Português (Brasil)

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: Agentes Comunitários de Saúde passam por capacitação

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: Agentes Comunitários de Saúde passam por capacitação

Data de Publicação: 25 de março de 2025 16:35:00 Portal 14B: Capacitação foi ministrada pela coordenadora da Vigilância em Saúde, Odinéia Amorim

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação...

Nessa segunda-feira (24), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram de uma capacitação essencial sobre a doença, ministrada pela coordenadora da Vigilância em Saúde, Odinéia Amorim. Os agentes são os profissionais que atuam na linha de frente do atendimento à população.

A tuberculose continua sendo um grande desafio de saúde pública, e o conhecimento atualizado permite que os agentes identifiquem precocemente sinais e sintomas, orientem a comunidade sobre prevenção e incentivem o diagnóstico e o tratamento adequado.

"Dessa forma, fortalecemos a atenção primária e garantimos um cuidado mais efetivo para a população, contribuindo para a redução da transmissão e o controle da doença", destacou a Vigilância em Saúde.

Como saber se estou com tuberculose?

De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer pessoa que apresente tosse persistente por duas a três semanas ou mais, com ou sem catarro, deve ser considerada um sintomático respiratório e investigada para tuberculose. Além da tosse, outros sinais e sintomas incluem:

- Falta de apetite
- Perda de peso
- Dor torácica
- Falta de ar (dependendo da gravidade do acometimento pulmonar)
- Febre no final do dia (vespertina)
- Cansaço

A identificação precoce e o tratamento adequado são essenciais para interromper a cadeia de transmissão da doença. Se você ou alguém próximo apresentar esses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima para avaliação e orientações.


 

Fotos: Divulgação Prefeitura

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário