Santos Dumont inicia campanha de vacinação contra a poliomielite
Data de Publicação: 28 de maio de 2024 15:52:00 Portal 14B: Doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e na Sala de Vacina, no Centro
Por Isabella Sad - Repórter...
Começou nesta semana a campanha de vacinação contra a poliomielite em Santos Dumont. O imunizante é indicado para as crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade e pode ser aplicado até o dia 14 de junho.
O esquema vacinal contra a poliomielite é realizado com três doses da vacina injetável – VIP aos 2, 4 e 6 meses de vida. Depois, com 15 meses, a criança recebe o primeiro reforço com a pólio oral e, aos 4 anos, o segundo reforço (VOP - gotinha).
Segundo o Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, as doses da vacina estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e também na Sala de Vacinas, localizada na Rua Doutor Guilherme de Castro, ao lado do Samu, no Centro da cidade.
Ainda de acordo com a Vigilância em Saúde, para receber a vacina é importante que os pais ou responsáveis levem o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), o cartão de vacinas e o CPF (caso tenha) da criança.
Poliomielite
Conforme o Ministério da Saúde, a poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.
Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A doença permanece endêmica em dois países: Afeganistão e Paquistão, com registro de cinco casos em 2021. Nenhum caso confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem da poliomielite desde 1990.
O Ministério da Saúde destaca que a poliomielite e a paralisia infantil são a mesma coisa. A vacinação é a única forma de prevenção da doença. A cobertura vacinal da poliomielite vem apresentando resultados abaixo da meta de 95% desde 2016.
Foto: Ministério da Saúde/Divulgação
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|