Português (Brasil)

Coluna do Meio

25 de novembro de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista...

 

Com thobe ou sem thobe vamos atrás do hexa

O Catar, como todos os países do Oriente Médio, está situado no Golfo Pérsico, no Mediterrâneo, têm no islamismo sunita a sua principal religião. A maior parte da população adota a religião muçulmana, e segue a tradição islã. O Alcorão é livro sagrado dos habitantes daquela região. A sua palavra é lei, é a palavra de Deus segundo o profeta Maomé.

O abaia, nigab, hijad, shayla, Thobe, cirwal, ghutra, gahfiya e izal são as indumentárias dos nativos desse país. A Catar é hoje uma das grandes potências econômica do mundo, graças a exploração do petróleo e o gás.

A cor branca, além de estar relacionada ao clima desértico, típico naquela região, se identifica com as roupas usadas pelo profeta Maomé. As pessoas usam suas roupas de acordo com os seus princípios religiosos, conforme determina o Alcorão.

Nas primeiras décadas do século XX o Catar vivia sob a tutela dos britânicos até 1971.  Os seus habitantes tinham na pesca artesanal da ostra, uma das suas principais atividades econômicas. Era um dos principais produtores de pérolas do mundo.

Medidas opressoras adotadas pelos talibãs têm gerado protestos constantes das mulheres que lutam pelo direito de liberdade e de igualdade.

Para os cataris, a sexta-feira, denominada de Jummerhy, é dedicada para as orações no islamismo, e são feitas de cinco a seis vezes ao dia.

Por ser um dia reservado ao descanso eles aproveitam para a prática de esportes, principalmente o críquete, de tradição britânica.

Como pudemos comprovar, a Copa do Mundo é dedicada ao futebol, mas também uma imensa fonte de cultura.

Agora, em clima de Copa do Mundo, o Catar ganha um novo colorido com a chegada das seleções classificadas e de seus milhares de torcedores. As bandeiras dos países e as camisas das seleções enfeitam o Catar, com destaque para as do Brasil, Argentina, indianos e países do norte da África.

A linda festa de abertura da Copa foi um show de beleza, luzes e efeitos digitais. Mereceram elogios de todos que tiveram o prazer de ver ao vivo através das tv’s e celulares.

Os primeiros jogos das oitavas provaram que Brasil, Argentina, Alemanha, França, Inglaterra, Espanha, Holanda são de fato os favoritos, mas não vão encontrar moleza. Algumas surpresas irão acontecer.

Agora não importa a roupa, religião ou costumes, o assunto dominante é o futebol. O clima de euforia já tomou conta dos torcedores e, nesse embalo, ninguém consegue conter a sua paixão, suas emoções e o seu amor pela sua pátria.

Quanto a inconcebível lei seca adotada pelos sheiks do Catar, só o tempo vai dizer se ela funcionou ou não.

Passada as desavenças provocadas pelas eleições, esperamos que o futebol faça com que os brasileiros vistam a mesma camisa para torcer e vibrar com a nossa seleção e, ao final, comemorar abraçados a conquista do hexa e brindar com muita alegria o Natal e as festas do Ano Novo. Um clima de união e confraternização é o que esperamos que aconteça nesse querido Brasil.

Nesse período, o futebol poderá ser o melhor remédio para apaziguar esse país, unindo torcedores de norte a sul, acabando com a divisão que essa política mesquinha conseguiu implantar em nosso país.

Eu confio na nossa seleção e acho que a conquista do hexa é bem possível. O mundo vive e respira futebol.

Copa do Mundo é isso, emoção, sofrimento, paixão, vibração, alegria e muita confraternização. Vamos acreditar!

Clézio Paulo de Sá

 

 

Deixou saudade

O trem Piranguinha, que ligava Santos Dumont a Paiva e Mercês, marcou época nessa região. O pessoal da velha guarda relembra da máquina “Maria Fumaça” com muita saudade. Todos têm uma história para contar sobre a famosa ‘Piranguinha’.

Lançamento de livro

A querida professora Rita Almeida mostra com muito orgulho o livro lançado no dia 20 de novembro, com versos e poesias dela e de algumas amigas de Juiz de Fora. Rita é sandumonense e teve presença elogiável como professora de Português e Redação. 

Falecimento

Com pesar noticiamos o falecimento, no dia 20 de novembro, de Joffre Ladeira. Homem simples, bom, honesto, carismático e prestativo. Ele foi um excelente integrante da Polícia Rodoviária Federal, um relojoeiro competente e cidadão exemplar. Foi um grande historiador e um dos primeiros fabricantes da cerveja artesanal nessa cidade.

Deixou saudade

A morte do popular Tiãozinho Mecânico, residente no 4º Depósito, foi muito lamentada pelos seus inúmeros amigos. Era um mecânico competente, dedicado e muito querido pelos seus clientes. Gente finíssima.

Café nas Alturas

Esse é o projeto da talentosa artista plástica Heloísa Bertolin, em cartaz na Cafeteria do Shopping. Sucesso total. Ela conta com o incondicional apoio da empresária Lourice Carvalho.

Grande historiador

Por falarmos em historiador, dia 25 de novembro o consagrado professor Antonio Cesar Corrêa de Sá comemorou mais um aniversário, em nossa companhia. Ele é uma grande fonte de informação sobre a história de Rio Bonito e pessoa muito querida naquela cidade. Sua esposa Lourdes, seus filhos, Susana, Cesar e Soyane, os netos e genros chegaram juntos.

Curtindo a vida

A jornalista Tida Grillo realizou um passeio pelas principais capitais do Brasil. Agora voltou a marcar presença nesta cidade. Ela é uma pessoa alegre e muito comunicativa. Seu aniversário foi no dia 25 de novembro. 

Feliz iniciativa

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi marcado de maneira significativa pela direção do Colégio Municipal São José com a realização do Concurso de Beleza Negra, na manhã do dia 19. Sucesso total.

Além do horizonte

Para lá viajou o genial Tremendão Erasmo Carlos, parceiro e fiel companheiro do Rei Roberto Carlos. Ele foi uma das principais figuras da “Jovem Guarda”, que brilhou nas décadas de 50 e 60. Era compositor, cantor e também participou de filmes com seu amigo Roberto.

Zebras no Catar

A zebra se faz presente na Copa do Mundo no Catar. As suas primeiras vítimas foram as favoritas seleções da Argentina e da Alemanha. Os seus algozes, a Arábia Saudita e o Japão.

Jamais iria acontecer

O TSE jamais iria acolher o pedido do PL para invalidar os votos das urnas antigas nessas eleições de 2022.

Um senhor empresário

Eduardo Volpe, seguindo o talento de seus pais, vem se destacando como empresário nessa região. Ele é uma pessoa atenciosa e comunicativa, fatores que colaboram com o seu sucesso profissional. Ele foi o aniversariante do dia 24 de novembro.

Filosofia de vida

Quando não concordo com determinada situação eu não discuto, não comento, não critico e não ofendo. Simplesmente ignoro e vou cuidar da minha vida.

Aprovação nada fácil

A fixação do teto nos gastos públicos foi uma medida bem recebida pela população. Ela contém um pouco os gastos exagerados por parte daqueles que exercem cargos de executivos nesse país. Certamente a oposição, a Copa do Mundo, o recesso e o bom senso poderão ser os grandes obstáculos para a aprovação dessa polêmica PEC de transição que poderá extrapolar o teto de gastos e onerar os cofres públicos em R$ 200 bilhões.

Teto nos gastos públicos

Todo governo deve ser exercido de acordo com o planejamento feito pelos técnicos em economia responsáveis pela elaboração da Lei Orçamentária. Tudo deve ser feito estabelecendo uma margem tolerável a ser extrapolada pelo governo. Sendo assim, não se justifica acabar com essa medida que visa moralizar os gastos com o dinheiro público. Todos os gastos devem ser devidamente especificados e justificados em planilhas junto ao TCU pelos governos federais, estaduais e municipais.      

Completamente ignorada

A frase “Estado Democrático do Direito” está sendo muito usada pelas autoridades, só que ela está sendo ignorada, violentada e desmoralizada nessa santa terrinha. Ela representa a essência da nossa Constituição Federal.

Compartilhe este conteúdo: