Português (Brasil)

Libélula é batizada em homenagem ao avião mais leve de Alberto Santos Dumont

Libélula é batizada em homenagem ao avião mais leve de Alberto Santos Dumont

Data de Publicação: 28 de outubro de 2024 16:10:00 Portal 14B: Recém-descoberta, espécie de donzelinha (um tipo de libélula de menor porte) é exclusiva de áreas remanescentes da restinga no Sul da Mata Atlântica

Compartilhe este conteúdo:

Por UFPR... 

O primeiro avião desenvolvido pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont a ser fabricado em série, um ano depois do voo com o 14 Bis, foi chamado de Demoiselle (“donzela” em francês). O nome não era apenas uma forma carinhosa de se referir ao pequeno avião, mas uma referência direta às suas características físicas e à forma como ele voava.

Demoiselle é uma palavra de duplo sentido na França, também com uso popular para se referir às libélulas. Tanto que o avião também era conhecido por Libellule (libélula), com suas asas de armação de bambu que criavam uma envergadura de cinco metros para oito metros de comprimento.

Quis o destino que o ciclo se fechasse e uma nova espécie de libélula brasileira fosse batizada em homenagem ao Demoiselle, 114 anos depois do primeiro voo do aeromodelo, ocorrido em 1909. A libélula Cyanallagma demoiselle foi descrita no International Journal of Odonatology por uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Sistemática de Insetos Aquáticos (Labsia) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A principal série de exemplares analisados são insetos coletados pelo professor Ângelo Parise Pinto, coordenador do Labsia, há cerca de dez anos no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, extremo sul de São Paulo.

Para completar, o grupo de libélulas da nova espécie também é chamada de donzelinha no Brasil. Isso porque é um inseto que faz parte da mesma ordem das libélulas (Odonata), mas em uma subordem com características físicas mais delicadas.

Trata-se de uma diferenciação física entre as libélulas já comum na zoologia (o estudo dos animais) que dá para notar nos termos em inglês. As donzelinhas são conhecidas como damselflies, enquanto libélulas são as dragonflies.

“Há uma tendência em fazer distinção dos representantes da subordem Zygoptera que são mais delgados, geralmente de voo menos possante e com olhos bastante separados no topo da cabeça, dos Anisoptera, que são libélulas mais robustas, com voo possante e, a maioria, com os olhos em contato dorsalmente”, conta Pinto, do Departamento de Zoologia da UFPR, à Ciência UFPR.

A coincidência entre o inseto e a data da sua descrição — os 150 anos de Santos Dumont, nascido em 1873 — levou os pesquisadores a batizarem a donzelinha em homenagem ao inventor.

“O que fizemos, de certa forma, foi homenagear com o nome de uma libélula a homenagem de Santos Dumont às próprias libélulas”, lembra Emanuella Denck, bolsista de iniciação científica e autora principal do artigo.

 

 

Fotos: Labsia UFPR/Acervo / Domínio Público

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário