Levantamento de Universidade reúne mais de 7 mil bens culturais de Alberto Santos Dumont
Data de Publicação: 24 de março de 2025 15:20:00 Portal 14B: Desenhos, maquetes, fotografias e demais registros produzidos pelo inventor foram reunidos e analisados por advogado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Por Jéssica Fernandes - Campo Grande News...
Pesquisa realizada na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) reuniu mais de 7,2 mil bens culturais legados por Santos Dumont. O levantamento inédito foi feito pelo advogado especialista em direitos autorais e Doutor Honoris Causa pela universidade, Pedro Machado Mastrobuono.
Pedro Machado deu início ao levantamento durante o pós-doutorado em Antropologia Social, que foi concluído na UFMS no último ano. O material relacionado ao aviador estava disperso em dezenas de acervos públicos e privados no Brasil e no exterior.
Como resultado do seu esforço, documentos, desenhos, maquetes, fotografias e demais registros produzidos pelo inventor foram reunidos, organizados e analisados sob uma abordagem antropológica.
Achados inusitados
Durante o trabalho, o advogado encontrou fatos inusitados sobre a vida de Santos Dumont. Ele expõe um dos mais surpreendentes.
“Um deles é quase anedótico: ele é considerado em Paris como o inventor do delivery. Isso porque, ao se preparar para seus voos de balão, costumava encomendar refeições sofisticadas em um restaurante de renome para que fossem entregues antes de suas decolagens”, conta.
Além dessa curiosidade, uma outra revelou um traço notável da personalidade do aviador. Santos Dumont, segundo ele, teve uma atuação precursora na defesa do meio ambiente cultural e natural.
“Em uma visita ao Paraná, Santos Dumont conheceu as Cataratas do Iguaçu, primeiramente pelo lado argentino e, em seguida, pelo lado brasileiro. Ao perceber que aquele território extraordinário estava sob propriedade privada, ele ficou profundamente incomodado. Cancelou compromissos e seguiu, a cavalo, até a sede do governo do estado — então chamado de Presidência do Paraná — para convencer o presidente da província a desapropriar a área e criar ali um parque público de visitação”, explica.
Processo da pesquisa
O advogado relata como surgiu a motivação para o trabalho e sua experiência anterior nessa linha de pesquisa. “A motivação para essa pesquisa nasceu da minha experiência anterior na elaboração de catálogos raisonné, que são reconhecidos como os registros científicos mais completos da produção de um artista. Tive o privilégio de desenvolver dois dos cinco catálogos raisonné existentes no Brasil”, diz.
Os dois mencionados são sobre Alfredo Volpi, por meio do Instituto Alfredo Volpi de Arte Moderna, e o de Leonilson. No primeiro, foram organizadas 4 mil obras e, no segundo, aproximadamente 2,6 mil.
O museólogo já sabia que o acervo de Santos Dumont era bastante disperso, incluindo plantas, desenhos, maquetes, documentos, correspondências, fotografias pessoais e registros de voos. Para o levantamento, ele utilizou a metodologia do catálogo raisonné, que se mostrou aplicável ao legado do aviador.
“A surpresa maior foi o volume encontrado: enquanto esperava reunir algo em torno de mil bens culturais, acabei identificando um total de 7.280 itens, distribuídos por 23 acervos diferentes — públicos, privados, nacionais e internacionais. O resultado evidencia não só a grandiosidade do legado de Santos Dumont, mas também o potencial de utilização dessa metodologia em outros campos da história e da cultura”, destaca.
Pesquisa - De acordo com ele, as etapas do trabalho seguiram uma metodologia precisa, sendo a primeira a do levantamento bibliográfico. O advogado comprou toda a bibliografia disponível do inventor e deu início a um mapeamento minucioso de tudo que já havia sido citado nas obras impressas como parte do seu legado.
“No caso de Santos Dumont, o equivalente foi mapear os documentos que mencionam seus projetos, aviões, experimentos, materiais e redes de contato”, detalha.
Na segunda fase, o pesquisador entrou em contato com as instituições que constavam nos arquivos bibliográficos. “Era fundamental identificar o que já havia sido digitalizado, o que poderia ser acessado remotamente e o que exigiria visita presencial. Vale lembrar que os acervos estão espalhados por 23 instituições, tanto no Brasil quanto no exterior”, explica.
Na terceira etapa, Pedro Machado passou a obter a efetivação do material digital. Como a maioria dessas imagens estava em baixa qualidade, ele negociou com as instituições o envio delas em alta qualidade. O levantamento também envolveu a criação de um banco de dados estruturado com registros técnicos das imagens correspondentes.
No momento final da pesquisa, foram feitas visitas presenciais. “Aquilo que não pôde ser acessado digitalmente precisou ser consultado in loco. Nesses casos, fiz pessoalmente tanto o preenchimento das fichas catalográficas quanto o registro fotográfico das peças, garantindo a completude do banco de dados e a padronização das informações”, comenta.
Com esse trabalho, o advogado espera incentivar novos estudos sobre Santos Dumont. O banco que reúne bens culturais do aviador facilita o acesso ao acervo por parte dos pesquisadores.
Foto: Reprodução

"Léo e Bia": apresentação de peça de teatro acontece na Praça Cesário Alvim na noite desta sexta-feira
Portal 14B: Espetáculo com entrada franca está programado para começar às 19h Saiba Mais +.jpeg?=2687565-4)
Dona Matilde é homenageada em evento que valoriza mulheres no samba
Portal 14B: Evento foi realizado pelo Coletivo Ponto do Samba na noite dessa sexta-feira (21), no Centro Cultural Saiba Mais +
Amanda de Souza Miranda assume Departamento de Cultura em Santos Dumont
Portal 14B: Amanda é licenciada em música e acumula atuação em projetos no município Saiba Mais +
Grande Roda de Choro Regional abre inscrições para músicos
Portal 14B: As inscrições podem ser feitas até 14 de abril. Evento está agendado para o dia 27 de abril, na Praça Cesário Alvim Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|