Português (Brasil)

CRLV 2024 começa a ser cobrado pelo Governo de Minas

CRLV 2024 começa a ser cobrado pelo Governo de Minas

Data de Publicação: 3 de setembro de 2024 10:52:00 Portal 14B: Medida já é válida para motoristas que têm veículos com placas com números finais 1, 2 e 3. Veja como ficam as demais placas

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação...

 

Desde o último domingo (1), em Minas Gerais, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) passou a ser cobrado dos motoristas que têm veículos com placas com números finais 1, 2 e 3.

Para quem tem os veículos com os finais 4, 5 e 6, o documento passa a ser exigido a partir do dia 1 de outubro. Já as placas com finais 7, 8, 9 e 0, o CRLV tem que ser apresentado no dia 1 de novembro.

Contudo, quando o veículo se encontrar fora da unidade de federação em que estiver registrado, os prazos devem ser considerados conforme o calendário fixo de renovação do licenciamento anual de veículos, confira:

- Placas com finais 1 e 2: setembro
- Placas com finais 3, 4 e 5: outubro
- Placas com finais 6, 7 e 8: novembro
- Placas com finais 9 e 0: dezembro

Acesso ao CRLV

Para acessar o CRLV 2024, o proprietário do veículo precisa ter quitado o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro obrigatório, a taxa de renovação do licenciamento anual do veículo e multas, se houver. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas.

Para saber se existe alguma pendência na documentação, o motorista pode acessar o mutirão virtual do governo pelo site do Governo, clicando aqui.

Caso esteja tudo em dia, o motorista tem a opção de imprimir o certificado. No entanto, o documento também fica disponível no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Documentação atrasada pode gerar multa

Quem estiver com a documentação atrasada e for flagrado por algum órgão de fiscalização, pode ser multado em R$ 293,00 além de ter o veículo removido para um pátio credenciado e que será liberado somente após o pagamento ser regularizado. 

O atraso do documento é considerado uma infração gravíssima e pode gerar sete pontos na carteira de habilitação.

 

 

Foto: Isabella Sad

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário