o papo em dia em uma agradável noite no “Agridoce Bistrô”.
Aproveitaram também para brindar seus aniversários de casamento: Abel e Cláudia comemorando 33 anos juntos; Valtinho e Valéria, 34 anos de união.
Entre Amigos

Registro de um encontro com os amigos Pedro Carlos Ladeira e Claudio Volpe no agradável “Café da Lourice”, no Shopping Campos Henriques.
O primo Fernando Sá também participou do aprazível encontro (saiu antes da foto), onde foram discutidas maneiras de promover um grande evento beneficente na cidade.
Fiscalização
Não sei como, mas a Prefeitura precisa urgentemente recompor seu quadro de fiscais para conseguir fazer cumprir o Código de Posturas do Município.
Atualmente, a cidade conta com apenas um fiscal em seu quadro, número insuficiente para atender um município com quase 45 mil habitantes.
Interferência
No mínimo estranho o posicionamento do vereador de Juiz de Fora, Melo Casal, sobre os problemas ocorridos na Câmara de Santos Dumont, questões tratadas dentro do Regimento Interno da Casa e decididas democraticamente em plenário.
É claro que o desfecho não foi o ideal, afinal, sempre um dos lados acaba desapontado, mas isso faz parte do processo legislativo.
Estranho é um vereador “meter o bedelho” na casa dos outros ao mesmo tempo em que, em sua própria cidade, existem tantos problemas acontecendo.
São em momentos como este que vemos a confusão entre política e politicagem.
Vila dos Puris
A Prefeitura precisa elaborar um projeto de urbanização para a ‘Vila dos Puris’, localidade que há tempos sofre com o esquecimento do poder público.
Localizada praticamente no Centro da cidade, entre a Graminha e o Belvedere, a ‘Vila dos Puris’ necessita de calçamento, melhorias na iluminação pública e da instalação de um espaço de convivência para os moradores.
Asfaltamento

Muito esperada a confirmação do asfaltamento da Rua Cel. Severiano Rezende, conhecida como “Morro da CBCC”.
O local é atualmente pavimentado com bloquetes, mas a base encontra-se deteriorada e o atual calçamento já não suporta o intenso tráfego de veículos pesados que passam diariamente pela via.
A obra terá custo estimado em cerca de R$ 1,3 milhão, valor que será custeado por meio de recurso viabilizado pelo deputado federal Luiz Fernando Faria.
Bloquetes Aproveitados
Durante o anúncio da obra, feito pelo prefeito Pacífico no último domingo, quando esteve no local acompanhado dos vereadores de sua base na Câmara, o chefe do Executivo informou que os bloquetes retirados da Severiano Rezende serão reaproveitados para calçar ruas que necessitam de urbanização no município.
Ou seja: além do benefício direto àquela via, o recurso acabará beneficiando, de forma indireta, diversas outras ruas da cidade.
Viaduto

A Prefeitura já estuda também medidas voltadas à urbanização do viaduto que liga o Centro à Rua Severiano Rezende.
A princípio, além da recuperação do pavimento, deverá ocorrer uma reformulação em todo o sistema de iluminação, pintura geral e tentativas de conter as infiltrações de água, recorrentes no local.
Dumont Burguer

O Villa Gourmet, com o ‘Dumont nas Alturas’, foi o grande vencedor do Dumont Burguer, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Santos Dumont. Bulky’s e Silveriu’s completaram o pódio ocupando a segunda e terceira colocações.
Este foi mais um evento de grande sucesso promovido pela ACE. Deixo aqui meus parabéns à presidente Jaqueline Guilarducci, ao diretor executivo Luís André Silveira e a todos os diretores e apoiadores por presentearam nossa cidade com este evento que movimenta a economia, incentiva os comerciantes e aguça os consumidores.
Mérito em Equipe

Daniel Volpe, proprietário do Villa Gourmet, fez questão de dividir o mérito da conquista com toda sua equipe e clientes, afirmando que um reconhecimento como este é o combustível que eles precisam para continuarem trabalhando e aprimorando as técnicas culinárias para que o público seja cada vez mais bem atendido.
Comércio Aquecido
Bom destacar alguns números obtidos com o ‘Dumont Burguer’. Durante os 30 dias do festival, foram comercializados mais de 4.200 hambúrgueres exclusivos do evento, com faturamento direto aos participantes superior a R$ 170 mil; e considerando o efeito multiplicador econômico, aplicado pela ABRASEL, estima-se que o evento tenha movimentado cerca de R$ 620 mil na cadeia produtiva local, beneficiando diversos segmentos do comércio.
A direção da ACE fez um agradecimento especial ao governo municipal pelo importante apoio, e já espera novamente incentivo do poder público para a realização do Fest Buteco, evento que tem um potencial ainda maior de movimentação com o nosso turismo e a economia local.
ADESAN

Importante destacarmos o trabalho que a ADESAN vem desempenhando em nosso município, elaborando projetos de desenvolvimento econômico e culturais; além de atuar em parceria com a ACE/CDL e com a Prefeitura Municipal em busca do progresso de nossa cidade.
O presidente André Palmieri, com apoio de sua diretoria, vem tendo participação na maioria das ações culturais e econômicas do município, mostrando que a juventude aliada à competência e vontade de realizar sempre trazem bons resultados.
Na foto, André com a presidente da ACE/CDL, Jaqueline Guilarducci, durante encerramento do ‘Dumont Burguer’, mais um evento que teve importante participação da ADESAN.
Canto das Asas

Aconteceu no dia 20 de maio, na Galeria ‘Odilon Guerra’, no Roda Viva, a apresentação do projeto musical ‘Canto das Asas’, promovido por Letícia Faria.
Foi grande a presença do público, que elogiou muito a iniciativa e já pede novos eventos na Galeria ‘Odilon Guerra’.
Bom Despacho

O vídeo mostra o orgulho que os moradores têm pela sua terra natal, um carinho que muitas vezes sentimos falta dos sandumonenses com a nossa cidade. Aqui é raro vermos as pessoas ressaltando as belezas e qualidades de nossa terra, sendo mais comum críticas, reclamações e busca com lupa dos problemas que temos, e que muitas vezes são encontrados em praticamente todas as cidades deste país.
Uma pena...
Venda de Imóvel

Com anuência do Egrégio Conselho, o Hospital Misericórdia vai vender aquele prédio ao lado do antigo Clube Palmirense, onde ficava o Hotel Elite.
Com 3 pavimentos, o prédio abriga no térreo a tradicional Padaria Primor, e nos andares superiores fica um alojamento utilizado por médicos estagiários e algumas salas comerciais.
Com o recurso arrecadado, o Hospital pretende ter um respiro financeiro e dar seguimento ao inquestionável bom trabalho que vem sendo executado naquela casa de saúde.
Decisão Final
Em decisão final, a juíza Valéria Possa Dornellas, da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Santos Dumont, encerrou a pendenga sobre a sucessão da Mesa Diretora da Câmara Municipal, mantendo a decisão do plenário que elegeu Luciano Gomes para o cargo de presidente até 31 de dezembro de 2026.
Em sua decisão, a magistrada afirma que ‘...tendo o procedimento adotado pela maioria dos vereadores respaldo em dispositivos regimentais, não cabe ao Poder Judiciário sobrepor-se à deliberação do Plenário para impor uma solução diversa. Desta feita, a ausência de um direito pré-constituído, claro e indiscutível impede a concessão da segurança’.
Pesar I

Com pesar recebemos a notícia do falecimento do Sr. Cleto José Pereira, aos 97 anos. Cleto era pessoa muito conhecida em nossa cidade e fez história no comércio local, inclusive sendo homenageado pelo Portal 14B com o troféu ‘Ícone Sandumonense’ por ter mais de 50 anos de história com o Cleto Gás.
Aos familiares, nossos sinceros votos de pesar.
Luto II

Outra notícia bastante sentida em nossa comunidade foi o falecimento da Sra. Eneida de Farias Salvador, pessoa bastante estimada por todos que conviveram com ela.
Aos familiares, nossas condolências.
Família Pedro

Registro histórico da família Pedro, uma das mais tradicionais de nossa cidade. A foto, do arquivo do Jornal Mensagem, reúne José Antônio, Marcos Barreto, Soraya, José Pedro, dona Hermínia, Martha e Eduardo Pedro, em evento realizado no Foro de Juizado Especial.
Baile das Mães

Registro do casal Claudiney Rezende e Poliane Schiavo curtindo o elogiado Baile das Mães no Cabangu Campestre Clube.

Aniversariantes
Um abraço aos aniversariantes:

Aline da Silva Costa – dia 24

Sérgio Róscoe - dia 26

Wilma Evaristo - dia 26

Rosana Amaral - dia 26

Marcus Guerra - dia 27

Leonardo Maini - dia 27

Leandro Fontainha Ribeiro - dia 27

Tânia Lucia Cunha - dia 27

Maria Inês – dia 27

Giovane Viana - dia 28

Aleksandra Fernandes - dia 28

Conrado Luciano - dia 28

Dagmar Novaes - dia 28

Fabricia Couri - dia 30








