Engenheiros e pesquisadores afirmam que retomada da Linha Mineira, na Zona da Mata, é tecnicamente viável
Data de Publicação: 20 de setembro de 2024 10:41:00 Portal 14B: Modernização e revitalização da Linha tem potencial de gerar impacto econômico significativo
Por Redação com informações da Folha de Ponte Nova
Um evento realizado na cidade de Ponte Nova, localizada a cerca de 220 km de Santos Dumont, reuniu autoridades e convidados em torno do tema 'Grito das Ferrovias da Zona da Mata - Pela Retomada da Linha Mineira'. O grupo aposta na reabertura de ferrovias como fator de desenvolvimento sustentável.
Alfredo Padovani, diretor-administrativo do Núcleo de Preservação Ferroviária de Ponte Nova/Ferropon, conduziu o cerimonial. No encontro, decidiu-se pela elaboração da Carta de Ponte Nova, a ser endereçada para autoridades federais e estaduais, além de prefeitos e vereadores da Zona da Mata e Vale dos Inconfidentes.
Segundo André Tenuta, da ONG Trem, a decisão de fechar as ferrovias trouxe muitos prejuízos para a Zona da Mata, como perda de postos de trabalho e falta de modal de transporte de menor custo.
"Em nossa região, a linha foi desativada após concessão do trecho à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em 1998. Primeiro, a concessionária encerrou o transporte de passageiros e, em seguida, o de cargas. Hoje a linha está abandonada, sendo vandalizada e sem nenhuma operação. Eles não operam nem deixam ninguém operar", pontuou André.
Engenheiros e pesquisadores afirmaram que a retomada da Linha Mineira é tecnicamente viável e ha recursos públicos para isto.
Com a adoção de novas tecnologias e o estabelecimento de parcerias estratégicas, a Linha Mineira pode desempenhar papel crucial no desenvolvimento econômico do Estado.
A modernização e a revitalização da Linha tem potencial de gerar impacto econômico significativo. Podem facilitar o transporte de mercadorias de maneira mais eficiente e econômica, reduzindo custos logísticos para os produtores locais e aumentando a competitividade dos produtos mineiros no mercado nacional e internacional.
Foto: Amigos do Trem Divulgação / Folha de Ponte Nova

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Se a MRS não permite os trens de passageiros entre BH e Rio de Janeiro, que certamente não seriam investimentos perdidos, como reativar no interior linhas que os Governantes retiraram em nome da modernidade, evitando prejuízos, me digam os interessados, como fazê-lo?