Português (Brasil)

Ataques de Abelhas preocupam moradores da Rua Isa, bairro São Sebastião

Ataques de Abelhas preocupam moradores da Rua Isa, bairro São Sebastião

Data de Publicação: 26 de fevereiro de 2025 16:42:00 Portal 14B: o enxame vem atacando moradores e invadido residências

Compartilhe este conteúdo:

 Por Marco Evvangelista - Jornalista da RMJ (Canal 1/Portal 14B)... 

Moradores da Rua Isa no bairro São Sebastião têm convivido com uma preocupação diária a mais de dois anos: Uma colmeia se instalou em um dos postes da rua e vem gerando preocupação com ataques dentro das residências. Relatos de pessoas que moram próximas a` colmeia, dão conta de que, principalmente a` noite, quando se acendem as luzes das residências, elas entram e atacam as pessoas. “Temos que evitar acender as luzes dentro de casa pra não atrair os insetos. Reunião de amigos, festas de aniversários, nem pensar... As abelhas ficam ouriçadas e atacam.”, relata o aposentado Ailton Aparecido Alves.

Ainda de acordo com Ailton, vizinhos já fizeram reclamações a` Cemig para que alguma providência fosse tomada, ja´ que a empresa fornecedora de energia elétrica e´ a única com habilitação para manusear a fiação elétrica dos postes, mas nenhuma providência foi tomada no sentido de retirar a colmeia e transporta-la para um habitat mais seguro e longe da área urbana.

O que diz a defesa civil

Em contato com a defesa civil de Santos Dumont, o responsável pelo setor, Dirceu Rodrigues, nos disse que esteve no local e constatou a situação de risco dos moradores. A reportagem fez questionamentos sobre quais providências seriam tomadas para erradicar o perigo existente no local e Dirceu pôde apenas passar orientações às pessoas próximas ao enxame quanto aos cuidados para que não se tornassem alvos de picadas dos insetos, mantendo sempre uma distância segura. Perguntado sobre a retirada da colmeia do poste, a defesa civil explicou “que o poste é uma propriedade da Cemig e somente eles possuem habilitação técnica capaz de acessar o local sem o risco de choque”, explicou Dirceu.

O que diz a Cemig

Em contato com a assessoria de comunicação da Cemig, a reportagem obteve a informação de que não havia nenhuma reclamação registrada com relação ao fato mencionado pelo Portal 14B, orientando os moradores a protocolarem a queixa pelo canal de atendimento da empresa através do número 116. Refutada sobre não existir reclamações protocoladas por moradores, a Cemig apenas respondeu que iria fazer uma conferência no sistema de registros das reclamações.

Cuidados

Apesar de serem comuns durante todo o ano, os ataques de abelhas crescem consideravelmente entre as estações da primavera e verão, já que esses insetos ficam mais agitados e agressivos com o calor. A preocupação com enxame ou colmeia de abelhas não é em vão, já que em caso de ataque desses insetos, dependendo da quantidade de picadas, a vítima pode morrer, em especial os alérgicos.

Ataques violentos destes insetos já ocorreram na cidade, causando a morte de animais domésticos e ferindo moradores no bairro Ponte Preta, fato que foi noticiado pelo Portal 14B em setembro do ano de 2023 (Relembre o caso clicando aqui).

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário