Português (Brasil)

Vídeo: mais de 7 mil crianças são atendidas em 6 meses e Casa da Criança deve contar em breve com farmácia

Vídeo: mais de 7 mil crianças são atendidas em 6 meses e Casa da Criança deve contar em breve com farmácia

Data de Publicação: 8 de outubro de 2024 12:11:00 Portal 14B: Prefeitura espera que PL seja aprovado na Câmara para começar a distribuição de medicamentos diretamente na Casa da Criança

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter...

A Casa Municipal da Criança vem colhendo resultados além das expectativas. Desde que o prefeito Betinho implementou a mudança de local para o Hospital Misericórdia De Santos Dumont (HMSD) os números de atendimentos tiveram um aumento expressivo. 

Segundo dados da Secretaria de Saúde, ao passo que em três anos no local antigo foram registrados pouco mais de 2,3 mil atendimentos. Depois da mudança da Casa da Criança para o hospital mais de 7 mil crianças foram atendidas no período de 6 meses. 

"Para nós é uma alegria imensa o acerto do prefeito Betinho acerca da Casa da Criança. A cada visita, a cada momento na Casa da Criança, a gente vê felicidade, a satisfação das mães de saírem das escolas e de terem onde direcionarem seus filhos, seja para uma infecção de garganta ou uma infecção urinária. O que demanda e traz uma alegria maior ainda, a gente vê que aquelas crianças chegam com uma comorbidade maior são 100% avaliadas, com exames realizados, sejam de laboratórios ou de imagens", comentou Cláudia Pascoal, secretária de Saúde Cláudia Pascoal.

Betinho, que foi quem teve a ideia da mudança, lembra que apesar de ter sofrido muita resistência quando anunciou o desejo da troca de local, confiava que o desempenho mudaria pra melhor.

“Estava aqui em meu gabinete pedindo que Deus me desse alguma ideia que eu poderia melhorar para as crianças de Santos Dumont para as mães, porque é muito sofrimento ter os filhos, uma criança sem ter atendimento. Às vezes, à noite não ter um médico para atender. Chamei a secretária e o Ivan Amorin e tive uma ideia. Perguntei ao Ivan se tinha um jeito dele me arrumar um lugar para colocar a Casa da criança dentro do hospital. Foi minha ideia, ninguém me deu uma opinião, nem filha e nem nada, pedi foi a ajuda de Deus. Foi uma coisa que deu certo, e vai continuar, se Deus quiser. Desejo ao próximo gestor que for eleito que ele continue este trabalho, olhando pelas crianças, pois a saúde é o maior bem que nós temos", disse Betinho.  

O funcionamento da Casa da Criança no hospital proporciona também uma retaguarda laboratorial e uma das melhores insfraestruturas de atendimento infantil da região. 

"Valeu muito a pena ter ido pra lá. Imagine o seguinte, trabalhando com a Casa da Criança com o modelo de antigamente, os médicos só ficavam ali na parte da manhã atendendo 12 fichas. Enquanto lá no hospital, são 24 horas e 7 dias por semana. Imagine a criança chega lá e não só uma febre, pois o negócio pode complicar. Aí é que vem a importância do hospital, com a retaguarda. Você tem um laboratório de frente, você tem uma radiografia e, se precisar internar, já temos quartos lá em cima para o internamento das crianças. Até em casos de ter que ir à Juiz de Fora em casos de emergência, o canal é o hospital. Eu tenho visto e conversado com várias mães que vão lá, fazendo aquela pesquisa e muitas delas estão muito satisfeitas com a cobertura que as crianças têm hoje em Santos Dumont", declarou Ivan Amorim provedor do Hospital Misericórdia".

"A gente teve muita resistência no começo, muitas pessoas achavam que não seria uma boa ideia essa transição da Casa da Criança para o hospital, mas o que vemos na rua é a aprovação total dos usuários. Ter o plantão presencial 24 horas, pois temos 2 pediatras durante o dia, 1 pediatra durante a noite. Todos os dias dá uma segurança para todas as pessoas, pois você nunca sabe o momento em que você vai precisar. Então tendo aquela equipe bem treinada, bem formada, tendo protocolos e falando a mesma linguagem a gente conseguiu tornar a saúde de nossas crianças muito melhor", comentou Vinicius Abud.  

Segundo a Prefeitura, a ideia é que os avanços continuem. Um Projeto de Lei (PL) que tramita na Câmara prevê a contratação de profissionais que irão atuar na farmácia da Casa da Criança. 

"A farmácia para nós vai trazer uma tranquilidade e aumentar a assistência para a população. Neste novo modelo nós vamos estar inserindo na Casa da Criança a farmácia básica. Aquela criança que chega para um atendimento com uma infecção de garganta, as mães não vão mais precisar se deslocar até o Samaritano para retirar este medicamento, elas vão poder retirar esse medicamento na própria Casa da Criança. A intenção é manter a farmácia em funcionamento 24 horas por dia", afirmou Cláudia.

 

Vídeo: Portal 14B

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário