Português (Brasil)

Coluna Cidade SD

Data de Publicação: 17 de setembro de 2021 17:52:00 A resenha dos fatos mais importantes - 17 de setembro de 2021

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Rodrigo Sá - Colunista 

Elogios

Surpreende positivamente a cada dia, a atuação da secretária de Finanças da PMSD, Sheila Ribeiro. Após passar pela chefia de Gabinete e pela Assistência Social, Sheila vem conseguindo manter em ordem as finanças da Prefeitura, e é uma das pessoas de maior confiança do prefeito Betinho.

Érica Bernardo

Muita elogiada a nova loja, que leva o nome da proprietária Érica Bernardo. A butique é especializada em moda feminina.

Além de bem montada, a loja possui uma enorme variedade de produtos de qualidade que atende perfeitamente a mulher moderna, de bom gosto e que tem estilo.

Isso sem falar no atendimento diferenciado da Érica, sempre atenta às necessidades de seus clientes.

Estação

Apesar da demora, as obras de restauração da Estação Ferroviária de Santos Dumont continuam a todo vapor. A nova previsão de entrega é dezembro, e esta semana a empreiteira responsável pela obra, estava realizando a troca do telhado.

Quase todo o trabalho de restauração de portas e janelas, que foi maior que o esperado, está concluído e a expectativa é que o local seja entregue à comunidade em grande estilo.

AMA

As obras de restauração da Estação estão sendo coordenadas pela AMA-SD, que após elaborar e aprovar o projeto na lei de incentivo fiscal, conseguiu a parceria da MRS para custear as obras.

Uma segunda etapa do trabalho está previsto, visando equipar o local e transformá-lo em um pólo de cultura e turismo, mas para isso, a AMA depende do apoio de novos parceiros, ou mesmo de um novo aporte de recursos por parte da MRS.

Tangará

Esta semana estive no Tangará em companhia do vice-prefeito Gonzagão, do secretário de Turismo Fabrício Andrade, e do diretor da Divisão de Esportes Fred Kingma. Percorremos todo o clube acompanhado de possíveis investidores, que pretendem implantar no local um projeto esportivo, cultural e de assistência à saúde, sempre voltado para a comunidade de baixa renda.

Proposta

Após analisar o local, os investidores ficaram de analisar as possibilidades e enviarão um projeto ao vice-prefeito para ser discutido com o prefeito Betinho.

Extensão de Rede

Na última semana, a Prefeitura recebeu oito carretas de postes de concreto, visando a extensão da rede elétrica e de iluminação pública na cidade.

Segundo Cláudio Lins, coordenador da área de iluminação pública na cidade, são mais de 150 projetos já aprovados, com muitos em fase de execução.

Saudosismo

Esta semana recebi do amigo Northon Passos, um panfleto publicitário da antiga Companhia Química Merck. Nele, uma propaganda da ‘Lança-Perfume Flirt’ produzida pela Merck e destinada a animar os carnavais. ‘Não offende a vista e tem perfumes mais delicados’, diz a propaganda, numa época que usar lança no carnaval era permitido e significava um grande status social.

Vale pela lembrança de uma época que nossa cidade era avançada industrialmente e uma referência na região na produção de diversos produtos, como bonecas, soda cáustica, tampinhas de garrafas, macarrão, malhas, queijos entre outros.

Projeto Bacana

 

Um projeto desenvolvido pela ADESAN – Agência de Desenvolvimento de Santos Dumont, visa urbanizar a Rua Waldemar Silva, a famosa ‘Rua dos Operários’.

No projeto, a rua viraria mão única e contaria com uma ciclovia e um passeio urbanizado, além de pinturas artísticas em todo o muro de contenção da linha férrea.

O projeto está em discussão no COMTRAM, faltando também a aprovação dos moradores para um segundo passo, que seria a viabilização dos recursos.

Controverso

Apesar de ser lindo e representar um avanço urbanístico para aquela via, alguns moradores se mostram contrários ao projeto, alegando dificuldade de acesso com a rua em mão única. Isso seria necessário para alargar a calçada que praticamente inexiste ao lado da linha férrea.

Outro problema seria o estacionamento de veículos, mas isso pode ser resolvido, pelo menos em parte, com a criação de algumas ‘baias’ ao longo da via.

Chapéu D’Uvas

A represa de Chapéu D’Uvas pode voltar para a gestão do Governo Federal. Pelo menos essa é a ideia da CESAMA, que alega falta de embaraços legais e falta de estrutura para continuar operando a represa.

O vereador Conrado Luciano já manifestou publicamente que Santos Dumont tem interesse em promover políticas públicas na represa e seu entorno, lembrando que a comunidade de Dores do Paraibuna foi bastante atingida pela implantação do reservatório.

Providências

Conrado está atento ao desenrolar dos fatos, e pretende entrar em contato com autoridades federais para saber como Santos Dumont poderá ser beneficiada, caso a gestão da represa mude mesmo de mãos.

Justificativa

  

A secretária de Educação Bárbara Barros e o procurador Jurídico da Prefeitura Dr. Adalberto Dimas, falaram ao Portal 14B sobre os motivos que levaram o Executivo a vetar o projeto de lei que obrigava a realização de Audiência Pública, caso o município resolva municipalizar o ensino fundamental, como quer o Governo de Minas.

Eles reafirmaram que a intenção do prefeito Betinho é não aceitar essa proposta, mas ponderaram que essa é uma prerrogativa da Prefeitura.

A entrevista completa você acompanha em nosso Portal.

Forte Atuação

Merece destaque a atuação do advogado Ernane Andrade em nossa comunidade. Além de ser considerado um dos advogados mais competentes na área de processos relativos a imóveis, Ernane atua também nas áreas cível.

Além disso, ele é considerado uma das pessoas que mais entendem do processo legislativo em nossa cidade, sendo o atual diretor da Câmara Municipal, cargo que ocupa há três mandatos da Mesa Diretora, mostrando sua competência e a confiança que tem dos vereadores sandumonenses.

Taxistas

A Secretaria Municipal de Trânsito está realizando o recadastramento dos taxistas registrados no município. Após uma longa discussão jurídica, com a participação ativa do Ministério Público, a expectativa é que o número de taxistas caia na cidade de cerca 127 taxistas para aproximadamente 80 permissões.

Seriedade

Redução do número de licenças concedidas para pessoas que não prestam o serviço de táxi regularmente, é o objetivo do recadastramento. Todos sabemos que muitos possuidores da ‘placa vermelha’ usam a mesma apenas para conseguir descontos na compra de carros novos, prática que é totalmente condenável sob todos os aspectos.

Padronização

Outra medida a ser tomada é a padronização dos veículos, que deverão necessariamente ter a cor ‘prata’, os adesivos previamente determinados pela secretaria, e ainda o tempo de uso da frota.

A princípio, o tempo máximo de uso dos carros seria de seis anos, mas devido à pandemia, esse prazo pode ser dilatado.

Aplicativos

As mesmas regulamentações que estão sendo feitas para os taxistas devem ser estendidas aos motoristas de aplicativos, projeto que ainda está em discussão na Câmara Municipal.

Não Muda Mais

A Prefeitura desistiu de se mudar para um prédio da Fundação Educacional São José, visando a restauração de sua sede. A informação foi confirmada pelo próprio prefeito Betinho, que alegou preocupação com a dificuldade da logística e com a possível perda de algum documento importante da administração.

Com isso, a decisão segue para que a reforma aconteça com os servidores trabalhando no prédio.

Apoio à FESJ

Betinho disse ainda, que pretende apoiar de alguma forma a Fundação. Uma reunião está marcada para a próxima semana, com os atuais gestores das Faculdades de Santos Dumont. O objetivo é buscar uma maneira de se efetivar uma parceria entre a Prefeitura e a FESJ.

Uma das hipóteses é a Prefeitura bancar uma bolsa de estudos para os funcionários públicos municipais, o que seria ao mesmo tempo um apoio à Fundação e um incentivo para o crescimento profissional dos servidores municipais.

Foi Notícia no JM’

Dando sequência à publicação de fotos que foram notícias no Jornal Mensagem num passado recente, a coluna desta semana traz mais alguns registros que merecem ser relembrados:

O jornalista Célio Novas, também conhecido como “Célio Bode” e “Homem do Sapato Branco”, lendo o Jornal Mensagem

Ronald Marques, Hélio Bastos, Ander Lucas, Aloísio, Major Perine, Tineca, Evandro Sarubbi, Major Sérgio, José Albanese, Narciso Barbosa, Irene Reis, Juliano Palmieri, Sandro Wallas, Maria Helena Mendes, Prof. Targino da Silva Júnior e Dr. José Roberto Lombello, em evento do Rotary Club

Ludovino, Valéria e Pietro Pizziollo

Arquibancada do ‘Estádio Prefeito José Ferreira Gomes’ (Campo do Social), com as arquibancadas totalmente tomadas, nos bons tempos da nossa gloriosa Copa Cultura

Dona Milayde e Dr. Celso Vieira Marques, tendo ao fundo Dr. Marcos Jordão, em evento do Jornal Mensagem

Trecho da nossa Rua Afonso Pena, um dos poucos que mantinha o aspecto intocável de nossa Palmyra. Hoje, uma destas casas não existe mais

O casal de empresários Roberto e Lívia Guedes

Registro da construção da ‘Estrada do Contorno’, grande obra em nossa cidade que muitos acreditavam que não seria realizada

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário