Português (Brasil)

Coluna Cidade SD

Data de Publicação: 18 de junho de 2021 22:14:00 A resenha dos fatos mais importantes - 18 de junho de 2021

Compartilhe este conteúdo:

 

 

  Por Rodrigo Sá - Colunista 

Samaritano

Ficou excelente a reforma executada pela Prefeitura no Samaritano. Estive lá recentemente e as instalações da Secretaria de Saúde estão dignas de elogios.

Acispes

Já estão prontas também as instalações para receber a Acispes em Santos Dumont. Esta é uma meta do prefeito Betinho e uma luta que ele vem empreendendo desde o ano passado. Problemas com a Vigilância Sanitária tem sido o entrave para a inauguração desta importante conquista, mas o governo municipal está otimista que em breve tudo esteja resolvido.

Será muito bom para os usuários da Acispes, que não precisarão mais se deslocar a Juiz de Fora para exames e consultas; e representará uma significativa economia para a Prefeitura em termos de transporte de pacientes.

Passagem de Nível

A abertura da rua ligando a Praça da Estação ao bairro Graminha será importante demais para aliviar o trânsito no município, assim como dará novo alento ao Complexo da Estação, que deixará de ser um local ermo para se tornar uma via movimentada.

Em compensação, a MRS já sinalizou que quer em troca pelo apoio à obra o fechamento da passagem de nível ao lado da estação.

A Prefeitura negocia a instalação de uma passarela no local e a melhoria do viaduto sob a linha férrea.

Difícil Entender

O vereador Flávio Faria descascou o Executivo Municipal na última reunião da Câmara. Ele disse que a Prefeitura está faltando com respeito ao Legislativo ao enviar documentos e projetos de lei sem a assinatura do prefeito, o que é de se estranhar.

Pior foi em relação ao projeto de lei que propõe regularização de construções, reformas ou ampliações de imóveis sem prévia autorização. Esse projeto foi assinado pelo prefeito, e após emendas propostas pelos vereadores, o Executivo vetou o projeto na íntegra, não apenas as emendas. Segundo os vereadores, o prefeito alegou que não teria conhecimento deste projeto.

Aí fica a pergunta: como assim????

Aplicativos

Representantes dos taxistas e da empresa de transporte coletivo Celeste/Viplam (foto) estiveram na Câmara na última segunda-feira participando de uma reunião sobre o projeto que regulamenta o transporte de aplicativos na cidade.

Os vereadores buscam escutar todas as partes antes de votar o projeto, já que muitos interesses estão em jogo.

Consenso

O consenso é que o transporte por aplicativos não tem volta e beneficia realmente o usuário. Mas é necessária uma regulamentação para que ninguém saia prejudicado.

Concorrência desleal é a reclamação dos taxistas e empresas de ônibus, que acusam os motoristas de aplicativos de pararem em locais proibidos, cercarem passageiros em pontos de ônibus e não respeitarem regras já estabelecidas em lei federal, o que é contestado por eles.

Sec. Transportes

A ausência na reunião do secretário de Transportes, Paulo Barreto, foi criticada pelo vereador Felipe Chaves, que afirmou que o maior problema com os aplicativos de transportes de passageiros é a falta de fiscalização por parte do Executivo.

O vereador Conrado também espetou Paulinho, afirmando que este cargo é essencial para a gestão de uma política pública tão importante como a mobilidade urbana, frisando que para ocupar esse cargo é preciso competência e continuidade. Conrado ainda lembrou que votou contra a criação desta secretaria, mas destacou que ela tem papel importante na vida da comunidade e precisa ser levada a sério pela gestão municipal.

6 Aplicativos

São nada menos que 6 aplicativos de transporte de passageiros atualmente em Santos Dumont: 510S, Urban 95, 14bis, Toda Hora Drive, Cabangu Mobi e Social Mobi.

Na reunião realizada na Câmara na segunda-feira, a todo momento os vereadores falaram que são 7 os aplicativos na cidade, mas não identificamos qual seria o sétimo aplicativo.

Em Juiz de Fora, com mais de 500 mil habitantes, atualmente 2 aplicativos atendem a população local: Uber e 99.

Revolta

O vídeo de um radialista da cidade de Sete Lagoas questionando a aplicação dos recursos recebidos pela prefeitura de Santos Dumont viralizou nas redes sociais na última semana. Ele apontou o recebimento de cerca de 77 milhões de reais por parte da Prefeitura, afirmando que o Executivo não teria prestado contas da aplicação dos recursos, cobrando ainda um posicionamento por parte dos vereadores.

Alguns vereadores posicionaram criticando a postura do radialista, afirmando que a notícia foi maldosa e inconsistente. Primeiro porque os valores estariam errados, já que a arrecadação total foi de mais de 99 milhões; e segundo porque o jornalista não mostrou as despesas correntes e afirmou que as mesmas não estariam listadas no Portal da Transparência, o que não é verdade.

Sufoco

A decisão do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de estender por mais uma semana a decisão de fechar todo o comércio à partir das 19:30 horas não agradou nem um pouco aos proprietários de bares e restaurantes.

Eles reconhecem a situação grave que atravessamos, mas alegam que o momento de maior aglomeração na cidade acontece durante o dia, afirmando que depois dos muitos empresários do setor que já fecharam as portas, a decisão de agora deverá levar à falência mais alguns proprietários de bares e restaurantes, que não aguentam mais trabalhar no vermelho.

Oportunismo

Essa semana um bacharel, até então muito respeitado, pelo menos por mim, saiu em defesa de um cidadão que se mostrou preocupado com certo procedimento público. Na verdade seu interesse era apenas pessoal, já que outras centenas de procedimentos similares aconteceram e vem acontecendo, mas como não são de seu interesse, não foram motivo de análise ou preocupação.

Tiro no pé, ainda mais ao constatarmos que a postura tomada tem um claro interesse político num futuro próximo. Quem viver verá...

Exemplo

Pessoas que ficam em internet dando opinião e criticando obras feitas deveriam participar mais da comunidade, doar seu tempo e trabalhar pelo próximo. Tive oportunidade de integrar diversas entidades, conselhos comunitários e associações e sei como é gratificante e difícil lutar pelas causas comunitárias, ao contrário de teclar em redes sociais com ideias mirabolantes e críticas muitas vezes nada construtivas.

Um exemplo de dedicação às causas públicas é o Clésio de Oliveira Santos, que há anos tem seu nome ligado às mais diversas entidades sandumonenses, integrando e presidindo vários conselhos comunitários e trabalhando com amor a causas como saúde, segurança pública, trânsito, cultura, entre outras.

Exemplo a ser seguido...

Não Discuta com Burros

Esses dias li em um grupo de whatsapp uma parábola que retrata bem o momento que vivemos hoje em nossa cidade. Ela fala que a pior perda de tempo é discutir com o tolo que não se importa com a verdade ou realidade, mas apenas com a vitória de suas crenças e ilusões.

Jamais perca tempo em discussões que não fazem sentido. Há pessoas que por muitas evidências e provas que lhes apresentamos, não estão na capacidade de compreender, e outras estão cegas pelo ego, ódio e ressentimento, e a única coisa que desejam é ter razão, mesmo que não tenham.

Quando a ignorância grita, a inteligência cala. Sua paz e tranquilidade valem mais.

Por um Fio

Tenho sido questionado sobre uma nota que soltei recentemente sobre um assessor do prefeito que estaria escorregando em sua arrogância. Muitas pessoas enxergam essa pessoa nos corredores da Prefeitura, desde cidadãos comuns a integrantes da Câmara Municipal, mas por enquanto prefiro resguardar esse nome.

Mas em breve essa pessoa se revelará, já que sua falta de visão do que é um cargo público, e principalmente por não saber a importância da lealdade e da sinceridade, a levará à derrocada.

Pessoalmente desejo que ela acorde porque ainda há tempo, mas...

Contraste

Em contraste com essa pessoa, o secretário José Geraldo é visto como o ‘boa praça’ do governo. Recebe a todos com um sorriso no rosto, tem sempre uma palavra de incentivo e apoio, e o mais importante, tem mostrado uma lealdade incondicional ao prefeito Betinho.

Visita

No último dia 14 o vereador e presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Juraci Scheffer, esteve em Santos Dumont visitando autoridades e amigos.

Tive o prazer de entrevistá-lo para o Portal 14B e bater um papo recordando momentos de boa convivência durante os últimos 4 anos, quando trabalhei na Prefeitura de Juiz de Fora junto ao então secretário Bebeto Faria.

Trata-se de uma pessoa de fino trato e de um vereador atuante.

Incoerência

O plano nacional de vacinação avança, para alegria de todos, mas existem muitas incoerências na definição de quais seriam os grupos prioritários para receberem a vacina.

Particularmente acho que os comerciários e atendentes de supermercados, farmácias, padarias e bancários já deveriam ter sido vacinados, já que o tempo todo eles foram considerados essenciais e ficaram na linha de frente atendendo à população.

Motoristas de caminhão, de ônibus e cobradores, além de trabalhadores na indústria, foram comtemplados agora, em minha opinião também tardiamente, enquanto muitos profissionais que estão ‘em casa’, muitas vezes atendendo ‘on line’, já estão recebendo a segunda dose.

Janssen

Atrasou o envio do lote de vacinas da Johnson & Johnson, chamada de ‘Janssen’, que chegaria ao Brasil na última terça-feira. A cidade de Santos Dumont também será contemplada com um lote destas vacinas, que chegará nos próximos dias.

Essa é uma das vacinas mais cobiçadas pela população por dois motivos: ter alto índice de imunização e, ainda, por ser necessária apenas uma dose.

Acontece que, como virou moda nesse país, os valores estão sempre sendo invertidos, e a orientação da SRS - Superintendência Regional de Saúde, é que essas vacinas sejam destinadas ao sistema prisional (detentos).

A justificativa é de que os agentes de saúde só precisariam ir uma vez aos presídios aplicarem a vacina.

Trabalho

O prefeito de Ewbank da Câmara, José Maria Novato (Cidadania) vem se desdobrando para manter os índices de contaminação por Covid-19 os mais baixos possíveis. Para isso ele vem investindo em campanhas de prevenção e conta com a colaboração da população.

Paralelo a isso, José Maria mantem o ritmo em obras por toda a cidade, buscando melhorar a cada dia a qualidade de vida de sua população.

Elogiável

De muito bom gosto o empreendimento que o empresário Wolfgang Jorge Coelho está finalizando na Rua 15 de Fevereiro, em frente ao Posto Alliance.

Ainda não sabemos a destinação no imóvel, mas trata-se de uma construção moderna, arrojada e que deu um novo aspecto àquela área da cidade.

Pesar

Com pesar noticiamos o falecimento do servidor público Carlos Alberto Fernandes, mais conhecido como ‘Cebolinha’. Ele tinha anos de trabalho em nossa Prefeitura e por muitas gestões atuou como chefe da Divisão de Trânsito.

Cebolinha foi vítima de um infarto fulminante na noite do dia.

Foi Notícia no JM’

Dando sequência à publicação de fotos que foram notícias no Jornal Mensagem num passado recente, essa semana trazemos mais alguns registros que merecem ser relembrados:

Tineca, Bebeto Albanese, Jorge da Aroma, Landa e Dalton Abud

O saudoso jornalista José Raimundo Bandeira e Andréia Herthel

Walter Amorim, Gerson Guedes, Dr. Nogueira, Sebastião Diretriz e José Milton Kingma

Joãozinho Ribeiro, Guedes, Américo Antônio, José Pedro e Ticôco

Luiz Emídio, este colunista, Bizuca e Aloísio Gonçalves

Compartilhe este conteúdo:

  5 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Os santosdunenses presentes e ausentes devem estar radiantes com as notícias tão abrangentes da sua cidade. Parabéns!!!!!!

Os santosdunenses presentes e ausentes devem estar radiantes com as notícias tão abrangentes da sua cidade. Parabéns!!!!!!

Os santosdunenses presentes e ausentes devem estar radiantes com as notícias tão abrangentes da sua cidade. Parabéns!!!!!!

Os santosdunenses presentes e ausentes devem estar radiantes com as notícias tão abrangentes da sua cidade. Parabéns!!!!!!

Os santosdunenses presentes e ausentes devem estar radiantes com as notícias tão abrangentes da sua cidade. Parabéns!!!!!!