Português Italian English Spanish

Veja quais são os critérios de cadastro para o castramóvel em Santos Dumont

Veja quais são os critérios de cadastro para o castramóvel em Santos Dumont

Data de Publicação: 21 de junho de 2022 14:23:00
Cadastro para castração de cães e gatos acontece nesta quarta (22) e quinta-feira (23) no Setor de Zoonoses

Redação

Você que deseja castrar seu cachorro ou gato de estimação, precisa ficar atento aos critérios de cadastro, que ocorre nestas quarta (22) e quinta-feira (23) no Setor de Zoonoses, em Santos Dumont.

Além do proprietário do animal ter que ser maior de 18 anos, apresentar RG, CPF e comprovante de residência, os animais também precisam cumprir algumas determinações. Veja: 

- Idade do animal tem que ser maior do que 6 meses, para machos e fêmeas 
- Castração só é possível se o animal pesar até 20kg, porém se o macho for saudável pode ultrapassar 
- Todos os animais passam por uma triagem antes da cirurgia. Triagem essa que não há a realização de exames 
- Qualquer raça pode ser castrada, desde que o animal não seja braquicefálico

O que é braquicefalia?

Você sabia que Shih-tzu, Lhasa Apso, Pug e Buldogue francês são cãezinhos braquicefálicos? Caracterizada por alterações anatômicas do crânio, que tornam o focinho mais curto, a braquicefalia faz com que o pet apresente traços muito carismáticos, como face arredondada e olhos arregalados.

Justamente por causa do formato do crânio, o sistema respiratório dos cães braquicefálicos apresenta alterações anatômicas, como redução dos orifícios nasais e desenvolvimento incompleto da traqueia. Isso faz com que um cachorro braquicefálico tenha mais dificuldade para respirar.

Por terem o focinho mais curto, esses pets têm dificuldade de resfriar o corpo, o que naturalmente ocorre pela respiração. Com isso, ficam mais sujeitos a sofrer com a hipertermia. Portanto, fique atento a alguns cuidados com o cachorro braquicefálico. Nunca deixe seu amigo trancado em locais quentes e fechados, como dentro do carro, e evite passeios e exercícios vigorosos em dias muito quentes.

Castramóvel

O cadastro para a castração de cães e gatos acontece nesta quarta (22) e quinta-feira (23). Ao todo, serão disponibilizadas cerca de 250 vagas. A previsão é que o castramóvel disponibilize o serviço do dia 28 de junho a 1 de julho, na Praça da Estação.

A inscrição será realizada no Setor de Zoonoses, localizado na Rua Doutor Guilherme de Castro, número 1.104, no centro, das 08h30 às 11h30 ou 13h às 16h.?

Se o número de animais inscritos exceder as vagas disponíveis, haverá um cadastro reserva.

 

Fotos: Arquivo PMSD divulgação

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário