Português (Brasil)

Quaresma: fiéis compartilham como substituem a carne durante o período

Quaresma: fiéis compartilham como substituem a carne durante o período

Data de Publicação: 25 de março de 2025 11:29:00 Portal 14B: Alimentos ricos em ferro, proteína e vitamina B12 devem ser as principais escolhas dos fiéis que fazem penitência da carne vermelha

Compartilhe este conteúdo:

Por Emylle Lopes - Estagiária sob supervisão de Peterson Escobar... 

 

 

Dona Maria Imaculada cumpre a penitência de não consumir carne vermelha durante os 40 dias que antecedem a Páscoa. Há seis anos, a dona de casa mantém esse compromisso, que, para ela, vai além de uma simples mudança alimentar: é um ato de fé.

 “Logo que inicia a Quaresma, depois da Quarta-feira de Cinzas, eu já faço a penitência do jejum, e eu fico os 40 dias me penitenciando da carne”, afirma.

Camila Aparecida também segue essa tradição familiar, mas praticando a abstinência de carne somente às quartas e sextas-feiras. Para ela, a carne vermelha não faz tanta falta, já que consegue substituir por outros alimentos.

 “De uns cinco anos pra cá, quando eu comecei a entender mais sobre a Igreja, eu comecei a fazer todos os anos (...) no lugar da carne, eu coloco o ovo sempre, e eu não sinto falta. Eu só coloco o ovo mesmo na refeição, que é em toda quarta-feira e na Sexta-feira Santa.”

O catequista Cláudio Dornelas reforça que a Igreja recomenda a abstinência de carne apenas na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Nos outros dias, a penitência alimentar é uma escolha pessoal de cada fiel, conforme a tradição religiosa.

 “Penitência é o momento de reconhecer os nossos pecados. No período quaresmal, somos chamados não apenas à penitência, mas também à oração, ao jejum e à esmola, preparando-nos para a Páscoa do Senhor”, completa.

Apesar da tradição ser carregada de simbologia, é necessário manter a atenção quanto ao risco de uma alimentação desequilibrada e pobre em nutrientes durante esse período. A nutricionista Eduarda Savino alerta que a retirada da carne sem uma devida substituição pode acarretar em déficits nutricionais importantes.

“Se a gente não fizer a substituição de forma correta, tirando a carne da alimentação, podemos ter algumas deficiências nutricionais, como deficiência de proteína, de ferro, de vitamina B12… Então, é importante colocar boas opções no dia a dia para evitar esse déficit.”

Para garantir que o organismo receba todos os nutrientes essenciais, é fundamental diversificar a alimentação durante esse período. 

"Pra suprir essa deficiência a gente pode substituir a carne vermelha pelo peixe, que também é uma fonte de proteína, pelos ovos, o leite também e derivados do leite. Os laticínios são boas opções também, porque são uma boa fonte de proteína", Eduarda completa. 

Gestantes, crianças e idosos devem ter atenção caso façam a penitência, já que o organismo desses grupos precisa ainda mais de nutrientes, especialmente de ferro. 

Maria Imaculada segue fielmente essas orientações, garantindo que a dieta continue equilibrada e saudável, mesmo durante o período de abstinência da carne vermelha.

 
Imagens: Isabella Sad
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário