Português (Brasil)

Arraiá da Dona Flauzina começa nesta sexta-feira em Santos Dumont

Arraiá da Dona Flauzina começa nesta sexta-feira em Santos Dumont

Data de Publicação: 5 de julho de 2024 17:46:00 Portal 14B: Evento será realizado até domingo (7) e contará com os shows de Emerson Costa, Sandra Portella e Aline Crispim. Veja a programação

Compartilhe este conteúdo:

 Por Isabella Sad - Repórter...

 

Começa nesta sexta-feira (5), a partir das 20h, o Arraiá da Dona Flauzina, no Bairro São Sebastião em Santos Dumont. O evento contará com comidas típicas de festas de São João, brincadeiras e show de Emerson Costa.

Segundo Cláudia Barreto, uma das organizadoras do arraiá, o evento está programado para continuar na Rua Dona Flauzina, às 20h no sábado (6), com show de Sandra Portella. 

Já no domingo (7), último dia do evento, a festa começa às 11h com feijoada realizada pelo Projeto Castra Cat. À noite, o arraiá será retomado a partir das 19h com apresentação de quadrilha. Logo em seguida acontece o show da Aline Crispim.

"Esse ano a festa será muito emocionante, pois uma das principais peças de incentivo da festa desde o início veio a falecer no final do ano, que era minha saudosa mãe Glorinha Barreto De Almeida, sobrinha da Dona Flauzina. Será o primeiro ano que não teremos o apoio e a colaboração dela", afirmou Cláudia.

Arraiá da Dona Flauzina é tradição na cidade

O Arraiá da Dona Flauzina é uma festa tradicional de Santos Dumont. Conforme os organizadores, ele é realizado na cidade desde os meados de 1954, quando um grupo de jovens moradores da rua, apoiados pelos pais e vizinhos, resolveram organizar uma festa junina que na época era uma tradição popular.

"Era por sua vez um dos melhores divertimentos para os jovens, adultos e principalmente criança que adoravam e se divertiam com as brincadeiras. Havia guloseimas, comidas típicas dessa época oferecidas pelos moradores da rua", explica a organização.

Devido ao sucesso da primeira festa, a tradição se manteve por muitos anos e tornou-se um dos melhores eventos do bairro, aguardado com ansiedade pelos moradores. Contudo, em alguns anos a festa não foi realizada devido ao falecimento ou mudanças de alguns moradores. "Mas nem por isso a festa foi esquecida, sempre havia pedidos insistentes para que voltasse à tradição e retomasse as festividades antigas".

De acordo com os organizadores, a tradição do arraiá é passada de pais para filhos que mantêm a história da festa sempre viva no município. 

"Com essa iniciativa esperamos que os moradores da Rua Dona Flauzina, principalmente os mais antigos, que sempre deram exemplo de paz, união e coletividade se divirtam em paz, alegria e interação fazendo retornar antigas tradição que por certo ficará guardada na memória dos recentes moradores e do público jovem que apoia e participa deste evento".

 

 

 

Fotos: Peterson Escobar e Divulgação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário