Hospital Misericórdia inaugura ampliação do centro cirúrgico em Santos Dumont
Data de Publicação: 21 de dezembro de 2024 17:20:00 Portal 14B: Além do centro cirúrgico, foi inaugurada, também, na manhã deste sábado (21), a reestruturação da sala de recuperação pós-anestésica, a sala de endoscopia e a nova central de material e esterilização
Por Isabella Sad - Repórter...
O Hospital Misericórdia de Santos Dumont (HMSD) inaugurou na manhã deste sábado (21) a reforma e a ampliação do centro cirúrgico da instituição de saúde, assim como a reestruturação da sala de recuperação pós-anestésica, a sala de endoscopia e a nova central de material e esterilização.
Com as melhorias realizadas no local, o hospital aumentou de duas para cinco salas de cirurgias e de dois para cinco leitos pós-anestésicos. Após dois anos de obras, a previsão da entidade é de que o novo espaço comece a funcionar no início de janeiro de 2025.
"As salas cirúrgicas são bem mais amplas do que as antigas, e isso, além de conforto, gera segurança. Isso também reflete numa maior circulação de materiais, de pessoas, agregando na questão do espaço físico, nas facilidades para poder ter cirurgias cada vez mais complexas. Então, a gente tem a perspectiva de que novas especialidades sejam atraídas para a cidade e isso com certeza vai trazer benefícios inúmeros para os pacientes", conta Bruno Schroder, médico e coordenador do projeto de ampliação.
O projeto das novas instalações foi idealizado pelo Lions Club de Santos Dumont com apoio do Lions Club Internacional, que em conjunto com o sandumonense Carlos Alberto de Sá e o HMSD, custearam a obra no valor de US$ 110 mil dólares.
"Como médico a gente vivia o nosso trabalho dentro do HMSD, presenciando um esforço coletivo sempre pelo bem-estar dos pacientes e todos os pacientes que viam tratar conosco aqui, eles sempre elogiavam a dedicação da equipe, o serviço, mas assim, do ponto de infraestrutura, a gente observava que tinha várias limitações. Além disso, a gente vinha sendo pressionado por uma demanda cada vez maior de cirurgias e as duas salas que estavam operacionais na época, elas simplesmente não estavam mais dando conta de comportar todo essa demanda e isso foi o que motivou a gente a pensar nesse projeto", explica Bruno Schroder, médico e coordenador do projeto.
Com a nova estrutura, Bruno projeta um aumento de cirurgias anuais de 1.680 para 6.000 em até 5 anos. Dessa forma, o novo espaço irá beneficiar, além dos pacientes da microrregião de Santos Dumont, o da macro também, com atendimentos de procedimentos de endoscopia/colonoscopia, facectomia, Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) e cirurgias vasculares.
Fotos: Isabella Sad
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|