Português (Brasil)

Coluna Cidade SD

Data de Publicação: 20 de agosto de 2021 18:42:00 A resenha dos fatos mais importantes - 20 de agosto de 2021

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Rodrigo Sá - Colunista 

Sucessão

O clima político esquentou de vez no país. Faltando ainda 14 meses para as eleições presidenciais de 2022, a sucessão é o assunto que predomina no cenário nacional.

Acho um erro grave as pessoas que deveriam estar preocupadas com o país, isso engloba direita e esquerda, deixarem de apoiar as ações que precisamos, para antecipar o processo eleitoral.

É por essas e outras que tenho poucas esperanças de dias melhores para os brasileiros.

Possibilidade

Falando sobre Santos Dumont, o vice-prefeito Gonzagão manifestou, pela primeira vez, a possibilidade de disputar a sucessão municipal em 2024. Ele fez essa afirmativa em entrevista ao colunista do Portal 14B, Antônio Leonardo, quando questionado sobre essa possibilidade e a vontade de dar continuidade aos projetos turísticos desenvolvidos por ele.

Partidos

O Congresso Nacional discute mais uma mudança na lei eleitoral, agora querendo a volta das coligações partidárias. Essa mudança já passou na Câmara, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sinalizou que os senadores não devem aprovar o projeto.

É mais um retrocesso em nosso processo eleitoral, que visa fortalecer as legendas de aluguel e descaracterizar a verdadeira função de um partido, que é defender ideais e não políticos.

Interesses

Um exemplo do que ações individualistas causam nos partidos podemos ver na vizinha Juiz de Fora, onde o MDB (antigo PMDB), partido tradicional e que participou ativamente de todas as eleições municipais nas últimas décadas, simplesmente sumiu do cenário municipal, após decisões erradas de seus dirigentes.

O mesmo acontece com os demais partidos, mas o caso do MDB/JF é emblemático.

Santos Dumont

Em Santos Dumont não vemos organizações partidárias fortes, com exceção do PT, que mesmo assim anda rachado nos últimos anos.

Aqui o que prevalece são os políticos e as lideranças, não havendo nenhum critério ideológico nas composições que definem as chapas.

Machado de Assis

A Justiça precisa se manifestar com urgência sobre o embargo ocorrido na obra da Rua Machado de Assis. A população anda apreensiva, e com razão, devido à proximidade da época das chuvas.

A Prefeitura está pronta para retomar as obras, mas aguarda autorização da Justiça para concluir a contenção e recuperação da rua, que se encontra em precárias condições.

Copasa

Na última semana, o prefeito Betinho se reuniu novamente com representantes da Copasa, buscando uma solução para os problemas que a empresa vem causando na cidade.

Sinceramente não vejo eficácia nessas reuniões, já que muitas foram feitas e a empresa continua “se lixando” para a nossa cidade. Se uma ação mais enérgica não for tomada, eles vão continuar nos enrolando mais alguns anos e o povo pagando essa conta cara.

Cobranças

Na Câmara, vereadores como Flávio Faria e Conrado não se cansam de cobrar atitudes contra a Copasa. Acredito que se não houver uma mobilização da comunidade, nada mudará, até porque não existe, na minha opinião, ilegalidade na operação da empresa, apenas má qualidade dos serviços prestados e pouco caso com os interesses da comunidade e do município.

Projetos de Lei

Por falar em Flávio e Conrado, estes dois vereadores tão antagônicos politicamente se uniram em mais uma pauta na Câmara: a cobrança por mais cuidados do Executivo com relação à confecção dos projetos de lei.

Essa reclamação é recorrente e se justifica pelo envio de projetos sem data, sem assinatura, em cópia e sem a devida comunicação prévia ao Legislativo, visando o entendimento das matérias.

Elogios

O vereador Valdir da Banda “rasgou” elogios ao provedor do Hospital Misericórdia de Santos Dumont, Ivan Amorim. Agradeceu pelo atendimento sempre imediato e atencioso do provedor a todas as demandas da comunidade, desejando que nosso hospital siga nesse caminho contínuo de melhorias.

Calçadão

Maior símbolo de nosso centro comercial, o Calçadão da Antônio Ladeira anda precisando de uma revitalização urgente. Sabemos que qualquer intervenção no local significa transtornos, principalmente para os comerciantes locais, que “arrepiam” só de ouvirem falar de obras no local, mas que o local está muito feio, isso está.

Duas Obras

A Rua Antônio Ladeira sofreu duas grandes intervenções. A primeira quando foi transformada em Calçadão, no governo do Dr. Nogueira. O local ficou lindo, mas o piso não agüentou muito tempo e necessitou de uma segunda intervenção.

Já no governo Evandro Nery, uma outra obra foi feita, mas aí colocaram um cimento grosso no piso, ficando mais resistente, mas que “matou” o local.

Eficiência

Merece destaque o trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Saúde, na campanha de vacinação contra o Covid em nossa cidade. Já estamos com uma grande parcela da população imunizada, e devido ao criterioso método de distribuição das vacinas, estamos avançando a cada dia.

Ao contrário de Juiz de Fora, que volta e meia para a vacinação para alguns grupos pela falta da vacina, em Santos Dumont esse problema tem sido minimizado e praticamente não temos nem fila nos postos de vacinação.

Já passamos para a faixa abaixo dos 28 anos e o resultado é a queda acentuada de infectados em nossa cidade.

Centro Covid

Por falar em Covid, a Secretaria de Saúde está prestes a inaugurar um Centro de Triagem de Covid. O objetivo é fazer rapidamente a triagem das pessoas que tenham algum sintoma da doença, dando a destinação e o devido tratamento, evitando a contaminação de mais pessoas na cidade.

A criação deste Centro de Triagem vem no momento em que a cidade deve perder os leitos de enfermaria e UTI da Covid devido à baixa demanda, e suprirá esta perda com um atendimento humanizado e rápido à nossa população.

Cardiologia

Um abraço para o amigo cardiologista Alessandro Ferreira, excelente cardiologista, que atende em Juiz de Fora e Santos Dumont em sua clínica Digital Cardio.

Além de competente, Dr. Alessandro é “humano” e está sempre à disposição de seus pacientes com uma atenção e simpatia dignas de elogios.

Iluminação

Dando sequência ao trabalho de revitalização na iluminação pública da cidade, a Prefeitura melhorou a iluminação daquela via de acesso ao hospital, instalando no local lâmpadas de Led.

Esse trabalho deve seguir por vários logradouros públicos e vai, com isso, melhorando a segurança das pessoas e a beleza da cidade.

Limpeza do Rio

 

Em conversa com o secretário de Obras, Oscar Toledo, o mesmo nos informou que já está em processo a licitação para a limpeza do Rio das Posses. Segundo Oscar, assim que o processo licitatório for concluído, a empresa vencedora do certame iniciará a limpeza de toda a extensão do rio que corta a cidade e tanto preocupa moradores ribeirinhos e comerciantes.

Colaboração

Oscarzinho falou ainda sobre a limpeza da cidade, afirmando que recentemente retirou mais de 300 caminhões de entulhos das ruas do município, pedindo a colaboração da população para que possamos ter uma cidade mais limpa.

Coleta de Lixo

Falando em limpeza, questionado sobre o transtorno que o caminhão coletor causa ao circular pelo centro da cidade durante o dia, o secretário disse que isso acontece devido à falta de colaboração das pessoas, principalmente comerciantes.

Segundo ele, essa coleta precisa ser feita pelo menos três vezes ao dia no centro, já que as pessoas colocam lixo e materiais recicláveis para a rua a qualquer hora do dia, causando um péssimo aspecto no centro comercial da cidade.

Candidato?

Em conversa de amigos esta semana, ao ser questionado se consideraria a possibilidade de se candidatar a prefeito nas eleições de 2024, o vereador e presidente da Câmara, Luciano Gomes, afirmou categoricamente: “Não tenho medo da disputa. Não entrei na política para ser vereador a vida toda. Se tiver um partido confiável, posso sim entrar”.

Volta às Aulas

A cidade de Santos Dumont pode retornar às aulas no mês de outubro. Todas as medidas devidas estão sendo tomadas pela Secretaria de Educação para que os alunos retornem às salas dentro de pouco mais de 40 dias, mas a secretária Bárbara ainda pretende fazer uma pesquisa com os pais de alunos para uma decisão definitiva.

O prefeito Betinho já sinalizou pela volta às aulas assim que for possível.

Juiz de Fora

Enquanto isso, na Manchester mineira o impasse continua. A pressão pela volta às aulas é grande por parte de pais de alunos, vereadores e até pelo arcebispo Dom Gil, que enviou carta à prefeita Margarida pedindo o retorno das atividades escolares.

A Prefeitura, por sua vez, anda alinhada com o sindicato dos professores e resistente em definir uma data para que os alunos voltem às escolas.

Mudanças?

Corre a conversa na cidade de que uma mudança de cadeiras pode ocorrer no secretariado municipal. O prefeito ainda não falou nada sobre isso, mas a “rádio pião” costuma acertar.

Não se fala em mudança de nomes, apenas em um remanejamento trocando secretários de pastas, como Betinho já fez em seu primeiro governo.

Paciente

Betinho costuma ser muito paciente com sua equipe de governo, mas os erros constantes de alguns assessores e a clara demonstração de falta de lealdade, podem custar o cargo a alguns integrantes do segundo e terceiro escalão.

Níver

Um abraço para a querida Carolina Leão Villela de Andrade, aniversariante do dia 20 de agosto. Carol é estudante de Moda na PUC Rio e dotada de um talento impressionante, o que a credencia para um futuro brilhante no mundo da moda.

Esporte

Orgulho para todos nós o desempenho dos sandumonenses da equipe Rotatori BJJ na Copa Carlson Gracie de Jiu Jitsu, realizada no Rio de Janeiro. Todos os atletas da equipe voltaram pra casa com medalhas, sendo eles Caio Rotarori, Túlio Pereira, Eduardo Rotatori e Luiz Paulo Ferreira.

Desempenho excepcional que merece elogios pelo talento e por representarem tão bem o nome de nossa cidade.

Foi Notícia no JM’

Dando seqüência à publicação de fotos que foram notícias no Jornal Mensagem num passado recente, a coluna desta semana traz mais alguns registros que merecem ser relembrados:

Durvalino Machado, Rosa de Fátima, Neide, Padre Luciano Atanásio e Cecília Barbosa

O empresário e “Chef” Daniel Volpe com Miguel “excursões”

O saudoso Paulo de Paula com Tomás Castelo Branco

Os ex-prefeitos José Antônio Pedro e Dr. José Nogueira Costa

Alex Vilela, Zito, José Geraldo de Almeida, José da Noêmia e Luis Papa

As amigas Márcia, Silvia Rocha, Angélica, Cláudia, Rita Fontes e Teânia Grillo

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Como sempre reportagens muito bem elaboradas