Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 9 de dezembro de 2022 16:00:00 09 de dezembro de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista...

 

Violência nas escolas

Esses atentados que vêm ocorrendo nas escolas nesses últimos meses vêm monopolizando as atenções dos educadores e das autoridades, principalmente aquelas ligadas ao Ministério da Cultura (MEC) e as Secretarias Estaduais da Educação.

Com esse trágico ataque às escolas de Aracruz, no Espírito Santo, os pais dos alunos entraram em pânico e os professores em desespero. Com mais esses atentados, já se soma oito no período de 2019 a 2022, segundo o instituto ‘Sou da Paz’.

Nos Estados Unidos ocorreram mais de 280 casos com armas de fogo nesse ano. Infelizmente esse grande país da América do Norte serve como modelo aos jovens de outros países. Isso é um fato comprovado.

Segundo especialistas em psicologia e pedagogia, as ocorrências desses conflitos familiares e escolares somados à disseminação de conteúdos violentos na internet, formam esse clima hostil, isso sem falarmos na facilidade ao acesso e compra de armas que dificultam o combate a esses fatos.

Por falta de conhecimentos e orientação adequada por parte dos pais, das escolas e da sociedade, os adolescentes ficam expostos e frágeis, facilitando os trabalhos nocivos dos marginais, e, em consequência, o seu ingresso no mundo do crime. Esses delitos são praticados por adolescentes que se sentem rejeitados pela sociedade ou, porque sofreram bullyings nas escolas e ficaram totalmente dominados pela revanche, revolta e vingança. Com isso, são presas fáceis para serem manipulados pelos traficantes, se tornando um elemento nocivo à sociedade.

É digno de elogios o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais nas escolas, através do belo programa do PROERD, visando alertar aos jovens o perigo de ingressar no mundo das drogas, evitando o contato com traficantes e mantendo-os a distância. O trabalho de inteligência da Polícia Militar é eficiente e tem feito de tudo para proteger os adolescentes nas escolas.

Infelizmente as maiores causas dessa situação de violência encontra-se dentro de suas próprias casas e nas escolas, onde os traficantes se infiltram através de seus “aviãozinhos” devidamente orientados e matriculados nos estabelecimentos de ensino.

A missão de combate a esse tipo de delito é grave, preocupante e bem delicada por se tratar de menores de idade. Daí a necessidade de uma campanha intensa de orientação aos adolescentes envolvendo os pais, o corpo docente das escolas, as igrejas, a sociedade e as autoridades competentes.

A missão é árdua, difícil e necessária, pelo menos para atenuar bem essa situação que vem crescendo muito no Brasil.

Clézio Paulo de Sá

 

 

Reunião em família

Assim transcorreu o aniversário da dedicada professora Waldete Gouvea, no dia 07 de dezembro. Pela sua simpatia e educação, ela é uma pessoa muito querida nessa cidade.

Elogiável

Muito bonita essa campanha da Cemig trocando as lâmpadas antigas por novas a led. O povo viu, gostou e aderiu.

Inaceitável...

... esse corte de verbas na saúde e educação por parte do governo federal. Com isso as universidades estão no sufoco sem saber como honrar os seus compromissos. Essa medida tem que ser revista urgentemente. Verbas da saúde pública e educação são imexíveis.

Bem vista

O lançamento da candidatura do senador Rogério Marinho (PL) a Presidente do Senado é oportuna e necessária diante da inércia do atual presidente Rodrigo Pacheco. A alternância de poder é útil e necessária, o Senado está mesmo precisando de uma boa chacoalhada.

Sábia definição

“O socialismo é a filosofia do fracasso. A pregação da inveja. A crença na ignorância. Seu defeito marcante é a destruição igualitária da maioria entre todos, exceto para os seus líderes.” Winston Churchill, grande estadista da Inglaterra.

Polivalentes

Os políticos do Brasil são os mais capacitados do mundo. Apesar dos graves delitos cometidos, eles estão preparados para ocuparem todos os ministérios da União. É por essa e outras que o nosso país não consegue sair do atoleiro.

Mudança de nome

A varíola dos macacos agora passou a ser chamada de “Impox” pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso após a morte de mais 55 pessoas por essa epidemia.

Lei rigorosa

Na Indonésia o sexo fora do casamento pode dar prisão de até três anos para os nativos e turistas. Caso essa lei fosse adotada no Brasil, os estádios da Copa deveriam ser transformados em cadeias públicas.

Guerra sem fim

O todo poderoso ditador russo Vladimir Putin achava que ia fazer a Ucrânia se render em dois ou três dias após a sua criminosa invasão. Bem feito, se ferrou feio, a guerra já está chegando aos 300 dias sem previsão de acabar. Agora só resta a ele procurar uma saída honrosa para essa situação.

Aquele abraço

Para a querida amiga Esther Vasconcellos, aniversariante do dia 09 de dezembro. Ela é uma pessoa bonita, inteligente e simpática. Seus amigos chegaram juntos nessa data tão querida pelos seus familiares. Ela mora em Barbacena, mas tem suas raízes em Santos Dumont.

Pura alegria

Os servidores públicos de Minas vão receber o 13º salário integral, no dia 14 de dezembro. Ponto positivo para a administração Romeu Zema.

Ministro civil

É público e notório que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, vai colocar um civil para comandar o Ministério da Defesa. Isso já ocorreu nos 14 anos do governo petista e agora não vai ser diferente.

Cobiça

A administração da Petrobras vem sendo a cereja do bolo no futuro governo Lula. É sem dúvida nenhuma um dos cargos mais cobiçados no governo federal.

Cheque em branco

Governar o país sem que haja um teto nos gastos públicos e dar ao presidente um cheque em branco para gastar ao bel-prazer. Se não houver controle nesses gastos o rombo nos cofres públicos será inevitável.

Grande Renato Russo

Feliz ou não, a lei da vida é seguir em frente com a cabeça erguida e superar tudo que está por vir.

Justa homenagem

Muito merecida a homenagem prestada ao empresário Abdo Salomão, concedendo o título de Prêmio Mérito Empresarial pela ACE e CDL SD. Ele marcou época no comércio local e foi o responsável pela construção do primeiro prédio dotado de elevador nessa cidade. Gente fina!

Sempre lembrado

O bondoso padre João Paulo Teixeira Dias foi pároco dessa cidade e aqui construiu grandes amizades. Seu aniversário é hoje, dia 10 de dezembro. Certamente ele vai receber muitas manifestações de carinho de seus antigos paroquianos.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário