Ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso morre em Belo Horizonte
Data de Publicação: 2 de fevereiro de 2025 13:14:00 Portal 14B: Deputado federal Newton Cardoso Júnior disse que o pai morreu de falência múltipla de órgãos que e ele estava internado em um hospital da Região Centro-Sul da capital mineira
Por G1...
O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso (MDB), de 86 anos, morreu, na madrugada deste domingo (2), em Belo Horizonte.
O deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB) disse que o pai estava internado há alguns dias, preferiu não dizer desde quando, no Hospital Orizonti, no bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul. Ainda segundo Júnior, Cardoso morreu de múltipla falência de orgãos.
O velório será na manhã desta segunda-feira (3), às 10h, no Palácio da Liberdade, onde será realizado com honrarias, por ele ter sido governador do estado e pela carreira política. Newton Cardoso Júnior disse ainda que o corpo do pai será cremado, em cerimônia reservada apenas à família.
"Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunico o falecimento do meu querido Pai, Newton Cardoso, que nos deixou nesta madrugada do dia 02/02/2025, aos 86 anos. Fundador do MDB, foi Governador de Minas Gerais, Vice-Governador, Prefeito de sua querida Contagem por três mandatos, Deputado Federal por três mandatos", lamentou a morte do pai em uma rede social.
Biografia
O ex-governador Newton Cardoso nasceu em 22 de maio de 1938, em Brumado, no estado da Bahia. É formado em administração pública e sociologia política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
Foi governador de 1987 a 1991, vice-governador de 1999 a 2022 e deputado federal por três mandatos: 1979-1982, 1995-1996, 2011-2015. Além de vice-líder do MDB na Câmara dos Deputados de 2011 a 2012.
No segundo mandato renunciou em 1996 para assumir a Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde foi prefeito por três legislatura: 1973-1977, 1983-1986 e 1997- 1998.
De acordo com o governo de Minas, Newton Cardoso presidiu a União Colegial de Minas Gerais e fundou a Casa do Estudante durante sua trajetória estudantil. Foi comercainte nos anos 1950 e na década seguinte se filiou ao Partido Republicano.
Durante a ditadura militar, foi um dos fundadores do partido de oposição, o Movimento Democrático Brasileiro, MDB. Em 1972, iniciou seu primeiro mandato público como prefeito de Contagem.
Foto: Marcos Vieira

Governo de Minas Gerais divulga calendário de vacinação por faixa etária
Cumprimento do cronograma depende do ritmo de distribuição de vacinas do Governo federal, diz secretário de saúde Saiba Mais +
MG inclui gestantes, puérperas e lactantes sem comorbidade como prioridade na vacinação
De acordo com a SES-MG, vacinação desses grupos começará “assim que novas remessas da Pfizer e da CoronaVac forem destinadas ao estado” Saiba Mais +
COVID-19 mata mais 252 em MG enquanto 25,24% da população foi vacinada
Mortes na cidade de Santos Dumont também é preocupação: Em duas semanas já são 10 (Dez) óbitos, totalizando em toda pandemia 100 mortes. Saiba Mais +
Dia da Imunização reforça segurança das vacinas e importância da informação
Vacinação reduz chances de epidemia e evita contaminação por doenças que podem ser fatais Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|