Português (Brasil)

Membros são eleitos para Conselho de Política Cultural em Santos Dumont

Membros são eleitos para Conselho de Política Cultural em Santos Dumont

Data de Publicação: 1 de maio de 2024 13:00:00 Portal 14B: Eleição foi realizada na noite dessa terça-feira (30), na sede da ACE

Compartilhe este conteúdo:

Por Marco Evangelista - Jornalista da RMJ Canal 14/Portal 14B)... 

 

Na noite dessa terça-feira (30), foram eleitos os sete membros que representam a sociedade civil do município e que irão compor o Conselho de Política Cultural (CPC) em Santos Dumont. A eleição foi realizada na sede da Associação Comercial Empresarial (ACE), localizada na Rua Luís Cunha, no Centro da cidade.

O Conselho é formado por 11 cadeiras que são ocupadas por um representante titular com seu respectivo suplente. Quatro delas, por lei, são ocupadas por representantes do setor da cultura, turismo e legislativo municipal, quando ocorre as indicações dos chefes destes setores.  As demais cadeiras são eletivas, escolhidas pela sociedade presente no dia da votação.

Na categoria dança, houve inscrições de membros que representam a capoeira, já que a lei não categoriza a modalidade como um segmento cultural. O fato gerou protestos no dia da eleição de alguns representantes da dança, que não enxergam a capoeira como uma dança. O tema já havia sido discutido em oitivas anteriores e acordado no sentido de inserir a capoeira no setor da dança, já que a lei municipal não teria categorizado o setor tão divundido na cidade. Mesmo assim, houve reclamações, após a eleição da cadeira que representa o setor. A professora de capoeira, Renata França foi a escolhida pela maioria presente na eleição e alguns dançarinos questionaram à mesa diretora se realmente a capoeira era uma dança. O protesto foi informal e a eleição seguiu na normalidade, respeitando os votos coletados.

Origem da Capoeira
 

A capoeira é uma representação cultural afro-brasileira que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Ela é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, nos quais são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Uma das principais diferenças da capoeira em relação a outras lutas é o uso da música em sua execução.

A história e a origem da capoeira estão atreladas à própria história do Brasil enquanto país. Isso porque a capoeira foi desenvolvida por volta do século XVII, pelos negros que chegaram ao país escravizados.

Historiadores acreditam que a capoeira era praticada, nas fazendas e nos terreiros, de forma clandestina. A arte era treinada de forma escondida, já que servia como arma de luta contra os senhores de engenho.

Assim, a capoeira surgiu enquanto defesa pessoal, uma vez que os negros escravizados no país não possuíam armas para se defender de seus senhores. Dessa forma, o corpo e os seus movimentos se tornaram a própria arma.

Sabe-se pouco sobre a origem oficial da capoeira, já que a documentação referente à época da escravatura foi queimada por ordem de Ruy Barbosa, ministro da Fazenda do governo de Deodoro da Fonseca, em 1980.

A capoeira é uma prática que se desenvolveu principalmente no estado da Bahia, porém atualmente é difundida em todo o país.(Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica/capoeira.htm )

Apesar do impasse, a eleição ocorreu de maneira pacífica e foi organizada pela Secretaria de Educação e Cultura com base na lei que regulamenta a formação do CPC. Todo o processo eleitoral foi acompanhado na íntegra pelo Portal 14B.

A representatividade das quatro cadeiras do CPC restantes, pertencentes ao poder público, ainda estão sendo discutidas e suas indicações ocorrerão, provavelmente, no dia em que o prefeito da cidade empossar os conselheiros. A data da oficialização da posse ainda será anunciada.

 

Confira os representantes de cada área:

- Musica
Titular: Maria da Glória |  Suplente: Eduardo Vallejo Neto 

- Literatura
Titular: Gicele Brittes | Suplente: Gracielle Apolinário

- Audiovisual
Titular: Rodrigo Bento | Suplente: Cristian Weitzel

- Danças
Titular: Renata França | Suplente: Isabelly Maria

- Artes plásticas
Titular: Fabio de Queiroz | Suplente: Augusto Dias

- Artes cênicas
Titular: Valéria Rosália | Suplente: Denise Oliver

- Entidade que desenvolve atividade cultural
Titular: Louise Phillipe | Suplente: Sérgio Pereira

- Representante do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal


- Representante da Divisão de Patrimônio Cultural da Prefeitura Municipal


- Representante do Turismo da Prefeitura Municipal


- Representante dos Vereadores

Fotos:Marco Evangelista

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário