Português (Brasil)

Turismo de Minas Gerais lidera crescimento do setor no país em 2024, aponta pesquisa

Turismo de Minas Gerais lidera crescimento do setor no país em 2024, aponta pesquisa

Data de Publicação: 29 de outubro de 2024 15:02:00 Portal 14B: Mesmo com o recuo do setor no mês de agosto, atividade turística mineira supera a média nacional

Compartilhe este conteúdo:

Por O Tempo 

Mesmo com um recuo de -1,7% na atividade turística no mês de agosto quando comparado à julho, Minas Gerais detém o melhor desempenho para o setor de turismo em 2024 entre os estados analisados mais o Distrito Federal. O levantamento do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio/MG, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, aponta o aumento de 9,1% na atividade turística mineira entre janeiro e agosto deste ano.

Na comparação de agosto de 2024 com agosto de 2023, o volume da atividade turística mineira registrou avanço de 8,1%. Entretanto, o desempenho demonstra desaceleração quando comparado com o mesmo período de 2022, quando registrou o índice de 11,6%. Ainda assim, o desempenho do turismo mineiro nesta base de comparação superou a média nacional nos três últimos anos.

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio-MG, vários fatores contribuíram para os índices observados em Minas Gerais manterem aquecidos. 

“Um aspecto crucial foi o estímulo proporcionado pelas agências de turismo e pelos governos estaduais e municipais, que, através de promoções e campanhas, destacaram o ecoturismo, as cidades históricas, a gastronomia e eventos culturais durante todo o ano, garantindo um bom resultado do turismo mesmo em períodos geralmente caracterizados pela baixa temporada no estado", analisa Fernanda.

A economista acrescenta que a infraestrutura turística em Minas Gerais se demonstrou sólida, com melhorias em sua estrutura e serviços, posicionando-se em terceiro lugar no ranking das 10 melhores capitais.

"O Estado conquistou uma pontuação de 54,25, com base em dados sociais, econômicos e de infraestrutura turística, conforme avaliação do Índice de Favoralidade para o Turismo (IFT-GKS). Esse conjunto de elementos impacta positivamente a economia e impulsiona os setores de comércio, serviços e turismo”, explica a economista.

Minas lidera entre as demais unidades da Federação analisadas (Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo e Rio Grande do Sul). A média nacional registra alta na atividade turística de 1,5% de janeiro a agosto.

O volume da atividade turística no Estado acumula avanço de 10,2% nos últimos 12 meses, entre setembro de 2023 e agosto de 2024, quando registrou a menor variação no período. A média nacional nos últimos 12 meses é de 2,5% ou 7,7 pontos percentuais a menos, se comparada com a dinâmica do turismo estadual no período.

 

Foto: Secult

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário