Português (Brasil)

Descontinuação na produção nacional de insulina afeta abastecimento em Santos Dumont, diz Secretaria de Saúde

Descontinuação na produção nacional de insulina afeta abastecimento em Santos Dumont, diz Secretaria de Saúde

Data de Publicação: 17 de abril de 2025 11:40:00 Portal 14B: Pasta informa que mantém diálogo constante com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e com o Ministério da Saúde para resolver o problema

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação...

Na noite dessa quarta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota que presta esclarecimentos sobre o desabastecimento de insulina na rede pública de saúde em Santos Dumont. Segundo a pasta, a situação tem origem na baixa da produção nacional dos frascos, além de problemas nas entregas.  

"Infelizmente, temos enfrentado dificuldades no fornecimento regular das insulinas NPH e Regular, provocadas por falhas na distribuição por parte do Governo do Estado, que por sua vez depende do repasse realizado pelo Ministério da Saúde. A situação tem sido relatada em diversas regiões de Minas Gerais e decorre da descontinuação da produção nacional de frascos de insulina, além de atrasos na entrega de novos lotes. Ressaltamos que essa escassez não se limita à rede pública: também foi constatada a falta do medicamento nas farmácias particulares, dificultando ainda mais o acesso da população à insulina", diz trecho da nota. 

A secretaria informou ainda que está em constante diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e com o Ministério da Saúde cobrando providências urgentes para regularizar o bastecimento deste medicamento essencial.

"Compreendemos plenamente a gravidade da situação e os transtornos causados aos pacientes diabéticos, que dependem da medicação para o controle da glicemia e a manutenção de sua saúde.Reforçamos que nossa equipe está à disposição para prestar informações e orientações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Contamos com a compreensão de todos e reafirmamos nosso compromisso com a saúde da população".

Confira a nota na íntegra

"A Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a atual situação de desabastecimento de insulina em nossa rede pública de saúde.

Infelizmente, temos enfrentado dificuldades no fornecimento regular das insulinas NPH e Regular, provocadas por falhas na distribuição por parte do Governo do Estado, que por sua vez depende do repasse realizado pelo Ministério da Saúde. A situação tem sido relatada em diversas regiões de Minas Gerais e decorre da descontinuação da produção nacional de frascos de insulina, além de atrasos na entrega de novos lotes.

Ressaltamos que essa escassez não se limita à rede pública: também foi constatada a falta do medicamento nas farmácias particulares, dificultando ainda mais o acesso da população à insulina.

Compreendemos plenamente a gravidade da situação e os transtornos causados aos pacientes diabéticos, que dependem da medicação para o controle da glicemia e a manutenção de sua saúde.

Reforçamos que nossa equipe está à disposição para prestar informações e orientações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Seguimos em diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Ministério da Saúde, cobrando providências urgentes para regularizar o abastecimento deste medicamento essencial.

Contamos com a compreensão de todos e reafirmamos nosso compromisso com a saúde da população".

 

Foto: Reprodução Portal 14B

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário