Português (Brasil)

Túlio Lorenzo Caetano vence etapa brasileira do Campeonato Mundial de Pizza

Túlio Lorenzo Caetano vence etapa brasileira do Campeonato Mundial de Pizza

Data de Publicação: 25 de julho de 2024 15:50:00 Portal 14B: Pizzaiolo ficou em 1º lugar na categoria Napoletana “STG” em torneio realizado em São Paulo

Compartilhe este conteúdo:

 Por Isabella Sad - Repórter...

 

O sandumonense Túlio Lorenzo venceu, na terça-feira (23), a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Pizza, disputada em São Paulo. O pizzaiolo ficou em 1º lugar na categoria Napoletana Specialitá Tradizionale Garantita – Especialidade Tradicional Garantida (STG).

"Foi uma conquista incrível. É uma realização muito grande como profissional e como ser humano. Eu venho participando desses campeonatos a níveis nacionais e internacionais desde 2019, alcançando sempre colocações de relevância, sempre estando no pódio em 3º lugar, 2º lugar geral. E esse ano participei na categoria Napoletana “STG”, que é uma categoria muito especial, com muitas regras no grau de dificuldade, sendo a primeira vez que me arrisco a participar dessa categoria e me sagrei campeão. Foi muito legal, foi muito bonito, foi uma grande realização e é um sentimento muito bom pra mim em relação a toda essa trajetória", declarou Túlio sobre a vitória conquistada.

Segundo o pizzaiolo, na categoria em que ele foi vencedor só pode ser apresentado dois sabores de pizzas: a marguerita ou a marinara. A escolhida pelo sandumonense para a competição foi a marguerita.

"Essa categoria segue uma disciplina que é regra da Itália para que se faça uma verdadeira pizza napolitana e, dentre as regras, a massa tem um peso certo, a forma de se fazer a massa, a forma característica de se armazenar os insumos para se produzir, o tempo de fermentação é diferente. Toda a cobertura, molho, muçarela, manjericão, o azeite de oliva... tudo é pesado, tem um peso certo para todo mundo igual, o tempo de forno é um tempo específico entre 60 e 90 segundos", explica.

Conforme Túlio, antes de preparar a pizza os candidatos ainda passamr por uma prova oral para demonstrar os conhecimentos técnicos sobre todas as características dos ingredientes e só depois a pizza é apresentada aos jurados, que ainda podem questionar cada competidor sobre vários pontos do que estão sendo apresentados como forma de testar o grau de conhecimento de cada pizzaiolo.

"É uma categoria muito interessante, muito difícil. Ela nivela muito porque todo mundo tem as mesmas oportunidades e o mesmo produto a ser feito. E o que te faz vencer é o detalhe, é uma apresentação inteira coerente sem erros e um produto final dentro das regras do disciplinar", disse.

Por conta da conquista, Túlio irá competir na edição final do Campeonato Mundial de Pizza, na Itália, em abril de 2025. E essa não é a única categoria disputada pelo sandumonense. Nesta quinta-feira (25), Túlio tentará também conquistar o pódio na categoria pizza clássica italiana.

 

Fotos: Divulgação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário