Pacientes reclamam do tempo de espera no pronto-socorro em Santos Dumont
Data de Publicação: 18 de fevereiro de 2025 17:19:00 Portal 14B: Hospital teve redução de plantonistas. Falta de atendimento em postos de saúde sobrecarrega o local, diz provedor
Por Peterson Escobar - Repórter...
O longo tempo de espera para receber atendimento no pronto-socorro do Hospital Misericórdia de Santos Dumont (HMSD) gerou indignação nos pacientes nessa segunda-feira (17). Alguns usuários relataram que esperaram mais de 7h por atendimento.
“Cheguei no hospital era 16h45, estava lotado. Tinha um senhor de 71 anos com duas costelas quebradas e não tinha sido atendido, uma senhora de 81 anos que estava lá desde o meio dia, além de uma outra com crise renal, todos sem atendimento, tinha um menino com o pé quebrado a tarde inteira esperando. Eu cheguei com pressão baixa, passando muito mal, com tontura, diarreia e só fui atendida perto das 20h”, conta uma das pacientes, que preferiu não se identificar.
Maioria dos casos registrados deveriam ser atendidos nos postos de saúde, diz hospital
O HMSD informou que na segunda-feira foram registrados 142 atendimentos no pronto-socorro. Desse número, apenas 8 eram casos de urgência/emergência, entre eles 5 gestantes.
Por outro lado, 116 casos foram considerados situações de saúde primária e outros 20 relacionados à marcação ou retorno de cirurgias. Segundo o Protocolo de Manchester - sistema adotado pelas instituições médicas -, casos como esses, classificados nas faixas azul e verde, demandam um tempo de espera maior.
“A gente atende aqui de dia com dois médicos e à noite com um médico. Cerca de 80% dos casos deveriam ser atendidos nos postos de saúde, são casos de saúde primária”, explicou Ivan.
Redução de plantonistas
Outro fator que contribui para a sobrecarga no pronto-socorro do hospital, é a redução do corpo clínico que trabalha no setor.
No fim de 2024, a gestão do governo Betinho, com aprovação da Câmara, ampliou o número de médicos plantonistas para 3 profissionais durante o dia e 2 à noite. A medida foi válida nos meses de novembro e dezembro daquele ano.
No entanto, com a virada do ano e a posse da nova gestão, a Prefeitura optou por não dar continuidade ao projeto, o que reduziu a quantidade de profissionais no pronto-socorro para 2 durante o dia e 1 à noite.
O que diz a Prefeitura
Em contato com o Portal 14B, Valter Barbosa, secretário municipal de Saúde, afirmou que a pasta tem intensificado campanhas de conscientização para orientar a população sobre o uso adequado dos serviços de saúde e reconhece a importância de se garantir um atendimento ágil.
Além disso, a curto prazo, estuda a ampliação da oferta de consultas em horário estendido e a melhoria na triagem dos pacientes nos postos para não sobrecarregar o pronto-socorro do HMSD.
Já em relação à redução dos plantonistas, o chefe da pasta alegou que foi retomada uma escala historicamente adotada pelo hospital em anos anteriores.
“Quanto ao número de médicos plantonistas responsáveis pelo atendimento no Pronto-Socorro mantém-se inalterado em relação ao período de janeiro a outubro de 2024, bem como aos anos anteriores. A escala de profissionais segue os mesmos parâmetros adotados historicamente pelo hospital, garantindo a continuidade do serviço”, afirmou o secretário.
Confira o posicionamento da Secretaria de Saúde na íntegra
“A Secretaria de Santos Dumont reconhece a importância de garantir um atendimento ágil e eficiente à população e tem trabalhado continuamente para aprimorar o fluxo de assistência à saúde no município.
O Pronto-Socorro do Hospital de Misericórdia é responsável pelo atendimento de urgências e emergências, enquanto as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam consultas preventivas, acompanhamento de doenças crônicas, vacinação e outros serviços essenciais para evitar a sobrecarga hospitalar. No entanto, em determinados momentos, há um aumento expressivo da demanda no Pronto-Socorro, muitas vezes motivado pela procura por atendimentos que poderiam ser resolvidos nas UBSs.
Para enfrentar essa questão, a Secretaria de Saúde vem intensificado campanhas de conscientização para orientar a população sobre o uso adequado dos serviços de saúde. A curto prazo, estamos estudando a ampliação da oferta de consultas em horário estendido e a melhoria na triagem dos pacientes, garantindo que casos menos graves sejam direcionados corretamente às UBSs. A longo prazo, seguimos investindo no fortalecimento da Atenção Básica, na capacitação dos profissionais e na integração dos serviços de saúde para otimizar o atendimento à população.
Nosso compromisso é continuar dialogando com a população e com as instituições de saúde para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado.
Quanto ao número de médicos plantonistas responsáveis pelo atendimento no Pronto-Socorro mantém-se inalterado em relação ao período de janeiro a outubro de 2024, bem como aos anos anteriores. A escala de profissionais segue os mesmos parâmetros adotados historicamente pelo hospital, garantindo a continuidade do serviço.”
Foto: Reprodução

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