Português (Brasil)

População e vereadores questionam secretários de Obras e Agricultura em Santos Dumont

População e vereadores questionam secretários de Obras e Agricultura em Santos Dumont

Data de Publicação: 11 de abril de 2024 10:16:00 Portal 14B: Situação das estradas rurais é o principal tema da reunião realizada na tarde dessa quarta-feira (10)

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (10) a tão esperada reunião entre os vereadores e os secretários de Obras, Oscar Toledo, e de Agricultura, Pedro Paulo dos Reis.

A reunião contou com a participação do público, formado em sua maioria por moradores da zona rural de Santos Dumont, que há tempos se queixam das péssimas condições para trafegar nas estradas da região. 

As estradas que ligam várias comunidades à sede administrativa do município têm sua importância, entre outras coisas, na economia regional, levando em conta o escoamento da produção rural. Além claro, do ato do ir e vir de cada cidadão.

A reunião foi presidida pelo vereador Flávio Faria, que conduziu os trabalhos. Foi concedida a palavra um a um dos parlamentares para que cada um deles formulassem seus questionamentos aos secretários.

Atendendo a convocação do Legislativo, o secretário Pedro Paulo dos Reis foi duramente criticado pelos parlamentares, tudo isso pela pouca eficiência de sua pasta nos períodos mais críticos do ano. Houve vereador que afirmou que, nos últimos setes anos, encaminhou ofício alertando sobre a situação das estradas. No entanto, o secretário nunca respondeu as solicitações. 

O secretário de Obras, Oscar Toledo, durante a reunião afirmou: “De fato a Secretaria de Agricultura tem um orçamento mínimo. Então a contratação e manutenção das estradas vicinais compete à Secretaria de Obras, e assim é feito...”.  

Já o secretário de Agricultura, Pedro Paulo, reconheceu que em alguns lugares não foi feito o trabalho devido por falta de máquina. “Até a fazenda Palmeira nos passamos a máquina, mas depois fizemos um paliativo”, disse.

Conforme o público se interessava mais e mais pelo assunto, a situação ficou acalorada e em algumas situações a comunicação se tornou bastante ríspida, obrigando o presidente Flávio a intervir com a força do Regimento Interno da Casa, o que acabou não agradando a alguns presentes. 

Com as queixas se avolumando, o insucesso da política municipal para a zona rural vai recair sobre o prefeito, que precisa buscar recursos para solucionar o problema. 

Proposta

Já tramita no Legislativo o Projeto de Lei Nº 02/2024 que “Institui o Sistema Municipal Viação e Mobilidade Rural, seus princípios, diretrizes e objetivos, introduz o Plano Rodoviário Municipal e contém outras providências”.

Esse projeto integra as estradas vicinais a um Programa Nacional visando desenvolver a infraestrutura das estradas municipais, e as economias da zona rural. A iniciativa é do vereador Keilon Mazilão e pode determinar ações na melhorias da rede viária do município.

 

 

 


Fotos: Gilberto Freire

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário