Português (Brasil)

Cia 14 Risos leva cenas de palhaçaria à Praça Cesário Alvim e cativa público diversificado em Santos Dumont

Cia 14 Risos leva cenas de palhaçaria à Praça Cesário Alvim e cativa público diversificado em Santos Dumont

Data de Publicação: 16 de julho de 2024 14:35:00 Portal 14B: Apresentação foi realizada no último domingo (14)

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter...

 

A Praça Cesário Alvim, no Centro de Santos Dumont, serviu de palco para a Cia 14 Risos, no último domingo (14). O grupo fez uma apresentação de seu repertório de esquetes de palhaçaria e teatro de rua, através do Edital de Premiação Artística Eugênio Xavier.

Ao todo, foram apresentadas 12 cenas curtas de palhaçaria, algumas com participação da plateia, totalizando 80 minutos de apresentação. Durante o período, a estimativa da organização é que cerca de 100 pessoas passaram pelo local. 

Para Ayesha Olliver, que atuou como 'Palhaça Malagueta', intervenções culturais em praças resgatam a essência desses espaços e democratizam o acesso à cultura.

"O espaço da democracia, na Grécia Antiga, era a Ágora, que era o equivalente da nossa praça pública, um espaço que tinha uma dimensão política, mas também de vida social e cultural, então podemos dizer que a praça pública é um espaço que por natureza é popular e democrático. Acredito que essa dimensão da praça como espaço de vida coletiva se mantém até os dias de hoje. Quando você faz uma apresentação cultural em praça pública, qualquer pessoa que está passando acaba assistindo o espetáculo. Tivemos um público de crianças, idosos, adultos, adolescentes... Algumas pessoas estavam ali porque viram nossa propaganda nas redes sociais, mas muitas pessoas estavam passando, viram a movimentação e foram chegando. Acredito que esse tipo de ação é importante porque cria oportunidades para que todo cidadão possa ter acesso à cultura", disse.

A artista ainda fez questão de reforçar o valor das atividades que ocupam os locais públicos e contribuem para conectar as pessoas. 

"A praça é um espaço que só tem sentido quando ele é ocupado, seja através da feira, de uma apresentação cultural, ou mesmo no uso cotidiano, com as brincadeiras das crianças, o “rolêzinho” dos adolescentes, o jogo de damas dos idosos. Vivemos em um mundo cada vez mais virtual, estamos cada vez mais presos nos nossos celulares, então acho muito importante esse tipo de ação que incentiva o uso do espaço público, além de promover a arte e a cultura local", finaliza.

A apresentação de domingo contou com a presença dos artistas Flávio Ferreira (Palhaço Tererê), Denise Olliver (Palhaça Zabelê), Valéria Rosária (Palhaça Maroca Maria), Ayesha Olliver (Palhaça Malagueta), Aiury Luciano (Palhaço Paçoca), além dos atores mirim Henrique Mello (Palhaço Pipoca) e Manuela Benfica (Palhaça Boneca). Arícia Oliveira atuou como contrarregra, e Erik Weitzel e Aline Barbosa atuaram como fotógrafos.

A Cia 14 Risos foi idealizada em 2014 pelo artista Flávio Ferreira, conhecido como Palhaço Tererê, como um grupo destinado à divulgação da arte circense, palhaçaria e teatro de rua. Desde então, o grupo reúne diversos artistas com experiência em teatro, arte de palhaçaria e contação de histórias, realizando apresentações em diversas cidades na região da Zona da Mata.

 

 

 

Fotos: Gilberto Freire

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário