Português (Brasil)

Parlamento Jovem de Minas é lançado em Santos Dumont com tema sobre “Inclusão da pessoa com deficiência e com neurodivergência”

Parlamento Jovem de Minas é lançado em Santos Dumont com tema sobre “Inclusão da pessoa com deficiência e com neurodivergência”

Data de Publicação: 17 de abril de 2026 17:41:00 Portal 14B: Evento foi realizado na Câmara Municipal, nessa quinta-feira (16), e contou com a presença do prefeito Pacífico Júnior

Compartilhe este conteúdo:

 Por Isabella Sad - Repórter...

 

O Parlamento Jovem de Minas (PJ MInas) foi lançado em Santos Dumont, nessa quinta-feira (16), em um evento realizado na Câmara Municipal. Em 2026, o projeto tem como tema a “Inclusão da pessoa com deficiência e com neurodivergência”

“É um tema muito importante que eles (estudantes) vão poder debater e aprender sobre e ver ao redor deles, trazer as vivências deles, ver exatamente o que a nossa cidade precisa, o que o nosso estado precisa e o que pode ser melhorado através deles (jovens)”, disse Evellin de Souza Silva, coordenadora do Parlamento Jovem em SD.

Segundo a coordenadora, o PJ deste ano conta com a participação de mais de 50 estudantes do ensino médio e prevê encontros semanais dos jovens até o mês de setembro.

“O Parlamento Jovem acontece em formato de oficinas, algumas dinâmicas, outras mais voltadas para o estudo. Então, vai ser uma coisa mais de debate, onde eles vão ter a oportunidade de ver no centro mesmo do problema, principalmente aqui em Santos Dumont”, explica Evellin sobre os próximos passos do PJ.

Para Gabrielly Souza Mendes, estudante do 1º ano da Escola Estadual Padre Antônio Vieira, participar do Parlamento Jovem é ter mais conhecimento sobre política e vivenciar novas experiências.

“Eu sou uma pessoa que tem muito interesse em política, gosto muito de estudar, falar sobre política. A questão do tema esse ano é muito importante, porque acredito que muitas pessoas já presenciaram algum tipo de preconceito com pessoas neurodivergentes e pessoas com deficiência. Eu mesma já presenciei uma situação desse tipo. Eu acho muito importante discutir sobre isso, salientar o fato de ter o respeito, a empatia”, declarou.

Além dos estudantes, o lançamento do PJ Minas na cidade contou com a presença dos vereadores, secretários municipais, Polícia Militar e do prefeito Pacífico Júnior.

“A gente sabe que vocês são o futuro e isso não é demagogia, isso é a lógica da vida. Então, amanhã ou depois, são vocês que estarão tendo que fazer isso aqui. E a gente espera que, com isso, vocês já cheguem aqui preparados, sabendo a responsabilidade que é estar aqui nessa Câmara, ou na Câmara dos Deputados, enfim, ou no Poder Executivo”, afirmou o prefeito Pacífico.

Durante a sessão, aconteceu também a entrega dos certificados aos estudantes que participaram do projeto em 2025, que teve como tema “Juventude e direitos culturais”. 

PJ Minas

O projeto é desenvolvido em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e tem como objetivo promover a formação política e cidadã dos estudantes, com incentivo ao protagonismo juvenil e à participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Fotos: Isabella Sad

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário