Português (Brasil)

Teatro de sombras: Companhia Karagozwk faz sucesso com espetáculo "Alberto, o menino que queria voar"

Teatro de sombras: Companhia Karagozwk faz sucesso com espetáculo "Alberto, o menino que queria voar"

Data de Publicação: 29 de outubro de 2024 16:39:00 Portal 14B: Espetáculo é comandado pelo ator e diretor Marcello Andrade dos Santos e passa por diversas cidades do Brasil

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação...


Você já ouviu falar em teatro de sombras? A arte é milenar e usada para passar histórias através de gerações. Com base nessa arte, a Companhia Karagozwk resolveu apresentar o espetáculo "Alberto, o menino que queria voar". A peça, comandada pelo ator e diretor Marcello Andrade dos Santos, é uma emocionante viagem pelo universo do inventor brasileiro e patrono da aviação.

Por onde passa, o espetáculo encanta crianças e adultos em um palco iluminado por imagens e luzes, que projetam as máquinas voadoras de Alberto Santos Dumont.

“O impacto que a gente espera causar em todos os que nos assistem adultos, crianças, Pais e filhos, pessoas de todas as idades, é criar a reflexão sobre um mundo melhor, e a reflexão de que com estudo e perseverança podemos ser grandes inovadores” afirmou Marcello.

O artista comenta ainda que o espetáculo já representou o Brasil no exterior e que esse trabalho representa um reconhecimento de todo o esforço da companhia que há 39 anos pesquisa e estuda arte milenar do teatro de sombras. Nesta quarta-feira (30), por exemplo, a companhia se apresenta em Faxinal da Boa Vista, distrito do município de Turvo, no Paraná. 

Teatro de sombras

O teatro de sombras é originário da China, de onde se espalhou para o mundo. Consiste na manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador, sentado diante da tela, veja apenas a sombra do boneco. 


Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário ele seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.


Nos dias de hoje o teatro de sombras é uma das manifestações artísticas mais populares em diversas regiões do continente asiático.

 

Fotos: Luara Fagundes / Reprodução

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário