Português (Brasil)

SUSPENSA APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC POR FALTA DE VACINAS

SUSPENSA APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC POR FALTA DE VACINAS

Data de Publicação: 6 de maio de 2021 23:07:00 PREFEITURA DE SANTOS DUMONT SUSPENDE APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC POR FALTA DE VACINAS

Compartilhe este conteúdo:

A vacina CoronaVac está em falta em grande parte das cidades brasileiras para a aplicação da segunda dose - que deve ser feita no período de 14 a 28 dias. Em Santos Dumont, por nova baixa no estoque, a Prefeitura suspendeu nesta quinta-feira (6) justamente a aplicação da segunda dose que seria feita com o imunizante fabricado pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac.

O problema começou a partir do atraso na entrega do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) pela China para o Butantan. A expectativa é que o envio seja normalizado com a distribuição de 5 milhões de doses para o Ministério da Saúde a partir desta semana.

Em SD, Secretaria Municipal de Saúde informou que a aplicação da segunda dose da CoronaVac será retomada na sexta-feira (7), já que hoje à tarde a cidade vai receber uma nova remessa de vacinas. No entanto, o Portal 14B apurou que o quantitativo não deve ultrapassar o número de 70 doses para o município.

Segundo a Superintendência Regional de Saúde (SRS-JF), a 17ª remessa de vacinas que chegou à Regional de JF na quarta-feira (5), contém 30.000 doses da AstraZeneca e 1.500 da CoronaVac. Desse montante, o município de Juiz de Fora ficou com 18.585 da AstraZeneca e 1.010 da CoronaVac. O restante das vacinas começou a ser distribuído na manhã desta quinta-feira aos outros 37 municípios da abrangência da regional, incluindo Santos Dumont.

A escassez do imunizante em SD começou a ser observada já na remessa anterior, obtida na terça-feira (4). Na ocasião, o município recebeu apenas dois fracos da CoronaVac, o que corresponde a 20 doses da vacina. Em relação a AstraZeneca, a cidade recebeu 1.395 doses.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, atualmente em SD, a segunda dose da CoronaVac está sendo destinada ao público de 64 a 69 anos, profissionais da Força de Segurança, alguns idosos de 70 anos, além de profissionais da saúde.

Segundo a Prefeitura, as pessoas que tiverem a segunda dose da CoronaVac marcada para esta quinta poderão procurar o Centro de Imunização, no Colégio São José, na sexta e receber a vacina normalmente.

Já a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca segue o cronograma normal. A Prefeitura alerta que a dica, caso haja dúvidas sobre qual imunizante foi utilizado, é o prazo entre as doses. Pessoas que foram vacinadas com a CoronaVac retornam para segunda dose em um prazo de 14 a 28 dias. Já pessoas imunizadas com a vacina da AstraZeneca retornam para a segunda aplicação em 90 dias.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário