Português (Brasil)

Março Lilás: Secretaria de Saúde realiza ações de conscientização sobre prevenção do câncer do colo do útero

Março Lilás: Secretaria de Saúde realiza ações de conscientização sobre prevenção do câncer do colo do útero

Data de Publicação: 20 de março de 2025 11:26:00 Portal 14B: Segundo o secretário da pasta, a iniciativa busca reduzir os índices da doença

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação...

Para celebrar o chamado 'Março Lilás', mês de conscientização sobre a prevenção do câncer do colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu ações para sensibilizar a população em relação à importância do diagnóstico precoce e das medidas preventivas a serem tomada quanto a doença em Santos Dumont.

Uma das primeiras medidas da pasta foi a decoração de ambientes frequentados pelas mulheres com o intuito de tornar o espaço mais acolhedor para quem busca o atendimento na área da saúde no município e disponibilizar panfletos com informações sobre a doença.

“É fundamental criar um ambiente propício para que as mulheres se sintam confortáveis e entendam a importância da prevenção”, ressaltou Aila Gomes, coordenadora da Saúde da Mulher.

Aila também enfatizou a necessidade de ampliar a disseminação de informações sobre o câncer do colo do útero. 

“Mesmo com o acesso à internet, muitas mulheres ainda desconhecem a importância do exame preventivo ou não têm acesso a ele. Precisamos reforçar essa conscientização para salvar vidas”, conclui a coordenadora.

Para Valter Barbosa, secretário de Saúde, essa iniciativa das profissionais do setor busca reduzir os índices da doença e incentivar a prevenção como principal ferramenta na luta contra o câncer do colo do útero.

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero é um dos principais responsáveis por óbitos relacionados a câncer entre as mulheres. A principal causa é a infecção persistente por determinados tipos do Papilomavírus Humano (HPV), um vírus sexualmente transmissível. A transmissão ocorre pelo contato sexual, mas também pode acontecer pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, como no caso de verrugas genitais.

Estudos indicam a existência de mais de 200 tipos de HPV, sendo que os tipos 16 e 18 são os mais agressivos e responsáveis por grande parte dos casos de câncer de Colo de Útero. A infecção, quando não tratada, pode evoluir para lesões pré-cancerosas e, posteriormente, para o câncer. Por isso, a realização periódica do exame preventivo Papanicolau é essencial para detectar alterações precoces e garantir o tratamento adequado.

Além do exame preventivo, a vacinação contra o HPV é outra medida fundamental na prevenção da doença. Disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e no setor privado, sem restrição de idade, a vacina protege contra os tipos mais perigosos do vírus.

 Fotos: Divulgação Prefeitura

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário