Português (Brasil)

Honraria Darcy Marino da Silva “Cica” é instituída para reconhecer feitos de desportistas sandumonenses

Honraria Darcy Marino da Silva “Cica” é instituída para reconhecer feitos de desportistas sandumonenses

Data de Publicação: 2 de dezembro de 2024 11:07:00 Portal 14B: Projeto é de autoria dos vereadores Flávio Faria e Conrado Luciano Baptista. Cica ficou conhecido no futebol por ter marcado 12 gols em um jogo

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

Com o objetivo de valorizar o mundo desportivo em Santos Dumont, os vereadores Flávio Faria (PRD) e Conrado Luciano Baptista (PT) propuseram o projeto de resolução Nº 02/2024 – que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal de Santos Dumont (MG), a fim de instituir a Honraria Darcy Marino da Silva – “Cica”. 

Cica ficou mundialmente conhecido por conta de um feito que nem Pelé conseguiu: marcou 12 gols numa única partida em um campeonato oficial promovido pela Liga de Desportos de Juiz de Fora, atuando pelo Social de Santos Dumont, na cidade de Rio Pomba.

12 gols

O feito está registrado no Guinness Book, edição de 1998, página 287, embora normalmente quando se fala em recorde de gols de um mesmo jogador em uma única partida, é citado o caso de Dario, o Dadá Maravilha, que marcou dez gols na vitória do Sport Recife contra o Santo Amaro, também do Recife, na vitória por 14 a 0.    

Darcy Marino da Silva, o Cica, nasceu em Santos Dumont em 17 de julho de 1942 e morreu em Santos Dumont, aos 62 anos, em 01º de janeiro de 2005.

O objetivo da nova comenda é reconhecer o esforço, a disciplina, e estimular os desportistas de Santos Dumont a continuar projetando o nome da cidade para o Brasil e o Mundo. 

Os vereadores Flávio e Conrado justificam em favor do projeto afirmando que: 

“No município há inúmeros atletas que praticam atividades físicas semanalmente, há atletas que representam Santos Dumont em competições e que conseguem levar o nome da cidade pelo Brasil e até ao exterior”. 

Também foi citado a grande aptidão do atleta Francisco Cruz Ribeiro, de 90 anos, que participou de aproximadamente 300 competições de corridas, recebendo 287 medalhas. O corredor, por onde passa, é homenageado por sua desenvoltura nas competições.

Cada um dos parlamentares poderá indicar uma pessoa física, inclusive “in memorian”, que receberá um certificado como forma de reconhecimento. 

Agora a Câmara Municipal concede sete títulos honoríficos, sendo:

  • Medalha Senador José Vieira Marques;
  • Título de Cidadão Honorário;
  • Titulo de Cidadão Benemérito;
  • Honraria Zumbi dos Palmares;
  • Honraria José Candido da Silva – Mestre Dunga;
  • Honraria Mulheres que Inspiram 
  • Honraria Darcy Marino da Silva - Cica.

 


Fotos: Reprodução

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário